BRASÍLIA

distrito federal

Funcionários que desviavam dinheiro de bilheteria do Zoo são demitidos

Publicados

em

Um grupo de cinco trabalhadores tinha a prática de não registrar algumas entradas de visitantes no histórico financeiro da instituição

Daniel Ferreira/Metrópoles

Ao analisar o histórico das imagens, os responsáveis pelo Zoo verificaram a prática criminosa em pelo menos três ocasiões. O caso foi encaminhado à Controladoria-Geral do DF (CGDF), que abriu apuração sobre o caso. Segundo o diretor-presidente do Zoo, Gerson Norberto, os terceirizados envolvidos na fraude foram substituídos logo após a confirmação do esquema. Eles integravam os quadros da Interativa, empresa que presta serviço à instituição nas áreas de bilhetagem e limpeza.

De acordo com Noberto, há uma licitação em curso para a compra de novas catracas e sistema de software mais moderno, medidas que devem acabar com esse tipo de golpe. “Esse novo sistema exigirá a contra-apresentação do cartão para liberar o acesso, o que hoje é feito mecanicamente. Enquanto o processo de compra não é finalizado, pedimos ao público que nos comunique quaisquer movimentação estranha”, afirmou.

Leia Também:  TCDF suspende pregão do Detran para instalar pardais em 148 pontos

Outra denúncia
Não é a primeira vez que funcionários são flagrados lesando os cofres do Zoológico de Brasília. Em 2016, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) descobriu que pelo menos R$ 635 mil haviam sido desviados da bilheteria por sete terceirizados entre 2011 e 2015. Todos também foram demitidos.

Fonte: Metropolis

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

distrito federal

ENERGIA RECUPERADA EM TRÊS MESES É SUFICIENTE PARA ABASTECER 140 MIL CASAS POR 30 DIAS

Publicados

em

Por

Neoenergia Brasília realiza mais de 35 mil ações de recuperação de energia em todo o Distrito Federal. Parte do valor da energia furtada é pago por todos os consumidores

 

Brasília, 14 de junho de 2022 –* O combate a perdas de energia é uma prioridade para a Neoenergia Brasília. Só nos três primeiros meses do ano, a distribuidora recuperou 28 milhões de kWh, o suficiente para abastecer 140 mil residências por 30 dias. Para se chegar a essa marca, foram realizadas mais de 35 mil ações de prevenção e combate aos desvios de energia, como regularização de clientes clandestinos (4,3 mil), fiscalização (23 mil) e substituição de medidores (7,7 mil), além do uso de tecnologia para se evitar fraudes, como a instalação de sensores na rede e a manutenção da telemedição nos maiores consumidores.

 

É importante ressaltar que, somente com 1.940 ações realizadas nas classes comercial e industrial, neste período, a distribuidora recuperou 64% do montante recuperado em todas as classes no período. Com 18 milhões de kWh recuperados, é possível abastecer 90 mil residências por 30 dias.

 

“Esse trabalho é fruto de ações de inteligência, associadas a operações estratégicas de campo e com a colaboração de todas as áreas da empresa”, explica Gustavo Alvares, diretor- superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Brasília. “Aumentaremos o ritmo de inspeções nos próximos meses e reforçaremos a ideia de que o furto de energia não compensa. As empresas devem procurar a Neoenergia para regularizar seus débitos e adequar as ligações de suas unidades”, finaliza.

Leia Também:  Pai que tentava evitar a prisão dos filhos é preso por desacato

 

De todas as ações, um caso emblemático chamou a atenção. No último mês de fevereiro, o time da Neoenergia Brasília recuperou 2,26 GWh em uma fábrica de gelo, localizada na BR- 060, Km 18, no Recanto das Emas. Esse montante, sozinho, abasteceria 11,3 mil casas por um mês e a fatura ficou próxima aos R$ 2 milhões.

 

*BALANÇO -* No primeiro ano de atuação no Distrito Federal, a Neoenergia Brasília recuperou mais de 205,20 Gigawatt-hora (GWh) – suficiente para abastecer todos os clientes residenciais (aproximadamente 950 mil) da capital federal durante um mês inteiro – em ações diárias, impactando positivamente também, na segurança da população e na qualidade do fornecimento de energia.

 

*DENÚNCIA -* Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Neoenergia Brasília reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas na central de teleatendimento da distribuidora, por meio do telefone gratuito 116.

Leia Também:  Projeto do ‘Cartão Gás’ é enviado à CLDF

A Neoenergia Brasília reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato com a concessionária.

 

*CLANDESTINOS -* Os novos clientes têm a energia regularizada por meio do programa Energia Cidadã. Alinhada ao programa Energia Legal do GDF, a distribuidora regularizou a energia para mais de 28 mil famílias no último ano, levando desenvolvimento econômico, social e mais dignidade para essa parcela da população. Com energia de qualidade, mais segurança e cidadania ainda terão acesso a inúmeros outros benefícios proporcionados pela distribuidora, como participação nos programas de Eficiência Energética, com campanhas de consumo consciente, doação de lâmpadas e geladeiras.

 

*SEGURANÇA -* A utilização de gambiarras para garantir o fornecimento de energia elétrica é contra a lei e extremamente perigoso. Esses tipos de intervenções na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança, sem atender as normas do setor elétrico e sem a utilização de profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes e incêndios, além de sobrecarga.

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA