Pesquisar

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

Festival arrecada fundos para curso de japonês do CIL do Gama

[metaslider id="828891"]

Publicados

em

[metaslider id="791527"]

A 9ª edição do Nihon Matsuri, festival beneficente que reúne admiradores da cultura japonesa, será realizada no dia 7 de setembro, em Brasília. O evento conta com uma programação diversa, incluindo apresentações de artes marciais, música e dança, além de workshops e concursos de cosplay. O objetivo do festival é arrecadar fundos para o curso de japonês oferecido pelo Centro Interescolar de Línguas (CIL) do Gama.

Arte: CIL do Gama

Com o tema “Outono Japonês” e inspirado na lenda do Coelho na Lua, o festival terá atrações como bandas de K-pop e J-pop, palestras sobre moda urbana e dublagem, além de workshops de artes marciais, Matsuri Dance e Taiko. O evento também receberá apresentações especiais de coral e o tradicional bon odori, dança típica japonesa.

Organizado por estudantes e ex-alunos do curso de japonês do CIL do Gama, com apoio de formandos da Universidade de Brasília (UnB) e voluntários da comunidade nipônica local, o evento visa arrecadar fundos para melhorias no curso de japonês. Apesar do grande porte, o evento é inteiramente promovido por voluntários, o que reforça a conexão e a amizade entre Brasil e Japão, que já dura mais de um século. O festival conta com o apoio de descendentes e entusiastas da cultura japonesa, fortalecendo o intercâmbio cultural entre os dois países.

Atrações

Os participantes terão a oportunidade de explorar o comércio de produtos nipônicos e orientais, com estandes que oferecem desde doces artesanais, como os da Confeitaria Rayanne Grunes, até comida de rua coreana com a YumYum. Também estarão presentes lojas especializadas em cultura geek e produtos personalizados, como a Week Geek e a Forja 3D.

Entre as presenças especiais, destaca-se o casal de influenciadores Kai e Aline, conhecidos por compartilhar nas redes sociais a mistura das culturas brasileira e malaia. Eles são embaixadores do evento e têm uma base de seguidores que ultrapassa 2,5 milhões no Instagram.

Os ingressos já estão à venda, com preços de R$ 30 para entrada inteira e R$ 15 para meia-entrada. Além de estudantes e profissionais da saúde, cosplayers e doadores de sangue também têm direito à meia-entrada. A organização do festival solicita, ainda, a doação de 1 kg de alimento não perecível.

O Nihon Matsuri vai trazer o melhor da cultura japonesa para Brasília, promovendo uma experiência única para quem aprecia a tradição e modernidade do Japão.

Serviço
9º Nihon Matsuri – Festival de Japonês do CIL do Gama
– Data: 7/9/24 – das 10h às 19h
– Ingressos: compre aqui
– Mais informações: professora Veryanne Couto, Perfil Oficial do Festival, (61) 3901-8111 (CIL do Gama)
– Local: CIL do Gama, Praça 2. Entre qd 16/18, Area Especial próxima à Rodoviária do Gama / Em frente à Vara do Trabalho do Gama, Setor Central (Google Maps)

*Com informações da SEE-DF

[metaslider id="806794"]

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

GDF lança processo seletivo para bolsas de estudo de graduação

Publicados

em

Por

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta segunda-feira (9), o processo seletivo do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos, que ocorre semestralmente para as vagas abertas no Centro de Ensino Unificado do DF (UDF), conforme edital publicado no Diário Oficial (DODF). Ao todo, são oferecidas 82 vagas destinadas a servidores e empregados públicos do GDF e aos egressos da rede pública de ensino.

As inscrições podem ser feitas de 11 de dezembro a 3 de janeiro. Após a apuração, os candidatos contemplados terão direito a uma bolsa integral para cursar o ensino superior no UDF, com início das aulas previsto para 17 de fevereiro de 2025.

Arte: Egov

O processo para concessão das bolsas terá etapas distintas de seleção para servidores públicos e sociedade civil. No caso dos candidatos da administração pública, serão levados em conta o tempo de serviço, o número de dependentes legais, o salário e o nível de escolaridade.

Já para os candidatos da sociedade civil, podem se inscrever alunos que tenham cursado o ensino médio inteiro em escolas públicas, tanto do Distrito Federal quanto de outros estados, e também alunos egressos de escolas militares ou institutos federais. É necessário não ser portador de diploma de curso superior, ter realizado as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2022 ou de 2023 e comprovar hipossuficiência da renda familiar.

O edital contempla os 21 cursos presenciais do centro universitário. Entre eles estão as graduações em direito, administração, fonoaudiologia, pedagogia e letras português/inglês. O Programa, que existe desde 1968, é fruto da cessão de uso do terreno onde o Centro Universitário está instalado, que, atualmente, está sob gestão da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), órgão da Secretaria de Economia (Seec).

A diretora-executiva da Egov Juliana Tolentino, destaca que a iniciativa já transformou a vida de milhares de pessoas do DF: “Fomentamos oportunidades e transformamos vidas com este programa. Conhecemos muitas histórias de famílias que são beneficiadas com a chance do ensino superior gratuito. Durante a gestão do governador Ibaneis Rocha, mais de 1.000 bolsistas iniciaram o estudo de forma totalmente gratuita no UDF”.

Para conferir o edital e obter mais informações sobre o processo seletivo acesse este link.

*Com informações da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov)

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA