BRASÍLIA

distrito federal

Agaciel Maia: Uma trajetória de lutas e sucesso

Publicados

em

Casado, pai de três filhos e avô de cinco netos, o economista Agaciel da Silva Maia, depois de 33 anos no Senado Federal, onde fez uma carreira brilhante, foi eleito, em 2010, deputado distrital com 14.073 votos, reeleito em 2014 com 14.876.

Família de políticos o irmão é economista e ex-deputado federal João Maia, sua irmã Zenaide Maia é atualmente Deputada Federal pelo Rio Grande do Norte.

Mas, nem sempre a vida lhes foi tão fácil. Nordestinos, chegaram ainda jovem na nova capital e, como muito de seus conterrâneos, tiveram que lutar para estudar, trabalhar e galgar os caminhos para o sucesso.

Filhos de pequenos agricultores, João Gonçalves Maia, conhecido como seu João Dino, e dona Anunciada, os dois irmãos nasceram no pequeno sítio da família em Bom Lugar, município paraibano de Brejo do Cruz, entre os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.

Teve uma passagem triste na sua vida, perdeu seu pai no dia do seu aniversário de 12 anos

As primeiras letras, Agaciel Maia aprendeu no Grupo Escolar Padre João Maria, na pequena cidade de Jardim de Piranhas, no RN, distante 12 quilômetros do sítio onde morava. Época difícil e de grandes dificuldades. Época de começar a dar os primeiros sinais de persistência, pois o único meio de transporte, para ele e os irmãos percorrerem os 12 quilômetros de chão batido para chegarem à escola, era a cavalo.

As dificuldades não paravam por aí. Com apenas 12 anos de idade perdeu o pai, que faleceu subitamente, deixando sua mãe com a responsabilidade de criar e prover a educação de 15 filhos.

Diante da dura realidade, foi a hora de Agaciel seguir para a cidade de Caicó (RN), onde foi morar na Casa do Estudante para fazer o curso ginasial. Além de estar longe da família, o dinheiro era curto, mas a vontade de vencer era enorme.

Leia Também:  Através de emenda da deputada Celina Leão, foi possível a Inauguração da cobertura da quadra do Centro de Ensino Fundamental TeleBrasília-CETELB

Quatro anos depois era chegada a hora de dar um passo um pouco maior. Apreensivo, mas esperançoso, juntou as poucas coisas que tinha e seguiu rumo a Brasília, onde foi morar com o irmão.

Na nova capital, o rapaz nordestino teve que se empenhar para estudar e trabalhar. Em 1977 foi aprovado em concurso público e ingressou no Senado Federal como auxiliar de escritório. Sua garra, persistência e dedicação falaram mais alto e logo foi promovido, primeiro para o cargo de Adjunto Administrativo para depois ocupar o de Técnico de Planejamento, até chegar, com sua vontade de vencer, a Analista Legislativo.

Paralelamente, continuava seus estudos. Esse, acreditava, não podia parar, afinal era o passaporte para uma vida melhor. Em 1979, ingressou no curso de Economia, na Universidade Católica de Brasília. Ao concluir, fez três cursos de pós-graduação: Auditoria Interna e Externa, Administração Financeira e Administração Pública, este último na Fundação Getúlio Vargas.

Como sempre acontece, o tempo foi passando e, dez anos depois, o menino nordestino que chegara trazendo na bagagem muitos sonhos e esperanças, assumiu a direção da Gráfica do Senado, onde permaneceu por nove anos.

Ao longo dos 33 anos como servidor do Senado Federal, Agaciel ocupou diversos cargos na instituição. Foi auditor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações, onde também exerceu a função de diretor executivo (87/95), presidente do Conselho de Administração do Senado Federal, vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa Oficial (95/97), diretor responsável pelas publicações oficias da Assembléia constituinte (87/88) e membro do Conselho Consultivo da Anatel.

Suas vitórias, depois de tantas lutas, não iam parar por ali. Em 1995, por indicação do presidente do Senado Federal, senador José Sarney, Agaciel Maia assumiu o mais alto posto daquela Casa, o de diretor geral.

Leia Também:  Servidores do Detran-DF decidem manter greve

Uma nova etapa – Em 2010, Agaciel Maia lançou-se candidato a uma das 24 cadeiras da Câmara Legislativa. Era o início de uma nova etapa. Dia 1º. de janeiro desse ano foi empossado deputado distrital.

Nessa nova trajetória, sua principal bandeira está voltada para os jovens, pois como sempre diz em seus discursos, é muito mais vantajoso o Governo investir nos jovens, proporcionando-lhes oportunidade de estudar em um turno e trabalhar no turno inverso, como menor aprendiz, aprendendo uma profissão que o qualifique para o mercado de trabalho. “Um jovem aprendiz se sente feliz em aprender uma profissão e ser remunerado com um salário mínimo, pois afinal é a época em que está começando a namorar e a vaidade é grande. O custo com esse jovem é um investimento e infinitamente menor do que se gasta, hoje, para manter um presidiário, que é R$ 2.300,00”.

