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População denuncia quase três crimes por hora: Maus-tratos a animais lideram ranking

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População denuncia quase três crimes por hora

Em 2021, já foram 4.555 casos registrados. Tráfico de drogas e maus-tratos a animais lideram ranking

IAN FERRAZ, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: FREDDY CHARLSON
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O canal preferido da população é o telefone 197, com quase metade dos registros (45,75%). O WhatsApp é a segunda forma mais utilizada pela população. Corresponde a 23,42% | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Diariamente a população do Distrito Federal denuncia pelo menos 68 supostos crimes à Polícia Civil (PCDF). Números que fazem com que esse contato popular seja considerado “olhos da polícia” para a elucidação de casos importantes. São denúncias que vão desde maus-tratos a animais até tráfico de drogas e infrações de medidas sanitárias.

Até o dia 8 deste mês, 4.555 casos foram registrados junto aos canais da corporação, uma média de quase três registros (2,83) por hora. O tráfico de drogas lidera o ranking de denúncias em 2021, com 1.514 casos. Em seguida, vêm os de maus-tratos a animais (1.121); violência doméstica (505); infrações de medidas sanitárias (442) – entre elas denúncias de descumprimento de decretos – ; violência contra idosos (386); maus-tratos a crianças (188) e foragidos e procurados (185).

“A população acaba sendo os olhos da polícia, já que não podemos estar em todos os lugares. Eles visualizam o crime e nos encaminham muitas fotos e vídeos de casos de tráfico de drogas, por exemplo. Eles também ajudam quando o rosto de um foragido é divulgado”Josafá Leite Ribeiro, diretor da Divisão de Controle de Denúncias, do Departamento de Inteligência e Gestão 

Ceilândia lidera os registros, com 16,22%, seguida por Samambaia (8,61%) e Taguatinga (7,71%). O canal preferido da população é o telefone 197, com quase metade dos registros (45,75%). O WhatsApp é a segunda forma mais utilizada pela população. Corresponde a 23,42%. No ano passado foram feitas 23.450 denúncias à PCDF, uma média de 64 registros por dia. Dados que a Polícia Civil considera essenciais para prender os criminosos e encaminhar os casos à Justiça.

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“A população acaba sendo os olhos da polícia, já que não podemos estar em todos os lugares. Eles visualizam o crime e nos encaminham muitas fotos e vídeos de casos de tráfico de drogas, por exemplo. Eles também ajudam quando o rosto de um foragido é divulgado”, assegura Josafá Leite Ribeiro, diretor da Divisão de Controle de Denúncias, do Departamento de Inteligência e Gestão da Informação (DGI).

As denúncias recebidas pela PCDF são registradas em um sistema on-line. Em seguida, os policiais fazem um resumo detalhado de tudo o que foi passado pelo denunciante e dão prosseguimento à investigação.

Como denunciar

A PCDF dispõe de quatro canais para recebimento de denúncias: além do 197 Denúncia On-line, o telefone 197 opção 0 (zero), o e-mail e o WhatsApp (61) 98626-1197. Além desses canais, a PCDF também acolhe as denúncias feitas pelo Disque 180 (Canal de Atendimento à Mulher) e Disque 100 (Direitos Humanos), ambos do governo federal.

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Por esses canais é possível manifestar situações de foragidos da justiça e crimes que já ocorreram, que estão em andamento ou que se saiba que o planejamento. Não é necessário se identificar e o sigilo é absoluto.

Para facilitar as investigações, a PCDF pede que o denunciante forneça o maior número possível de informações, como: endereço completo, ponto de referência, nomes, apelidos, características físicas, placas de veículos, vídeos, fotos, etc. É possível até anexar fotos ou vídeos no caso das denúncias on-line. Na ficha de descrição do site, o denunciante deve colocar o local/endereço onde ocorreu o crime, estado, cidade, bairro, o tipo de crime e se o autor é menor de idade ou não.

Fonte: Agência Brasilia

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ENERGIA RECUPERADA EM TRÊS MESES É SUFICIENTE PARA ABASTECER 140 MIL CASAS POR 30 DIAS

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Neoenergia Brasília realiza mais de 35 mil ações de recuperação de energia em todo o Distrito Federal. Parte do valor da energia furtada é pago por todos os consumidores

 

Brasília, 14 de junho de 2022 –* O combate a perdas de energia é uma prioridade para a Neoenergia Brasília. Só nos três primeiros meses do ano, a distribuidora recuperou 28 milhões de kWh, o suficiente para abastecer 140 mil residências por 30 dias. Para se chegar a essa marca, foram realizadas mais de 35 mil ações de prevenção e combate aos desvios de energia, como regularização de clientes clandestinos (4,3 mil), fiscalização (23 mil) e substituição de medidores (7,7 mil), além do uso de tecnologia para se evitar fraudes, como a instalação de sensores na rede e a manutenção da telemedição nos maiores consumidores.

 

É importante ressaltar que, somente com 1.940 ações realizadas nas classes comercial e industrial, neste período, a distribuidora recuperou 64% do montante recuperado em todas as classes no período. Com 18 milhões de kWh recuperados, é possível abastecer 90 mil residências por 30 dias.

 

“Esse trabalho é fruto de ações de inteligência, associadas a operações estratégicas de campo e com a colaboração de todas as áreas da empresa”, explica Gustavo Alvares, diretor- superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Brasília. “Aumentaremos o ritmo de inspeções nos próximos meses e reforçaremos a ideia de que o furto de energia não compensa. As empresas devem procurar a Neoenergia para regularizar seus débitos e adequar as ligações de suas unidades”, finaliza.

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De todas as ações, um caso emblemático chamou a atenção. No último mês de fevereiro, o time da Neoenergia Brasília recuperou 2,26 GWh em uma fábrica de gelo, localizada na BR- 060, Km 18, no Recanto das Emas. Esse montante, sozinho, abasteceria 11,3 mil casas por um mês e a fatura ficou próxima aos R$ 2 milhões.

 

*BALANÇO -* No primeiro ano de atuação no Distrito Federal, a Neoenergia Brasília recuperou mais de 205,20 Gigawatt-hora (GWh) – suficiente para abastecer todos os clientes residenciais (aproximadamente 950 mil) da capital federal durante um mês inteiro – em ações diárias, impactando positivamente também, na segurança da população e na qualidade do fornecimento de energia.

 

*DENÚNCIA -* Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Neoenergia Brasília reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas na central de teleatendimento da distribuidora, por meio do telefone gratuito 116.

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A Neoenergia Brasília reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato com a concessionária.

 

*CLANDESTINOS -* Os novos clientes têm a energia regularizada por meio do programa Energia Cidadã. Alinhada ao programa Energia Legal do GDF, a distribuidora regularizou a energia para mais de 28 mil famílias no último ano, levando desenvolvimento econômico, social e mais dignidade para essa parcela da população. Com energia de qualidade, mais segurança e cidadania ainda terão acesso a inúmeros outros benefícios proporcionados pela distribuidora, como participação nos programas de Eficiência Energética, com campanhas de consumo consciente, doação de lâmpadas e geladeiras.

 

*SEGURANÇA -* A utilização de gambiarras para garantir o fornecimento de energia elétrica é contra a lei e extremamente perigoso. Esses tipos de intervenções na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança, sem atender as normas do setor elétrico e sem a utilização de profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes e incêndios, além de sobrecarga.

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