DISTRITO FEDERAL
UBS 1 abre consultório na Unidade de Acolhimento do Areal

Pensando na melhoria da assistência à saúde à população em situação de vulnerabilidade ou em situação de rua, os servidores da Unidade Básica de Saúde 1 de Águas Claras decidiram montar um consultório dentro da Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias (Unaf) Areal. Em parceria com a direção da unidade, foi reservada uma sala para realização dos atendimentos, que ocorrem nas terças e quintas pela manhã.
A ideia surgiu do enfermeiro Edmon Martins e do médico da família Diogo Batista. Eles perceberam a necessidade de criar esse consultório dentro da Unaf porque os acolhidos no local dificilmente iam se consultar na UBS 1 de Águas Claras, referência de atendimento da região. Muitas vezes, se queixavam da distância de quatro quilômetros para irem a pé.
“É uma parceria que está dando muito certo, pois essa é uma população muito excluída perante a sociedade. Além disso, são pessoas vulneráveis a certas doenças, como infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose hanseníase, além dos vícios com álcool e drogas”, explica o enfermeiro.
Os atendimentos na Unaf completaram um ano neste mês de janeiro. Ao longo de 2020 foram realizados 500 testes rápidos, sendo eles para a detecção de HIV, sífilis e hepatites virais B e C. Além de 200 consultas e cinco ações de assistência como, aplicação de flúor, palestras sobre o novo coronavírus, dengue e H1N1. Também foi realizado o rastreamento de tuberculose e hanseníase.
“Nossos atendimentos contribuem muito. Através dos atendimentos identificamos muitos moradores do abrigo com hipertensão e diabetes que não eram tratados. Com isso, receitamos medicamentos e agora eles estão fazendo o uso. Nosso objetivo é dar mais assistência a esse público vulnerável”, informa Edmon.
Todos as pessoas que entram na unidade de acolhimento passam pela consulta com o enfermeiro, que ocorre todas as terças e, dependendo do caso, são encaminhados para consulta com o médico da família, que atende nas quintas, pela manhã. Em casos mais graves ou de urgência, a direção da Unaf escreve uma carta relatando o problema de saúde e leva o paciente até a Clínica da Família do Areal.
Nos casos em que os pacientes são identificados com tuberculose, eles ficam na Unaf três meses a mais fazendo o tratamento médico.
A gerente da Unaf Areal, Márcia Vasconcelos, informa que o atendimento médico dentro da unidade é de extrema importância, pois “trabalhamos com públicos de idosos, portadores de deficiência física e famílias. Sem a saúde na unidade seria impossível dar qualidade de vida para nosso público”.
Segundo ela, o consultório facilita muito para os abrigados, porque muitas vezes eles não têm condições de ir até uma unidade básica de saúde, pagar condução,etc.
* Com informações da Secretaria de Saúde


DISTRITO FEDERAL
Superintendente da Região Sul do CDDF, Alzira Folha, recebe elogios e afagos na inauguração da Vicinal-371 em Santa Maria

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, passou a manhã desta quinta-feira (25), em Santa Maria onde entregou diversas obras concluídas na cidade. A primeira inauguração aconteceu no novo papa-entulho, na AC 219, seguido do Ginásio Poliesportivo da AC01 e da Agência do Trabalhador, na QC 01. A administradora regional de Santa Maria, Marileide Romão e a deputada distrital Jaqueline Silva, representando a Câmara Legislativa do DF, participaram dos eventos. 🚜
Após as três inaugurações, Ibaneis Rocha se dirigiu ao Parque Ecológico de Santa Maria, que receberá equipamentos públicos como parque infantil, quadra poliesportiva e pista de cooper nos próximos meses. Na sequência, foi a vez da Escola Classe 01 do Porto Rico receber o chefe do executivo com a reforma e ampliação do local. Por lá, Ibaneis assinou a ordem de serviço para a construção da escola técnica de Santa Maria. 🎒
Por fim, o governador e a comitiva estiveram na inauguração da Vicinal-371 que após sete anos, os moradores do Condomínio Total Ville, em Santa Maria, e todos aqueles que trafegam pela via que liga a DF-290 à BR-040/050 podem comemorar a pavimentação do local.
“Essas obras são fundamentais para Santa Maria. Essas benfeitorias só puderam acontecer porque temos uma gestão eficiente”, analisou a administradora de Santa Maria, Marileide Romão.
“A gente continua em pandemia, mas continua trabalhando porque sabemos das necessidades da sociedade e, sempre, com um olhar também cuidadoso para a geração de emprego. As obras públicas geram muitos empregos e a gente sabe disso”, declarou o governador.
Um fato curioso acontecido no evento foi o momento que o Diretor do DER Fauzi em sua fala, fez questão de parabenizar a grande líder comunitária de Santa Maria, e Superintendente da Região Sul do Conselho de Desenvolvimento do DF/CDDF, Alzira Folha, enaltecendo o empenho dessa guerreira na luta para trazer melhorias para sua cidade, todas as autoridades observavam o carinho e repeito da população para com Alzira, a todo momento era abraçada por pessoas da comunidade.
“Alzira Folha, você é muito forte parabéns por seu empenho na luta por melhorias para sua comunidade, o CDDF esta muito bem servido de lideranças”, disse José Humberto, Secretário de Governo
.
#ASCOMsantamaria #AdministracaoEmAcao #SantaMaria #GDFpresente #GDFPresente #GDF #ÉTempodeAção
Com informações da ASCOM de Santa Maria
Fonte: Redação
-
DISTRITO FEDERAL6 dias atrás
Superintendente da Região Sul do CDDF, Alzira Folha, recebe elogios e afagos na inauguração da Vicinal-371 em Santa Maria
-
BRASIL POLÍTICA6 dias atrás
Após sinalização de interferência de Bolsonaro, ações da Eletrobras valorizam 23% na semana
-
SAÚDE6 dias atrás
Brasil já é o 5º país que mais vacinou contra o coronavírus no mundo
-
CLDF6 dias atrás
Conheça algumas das ações do Deputado Jorge Vianna nesta semana
-
POLICIAL6 dias atrás
Mulher que esfaqueou marido no DF é presa por homicídio qualificado
-
CLDF3 dias atrás
Deputado Iolando propõe projeto de lei que insere acessibilidade na Central 156 para pessoas com deficiência auditiva
-
POLICIAL8 horas atrás
PMDF prende acusado de cometer roubos em Brasília e no Entorno
-
SAÚDE2 dias atrás
Diagnósticos de morte cerebral cresceram 27% no DF em 2020