Na reeleição – Em 2014 elegeu-se novamente Deputado Distrital, foi votado em todas as regiões do DF, obteve o seu maior resultado proporcional na Zona 18 (São Sebastião/Lago sul) com 2,34 % dos votos válidos, e o seu menor desempenho aconteceu na Zona 13 (Samambaia) com 0,44 %.

Hoje mesmo sendo de um partido de oposição (PR) é o Líder do Governo por estrar desempenhando um excelente trabalho à frente da Liderança do Governo, colocando a cidade de Brasilia nos trilhos e dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Fonte: Redação do EG NEWS com informações Assessora Regina Amaral

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

distrito federal

ENERGIA RECUPERADA EM TRÊS MESES É SUFICIENTE PARA ABASTECER 140 MIL CASAS POR 30 DIAS

Avatar

Publicados

em

Por

Neoenergia Brasília realiza mais de 35 mil ações de recuperação de energia em todo o Distrito Federal. Parte do valor da energia furtada é pago por todos os consumidores

 

Brasília, 14 de junho de 2022 –* O combate a perdas de energia é uma prioridade para a Neoenergia Brasília. Só nos três primeiros meses do ano, a distribuidora recuperou 28 milhões de kWh, o suficiente para abastecer 140 mil residências por 30 dias. Para se chegar a essa marca, foram realizadas mais de 35 mil ações de prevenção e combate aos desvios de energia, como regularização de clientes clandestinos (4,3 mil), fiscalização (23 mil) e substituição de medidores (7,7 mil), além do uso de tecnologia para se evitar fraudes, como a instalação de sensores na rede e a manutenção da telemedição nos maiores consumidores.

 

É importante ressaltar que, somente com 1.940 ações realizadas nas classes comercial e industrial, neste período, a distribuidora recuperou 64% do montante recuperado em todas as classes no período. Com 18 milhões de kWh recuperados, é possível abastecer 90 mil residências por 30 dias.

 

“Esse trabalho é fruto de ações de inteligência, associadas a operações estratégicas de campo e com a colaboração de todas as áreas da empresa”, explica Gustavo Alvares, diretor- superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Brasília. “Aumentaremos o ritmo de inspeções nos próximos meses e reforçaremos a ideia de que o furto de energia não compensa. As empresas devem procurar a Neoenergia para regularizar seus débitos e adequar as ligações de suas unidades”, finaliza.

Leia Também:  TRE-DF diploma os vencedores das eleições de 2018 nesta terça (18)

 

De todas as ações, um caso emblemático chamou a atenção. No último mês de fevereiro, o time da Neoenergia Brasília recuperou 2,26 GWh em uma fábrica de gelo, localizada na BR- 060, Km 18, no Recanto das Emas. Esse montante, sozinho, abasteceria 11,3 mil casas por um mês e a fatura ficou próxima aos R$ 2 milhões.

 

*BALANÇO -* No primeiro ano de atuação no Distrito Federal, a Neoenergia Brasília recuperou mais de 205,20 Gigawatt-hora (GWh) – suficiente para abastecer todos os clientes residenciais (aproximadamente 950 mil) da capital federal durante um mês inteiro – em ações diárias, impactando positivamente também, na segurança da população e na qualidade do fornecimento de energia.

 

*DENÚNCIA -* Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Neoenergia Brasília reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas na central de teleatendimento da distribuidora, por meio do telefone gratuito 116.

Leia Também:  Inaugurado Ponto de Apoio à Unidade Básica de Saúde (UBS) no Núcleo Rural Sobradinho dos Melos

A Neoenergia Brasília reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato com a concessionária.

 

*CLANDESTINOS -* Os novos clientes têm a energia regularizada por meio do programa Energia Cidadã. Alinhada ao programa Energia Legal do GDF, a distribuidora regularizou a energia para mais de 28 mil famílias no último ano, levando desenvolvimento econômico, social e mais dignidade para essa parcela da população. Com energia de qualidade, mais segurança e cidadania ainda terão acesso a inúmeros outros benefícios proporcionados pela distribuidora, como participação nos programas de Eficiência Energética, com campanhas de consumo consciente, doação de lâmpadas e geladeiras.

 

*SEGURANÇA -* A utilização de gambiarras para garantir o fornecimento de energia elétrica é contra a lei e extremamente perigoso. Esses tipos de intervenções na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança, sem atender as normas do setor elétrico e sem a utilização de profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes e incêndios, além de sobrecarga.

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?