CLDF
Distritais cobram nomeações e melhorias para servidores
Em sessão marcada pela aprovação de projetos de lei voltados a servidores do serviço público distrital, os deputados da Câmara Legislativa aproveitaram para lembrar de categorias não contempladas por ações recentes do governo, seja para reajuste do vencimento ou para recomposição do corpo funcional.
A parlamentar Dayse Amarilio (PSB) comemorou a sinalização do Executivo para convocar 400 agentes comunitários de saúde e mais 400 de vigilância ambiental em saúde. “A gente vem brigando pelas nomeações, entendo que elas fortalecem o sistema público. Mas a gente também não pode esquecer que o combate à dengue e às arboviroses passam também por outras categorias, como a de vigilância sanitária, enfermeiros generalistas e técnicos de enfermagem”, ponderou.
Ainda citou que, após 30 anos sem concurso, um novo certame para a vigilância sanitária do DF foi homologado em março deste ano. Contudo, segunda a deputada, até agora não houve nomeação. “Hoje esse serviço no DF só funciona com cerca de 60 servidores, eram para ser mais de 300. Nós estamos vendo estabelecimentos que estão em condições deploráveis e não se consegue fiscalizar o DF todo, que tem mais de três milhões de pessoas”, lamentou.
O deputado João Cardoso (Avante) também reforçou o pedido e listou uma série de categorias que estão com dificuldade de negociar suas pautas com o governo. “Essas nomeações devem ser vistas o mais rápido possível pelo GDF, porque a população sem o servidor público experimenta as mazelas que acontecem na nossa cidade. Peço ao governo que olhe para todas as carreiras e valorize todas”, sintetizou.
Já Paula Belmonte (Cidadania) defendeu os servidores públicos de forma abrangente, para fortalecer o serviço que prestam à população do DF. Por sua vez, o distrital Jorge Vianna (PSD) registrou que se reuniu hoje (12), em seu gabinete, com a comissão de concursados da carreira da vigilância sanitária. Na ocasião, comprometeu-se a apoiar essee outros pleitos, como os de técnicos de enfermagem, odontólogos e enfermeiros.
Fonte: CLDF
CLDF
CLDF entrega Título de Cidadão Honorário de Brasília ao desembargador Diaulas Ribeiro
Na manhã desta segunda-feira (9/12), a Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao desembargador Diaulas Costa Ribeiro. A honraria, proposta inicialmente pelo ex-deputado distrital Gim Argello em 2001, foi entregue, este ano, pelo deputado Wellington Luiz (MDB). A pedido do homenageado, a cerimônia foi realizada de forma mais íntima, no gabinete do presidente da Casa.
Durante o evento, Ribeiro contou que o Título concedido pela CLDF representa um ápice de uma jornada que se iniciou há mais de 50 anos quando chegou a capital. Ele agradeceu a família pela decisão de se estabelecer em Brasília e a população do Distrito Federal que o acolheu na cidade.
“Não é segredo para ninguém que esse Título está esperando para ser recebido há mais de 20 anos. Achei que, em um primeiro momento, era preciso mais maturidade, que eu precisava trabalhar mais para receber a honraria”, relatou o desembargador. “O tempo foi passando e nenhum presidente aceitou entregá-la em uma cerimônia mais contida.”
Wellington Luiz destacou que a homenagem é um importante reconhecimento pelos serviços que o desembargador prestou à sociedade do DF, principalmente, diante de dificuldades profissionais. “A segurança de Brasília lhe deve muito pela importância do seu trabalho, inclusive por vezes colocando a sua integridade e a da sua família em risco”, enfatizou.
Estiveram presentes na cerimônia a esposa do homenageado, Kelle Lobato Costa Ribeiro, o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Waldir Leôncio, o Secretário de Estado da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha e o desembargador Roberval Belinati.
Trajetória
Nascido em 2 de dezembro de 1962, no município de Monte Carmelo, Minas Gerais, Diaulas Costa Ribeiro se formou em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) em 1985. Durante sua trajetória, também obteve doutorado em ciências jurídico-criminais pela Universidade Católica Portuguesa, em 2002, e pós-doutorado em direito e bioética médica pela Universidade Complutense de Madrid, entre 2003 e 2004.
Iniciou sua carreira no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em 1991 como promotor de justiça, atuando na função até 2013. Posteriormente, foi promovido a procurador de justiça, cargo que ocupou até sua nomeação como desembargador. Ribeiro também exerceu os cargos de Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Conselho Superior do MPDFT.
Em 2016, foi nomeado desembargador do TJDFT, em uma vaga destinada a membros do Ministério Público. Além da atuação no Judiciário, Ribeiro lecionou em diversas instituições, incluindo a Universidade de Brasília e a Fundação Escola Superior do Ministério Público do DF. Ao longo de sua carreira, recebeu diversas honrarias, como a Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios e a Ordem do Mérito do Ministério Público do DF.
-
Doutora Jane6 dias atrás
É LEI: Dia de Combate às Violações das Prerrogativas da Advocacia será celebrado todo dia 24 de outubro
-
PARLAMENTARES DO DF6 dias atrás
Casa do Menino Jesus é escriturada pela Terracap
-
BRASÍLIA7 dias atrás
Grupo Paulo Octávio entrega a Brasília, o Residencial Marianne Peretii, mais um belíssimo empreendimento do Grupo.
-
BRASÍLIA7 dias atrás
Casa da Moldura faz exposição de arte de 12 dos melhores artistas de Brasília
-
BRASÍLIA6 dias atrás
No Fórum Lide Brasil, Ibaneis Rocha ataca proposta de corte no reajuste do FCDF
-
CLDF5 dias atrás
Plateia aplaude filmes protagonizados por mulheres que concorrem ao prêmio da CLDF
-
CLDF6 dias atrás
CLDF aprova projeto que impede condenados por maus-tratos de adotarem animais
-
CLDF6 dias atrás
Fonoaudiólogos são homenageados no plenário da Câmara Legislativa