BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

“Brasília em linhas” chega ao Espaço Lúcio Costa

Publicados

em


Em cores vivas, os 60 desenhos e pinturas do artista gráfico denotam um olhar de admiração para a capital brasileira | Foto: Marina Gadelha/Secec

O Espaço Lúcio Costa recebe nesta sexta-feira (4) a exposição “Brasília em Linhas”, composta por desenhos e pinturas do artista gráfico maranhense radicado na capital Jailson Belfort. Em função dos protocolos de segurança em relação a Covid-19, a visitação está restrita a 15 pessoas por vez no salão, de segunda a sexta, das 09h às 15h.

Desde o dia 18 de setembro, os museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) voltaram a funcionar gradualmente, seguindo rígidas prescrições definidas pela Portaria 179. Em todos, os visitantes precisam usar máscaras e sapatilhas descartáveis (quando o piso é acarpetado) e passam por medição de temperatura e higienização com álcool gel. “Fizemos um estudo meticuloso, criamos um protocolo específico, de forma que a segurança dos servidores e dos visitantes fossem preservadas”, conta o secretário Bartolomeu Rodrigues.

Traços monumentais em canetas esferográficas

Situado no centro político de Brasília, o Espaço Lucio Costa, que integra o Centro Cultural Três Poderes, recebe 60 desenhos e pinturas de Jailson. Feitos com canetas esferográficas, medindo 42 x 30 centímetros. Em cores vivas, as obras denotam um olhar de admiração para a capital brasileira no diálogo estético entre o céu e os monumentos da cidade.

Leia Também:  Saúde e MP: metas para provável segunda onda da Covid-19

“Brasília em Linhas” promete fazer visitantes refrescarem o olhar para as formas de monumentos da capital. As peças, produzidas com canetas esferográficas, criando retas e curvas a mão livre, revelam influência, em técnica e criatividade, do artista gráfico holandês M. C. Escher (1889-1972) e seus traços geométricos. “É um privilégio fazer uma exposição em homenagem aos 60 anos de Brasília com obras voltadas para os monumentos patrimoniais da nossa capital”, diz ele.

Sobre a utilização de canetas esferográficas no lugar de pincéis e tinta, Jailson diz que “o fato de a caneta ser um instrumento do dia a dia, usado para escrever, torna surpreendente que com ela a gente também possa fazer arte. Acho desafiador e prazeroso”.

o fato de a caneta ser um instrumento do dia a dia, usado para escrever, torna surpreendente que com ela a gente também possa fazer arte. Acho desafiador e prazerosoJailson Belfort, artista gráfico maranhense

Influência de Daniel Azulay

Jailson começou a desenhar na infância, fã do apresentador de TV e ilustrador Daniel Azulay (1947-2020). Formado em design pela Universidade Federal do Maranhão, trabalhou com publicidade e propaganda, atuando como designer gráfico, ilustrador e diretor de arte, na criação de peças publicitárias, logos e identidade visual. Também tem experiência na área de criação, projeto gráfico e diagramação de revistas e jornais.

Leia Também:  TCDF abre pregão para comprar passagens aéreas a conselheiros

Simone Soares, doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB), assina o texto de apresentação da mostra, onde anota que “lugares e monumentos marcantes da capital federal são homenageados nesta mostra artística de abordagem criativa”. Sobre a viagem cromática, diz que “a cor viva representa o céu icônico da cidade. A neutra revela detalhes do monumento, num efeito que brinca com os elementos de luz, sombra, figura, fundo e ângulos”.

Espaço Lúcio Costa

Visitação: sexta a domingo, das 09h às 15h.

Lotação do salão: 15 pessoas. Completada a capacidade, será formada fila de espera.

Observação: obrigatórios o uso de máscara e propé no carpete. Será feita medição de temperatura e disponibilizado álcool gel.

Telefone para dúvidas: (61) 98355-9870.

E-mail: [email protected]

“Brasília em Linhas”

Desenhos e pinturas do artista gráfico Jailson Belfort

Abertura: dia 04/12, sexta-feira

Endereço: Praça dos Três Poderes

Entrada gratuita

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF

Fonte: Governo DF

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

DISTRITO FEDERAL

Superintendente da Região Sul do CDDF, Alzira Folha, recebe elogios e afagos na inauguração da Vicinal-371 em Santa Maria

Publicados

em

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, passou a manhã desta quinta-feira (25), em Santa Maria onde entregou diversas obras concluídas na cidade. A primeira inauguração aconteceu no novo papa-entulho, na AC 219, seguido do Ginásio Poliesportivo da AC01 e da Agência do Trabalhador, na QC 01. A administradora regional de Santa Maria, Marileide Romão e a deputada distrital Jaqueline Silva, representando a Câmara Legislativa do DF, participaram dos eventos. 🚜

Após as três inaugurações, Ibaneis Rocha se dirigiu ao Parque Ecológico de Santa Maria, que receberá equipamentos públicos como parque infantil, quadra poliesportiva e pista de cooper nos próximos meses. Na sequência, foi a vez da Escola Classe 01 do Porto Rico receber o chefe do executivo com a reforma e ampliação do local. Por lá, Ibaneis assinou a ordem de serviço para a construção da escola técnica de Santa Maria. 🎒

Por fim, o governador e a comitiva estiveram na inauguração da Vicinal-371 que após sete anos, os moradores do Condomínio Total Ville, em Santa Maria, e todos aqueles que trafegam pela via que liga a DF-290 à BR-040/050 podem comemorar a pavimentação do local.

Leia Também:  O Programa 'Faça uma Criança Feliz' realizou mais uma ação social para a criançada. Desta vez na Escola Caic do Paranoá.

“Essas obras são fundamentais para Santa Maria. Essas benfeitorias só puderam acontecer porque temos uma gestão eficiente”, analisou a administradora de Santa Maria, Marileide Romão.

“A gente continua em pandemia, mas continua trabalhando porque sabemos das necessidades da sociedade e, sempre, com um olhar também cuidadoso para a geração de emprego. As obras públicas geram muitos empregos e a gente sabe disso”, declarou o governador.

Um fato curioso acontecido no evento foi o momento que o Diretor do DER Fauzi em sua fala, fez questão de parabenizar a grande líder comunitária de Santa Maria, e Superintendente da Região Sul do Conselho de Desenvolvimento do DF/CDDF, Alzira Folha, enaltecendo o empenho dessa guerreira na luta para trazer melhorias para sua cidade, todas as autoridades observavam o carinho e repeito da população para com Alzira, a todo momento era abraçada por pessoas da comunidade.

“Alzira Folha, você é muito forte parabéns por seu empenho na luta por melhorias para sua comunidade, o CDDF esta muito bem servido de lideranças”, disse José Humberto, Secretário de Governo
.
#ASCOMsantamaria #AdministracaoEmAcao #SantaMaria #GDFpresente #GDFPresente #GDF #ÉTempodeAção

Leia Também:  Conheça a Convenção de Ministros Evangélicos e Igrejas do Brasil - COMEIB

Com informações da ASCOM de Santa Maria

Fonte: Redação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

DISTRITO FEDERAL

FALA BOLSONARO

ECONOMIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA