BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL II

Brazlândia amplia rede de drenagem pluvial e pavimentação

Publicados

em


Até o final de dezembro, serão instalados 28 bueiros para captação da água da chuva na Quadra 35| Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

A região administrativa de Brazlândia não para de receber melhorias e obras de infraestrutura. Nesta semana, começaram os trabalhos de drenagem de água pluvial na Quadra 35. A obra é solicitação antiga dos moradores da região, que sofriam com os transtornos ocasionados pela água da chuva. O valor investido é de R$ 915 mil e foi garantido por emenda do deputado distrital Iolando Almeida.

Ao longo de 1,3 quilômetro serão instalados 28 bueiros para captar a água. Cada caixa de drenagem tem capacidade para 80 milímetros de precipitação por hora. O que significa dizer que o volume de escoamento está adequado a suportar grandes temporais, quando, por exemplo, chove até 80 litros de água por metro quadrado.

Além da drenagem, outro serviço foi iniciado na cidade. Trata-se da pavimentação de 300 metros da via de ligação entre a Escola Técnica e a Vila Olímpica, localizada na Vila São José. Somadas, as duas obras devem gerar dezenas de empregos e têm previsão de conclusão até o final de dezembro.

Leia Também:  Balanço 2019 de Agaciel Maia "O COMPETENTE"
Jesiel Costa: demandas da comunidade são prioritárias | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Para o administrador da cidade, coronel Jesiel Costa, a demanda da comunidade é tratada com prioridade pela administração e demorou a ser executada em função das liberações ambientais. “Pensamos que seria um processo fácil, mas descobrimos que na localização havia áreas verdes, o que impossibilitava a realização das obras. Precisamos adaptar o projeto e aguardar a aprovação da Seduh [Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação]”, disse o administrador.

Joseli Ferreira festeja a solução definitiva | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

“Demorou, mas teremos uma solução definitiva”, festejou a dona de casa Joseli Ferreira, 40 anos. A moradora da Quadra 35 relatou que no período da chuva era comum a enxurrada invadir sua casa, enquanto a poeira tomava a residência durante a seca. “Em 2018 tive um prejuízo grande. A água invadiu minha sala, molhou moveis e eletrodomésticos.”

Desde o início deste ano, a cidade de Brazlândia já passou por intervenções que proporcionaram mais qualidade de vida e infraestrutura aos moradores. Reforma de escolas, pavimentação do Setor de Oficina, recuperação das estradas rurais e construção de calçadas acessíveis são alguns dos exemplos de benfeitorias.

Fonte: Governo DF

COMENTE ABAIXO:

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DISTRITO FEDERAL II

Quase 120 mil pessoas vacinadas no DF em dois dias

Publicados

em

Por

Nos primeiros dois dias de mutirão de vacinação contra a covid-19, 119.938 pessoas foram vacinadas no Distrito Federal. Somente neste sábado (24), foram 43.016 vacinados, sendo que 38.547 receberam a primeira dose, 4.003 a segunda e 466, a dose única. A campanha de imunização contra o coronavírus continua neste domingo (25), em 51 locais.

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF
O funcionamento dos postos de vacinação neste domingo (25) será das 9h às 17h, para atender ao público com 37 anos ou mais, além de gestantes e puérperas que têm a partir dos 18 anos | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Durante todo o dia, o movimento foi tranquilo em vários pontos. A Secretaria de Saúde disponibilizou 50 mil doses para alcançar o público com 37 anos ou mais que ainda não havia iniciado o esquema vacinal. Em alguns pontos, todo o quantitativo disponibilizado foi usado e, por esse motivo, a pasta decidiu concentrar a vacinação no domingo nas bases onde há imunizantes.

O funcionamento será das 9h às 17h, para atender ao público com 37 anos ou mais, além de gestantes e puérperas que têm a partir dos 18 anos. Para ser vacinado, basta levar um documento de identidade com foto e preferencialmente o cartão de vacina. Caso não tenha, um novo será entregue.

A lista com os locais de vacinação pode ser consultada aqui.

Leia Também:  Hélio Rosa, Vice-Presidente do CDDF, da Posse ao CD-Fercal

Para que o mutirão ocorra de forma ágil, a Secretaria de Saúde orienta que seja impressa e preenchida a ficha de registro de vacinação, e entregue ao servidor que a receberá durante a vacinação. O formulário pode ser acessado aqui.

Balanço

Até o momento, foram vacinados durante a campanha de vacinação 1.247.791 pessoas com a primeira dose, 451.940 com a segunda e 47.667 receberam a dose única. A cobertura vacinal já atingiu 56,08% considerando os indivíduos maiores de 18 anos que receberam a primeira dose e a dose única, e 21,63% para aqueles que completaram a imunização recebendo a segunda dose ou a dose única.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Agência Brasília

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

DISTRITO FEDERAL

ECONOMIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA