BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

Projeto de extinção do DFTrans é protocolado na Câmara Legislativa

Publicados

em

Proposta passa a estrutura da autarquia para a Secretaria de Mobilidade, e o Sistema de Bilhetagem Eletrônica para a gestão do BRB

Giovanna Bembom/MetrópolesGIOVANNA BEMBOM/METRÓPOLES
Manoela Alcântara

Pouco mais de um mês após o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmar que acabaria com o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) por ser uma “central de corrupção”, o projeto de lei para extinguir a autarquia foi protocolado, nesta quarta-feira (15/05/2019), na Câmara Legislativa.

Pela proposição do Executivo local, as atribuições do DFTrans passarão a ser exercidas pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF, por meio de uma subsecretaria que ainda será criada, segundo o governo, sem custo. O PL prevê alterações na Lei nº 4.011 de 2007, que dá à pasta a atribuição de implantar política tarifária; dispor sobre itinerários, frequência e padrão de qualidade dos serviços de transporte público; combater o transporte ilegal de passageiros, entre outros.

O Sistema de Bilhetagem (SBA) passa a ser gerido pelo Banco de Brasília (BRB). A instituição financeira será a responsável pelo processamento de dados e informações da plataforma e o repasse de valores devidos, excluída a parcela relativa à eventual subsídio. O SBA está no centro de um suposto esquema de corrupção que, segundo a polícia, pode ter desviado até R$ 1 bilhão dos cofres públicos.

Ônibus e metrô manterão sistema integrado para aceitar o novo modelo de bilhetagem. Além disso, fica assegurada a existência de pontos de recarga de cartões em todas as regiões administrativas do DF.

A pasta também receberá pessoal, materiais, acervo patrimonial, recursos orçamentários e financeiros do DFTrans. Os cargos vagos ou ocupados, vinculados à carreira de atividades em Transportes Urbanos serão redistribuídos, sem demissão dos servidores.

Extinção anunciada
A decisão de Ibaneis Rocha em acabar com o DFTrans foi divulgada em 8 de abril deste ano, quando passageiros de ônibus e metrô enfrentaram transtornos para usar os créditos do vale-transporte. Na hora em que passavam o cartão no validador, deparavam-se com a mensagem “saldo insuficiente”.

Revoltadas e em busca de respostas, dezenas de pessoas protestaram no posto da unidade na Rodoviária do Plano Piloto. A reação do chefe do Executivo foi imediata: “Eu vou acabar com o DFTrans, porque aquilo é um órgão que só tem dado trabalho à população, desrespeito. E é uma central de corrupção”, disparou, ao ressaltar que passaria o SBA para a gestão do BRB.

Leia Também:  Laboratório para capacitar pessoas com deficiência

Na ocasião, foram bloqueados 27 mil cartões de vale-transporte. A decisão foi tomada após constatação de fraude no benefício, que gerou prejuízo de R$ 8,5 milhões somente em janeiro deste ano. Alguns usuários teriam usado o cartão 67 vezes no mesmo dia.

Fonte: Metropoles

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DISTRITO FEDERAL

Superintendente da Região Sul do CDDF, Alzira Folha, recebe elogios e afagos na inauguração da Vicinal-371 em Santa Maria

Publicados

em

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, passou a manhã desta quinta-feira (25), em Santa Maria onde entregou diversas obras concluídas na cidade. A primeira inauguração aconteceu no novo papa-entulho, na AC 219, seguido do Ginásio Poliesportivo da AC01 e da Agência do Trabalhador, na QC 01. A administradora regional de Santa Maria, Marileide Romão e a deputada distrital Jaqueline Silva, representando a Câmara Legislativa do DF, participaram dos eventos. 🚜

Após as três inaugurações, Ibaneis Rocha se dirigiu ao Parque Ecológico de Santa Maria, que receberá equipamentos públicos como parque infantil, quadra poliesportiva e pista de cooper nos próximos meses. Na sequência, foi a vez da Escola Classe 01 do Porto Rico receber o chefe do executivo com a reforma e ampliação do local. Por lá, Ibaneis assinou a ordem de serviço para a construção da escola técnica de Santa Maria. 🎒

Por fim, o governador e a comitiva estiveram na inauguração da Vicinal-371 que após sete anos, os moradores do Condomínio Total Ville, em Santa Maria, e todos aqueles que trafegam pela via que liga a DF-290 à BR-040/050 podem comemorar a pavimentação do local.

Leia Também:  A injusta distribuição de verbas entre administrações regionais

“Essas obras são fundamentais para Santa Maria. Essas benfeitorias só puderam acontecer porque temos uma gestão eficiente”, analisou a administradora de Santa Maria, Marileide Romão.

“A gente continua em pandemia, mas continua trabalhando porque sabemos das necessidades da sociedade e, sempre, com um olhar também cuidadoso para a geração de emprego. As obras públicas geram muitos empregos e a gente sabe disso”, declarou o governador.

Um fato curioso acontecido no evento foi o momento que o Diretor do DER Fauzi em sua fala, fez questão de parabenizar a grande líder comunitária de Santa Maria, e Superintendente da Região Sul do Conselho de Desenvolvimento do DF/CDDF, Alzira Folha, enaltecendo o empenho dessa guerreira na luta para trazer melhorias para sua cidade, todas as autoridades observavam o carinho e repeito da população para com Alzira, a todo momento era abraçada por pessoas da comunidade.

“Alzira Folha, você é muito forte parabéns por seu empenho na luta por melhorias para sua comunidade, o CDDF esta muito bem servido de lideranças”, disse José Humberto, Secretário de Governo
.
#ASCOMsantamaria #AdministracaoEmAcao #SantaMaria #GDFpresente #GDFPresente #GDF #ÉTempodeAção

Leia Também:  CDDF: FELIZ DIA DAS MÃES ❤️

Com informações da ASCOM de Santa Maria

Fonte: Redação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

DISTRITO FEDERAL

FALA BOLSONARO

ECONOMIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA