Pesquisar

GOVERNO FEDERAL

Futuro chanceler citou reunião secreta de ovnis na ONU: “Brincadeira”

[metaslider id="828891"]

Publicados

em

[metaslider id="791527"]

Segundo relato, Ernesto Araújo especulou, ao fim de palestra, sobre diplomacia entre seres de outros planetas. Ele alega “senso de humor”

DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

No dia 15 de maio de 2015 o embaixador Ernesto Araújo, futuro ministro das Relações Exteriores, encerrou a palestra “Ciência e Tecnologia – Experiências em Washington”, ministrada a alunos do Instituto Rio Branco, com um slide no qual apareciam dois discos voadores circundando o prédio da Organização das Nações Unidas (ONU) e a frase “Secret UFO meeting at the UN?” (“Reunião secreta de ovnis na ONU?”).

Segundo relato de uma pessoa que presenciou a palestra, “no final ele (Araújo) passou a especular que seria importante discutir seriamente a exodiplomacia (diplomacia entre seres de outros planetas)”.

A típica blague diplomática, uma brincadeira para descontrair a plateia segundo disse o futuro chanceler ao Estado, passou a circular nas redes sociais desde quarta-feira (14/11), quando Araújo foi escolhido pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, para comandar a diplomacia brasileira.

“Se um aluno do Rio Branco não é capaz de entender o senso de humor de uma brincadeira como essa, que fiz na ocasião para descontrair a plateia, fico ainda mais convencido da necessidade de mudanças na formação dos novos diplomatas”, disse o futuro chanceler.

Nas mensagens enviadas desde quarta-feira a jornalistas, diplomatas e políticos, uma foto de Araújo durante a palestra com o slide polêmico ao fundo é associada a outras teses heterodoxas defendidas pelo diplomata.

Em outro slide, Araújo aborda a hipótese do “design inteligente”, considerada por diversas fontes como “pseudocientífica”, pela qual certas características dos seres vivos são explicadas por uma “causa inteligente” e não pela evolução das espécies. A tese foi popularizada na década de 1980 depois da proibição do ensino do criacionismo nas escolas dos EUA.

Na palestra, Araújo abordou também os ciclos de Milankovitch, tese científica que voltou à moda recentemente como argumento contra a teoria do aquecimento global. Artigos publicados pelo futuro chanceler no blog Metapolítica 17 sustentam que o aquecimento global seria uma conspiração “marxista”.

Em algumas mensagens, a brincadeira de Araújo é levada a sério e associada a declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, que recentemente orientou o Departamento de Defesa e o Pentágono a estabelecerem uma “força espacial como sexto ramo das Forças Armadas”. “A Força Espacial está a caminho” tuitou Trump.

Em outras, os mensageiros dão corda para o senso de humor do futuro chanceler e lembram, em tom de deboche, que o astronauta Marcos Pontes, indicado para comandar o Ministério da Ciência e Tecnologia, foi consultor do conselho editorial do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV).

Fonte: Metropolis

[metaslider id="806794"]
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

GOVERNO FEDERAL

Interessados em operar rádios comunitárias em 795 cidades têm até dia 13 de dezembro para enviar propostas

Publicados

em

Por

Foto: Divulgação

Edital, publicado em outubro no Diário Oficial da União (DOU), prevê concessão de outorgas em 21 estados

Fundações e associações interessadas em operar rádios comunitárias em 795 municípios de 21 estados brasileiros têm até o próximo dia 13 de dezembro para enviar propostas.
O edital n. 186/2024, que pode ser conferido neste link (https://in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-186/2024-589981290), foi publicado em 14 de outubro no Diário Oficial da União (DOU).
A seleção pública de interessados na operação disponibiliza a possibilidade de transmissão em 21 estados. São 15 municípios no Acre, 27 em Alagoas, 22 no Amazonas, um no Amapá, 69 na Bahia, 20 no Ceará, 19 no Espírito Santo, 57 em Goiás, 44 no Maranhão, 205 em Minas Gerais, nove em Mato Grosso do Sul, 46 no Mato Grosso, 24 no Pará, 44 na Paraíba, 14 em Pernambuco, 69 no Piauí, 23 no Rio Grande do Norte, 17 em Rondônia, nove em Roraima, 18 em Sergipe e 43 no Tocantins.
“Nosso compromisso é com a democratização da comunicação e as rádios comunitárias têm um papel fundamental em promover cultura regional e diversificada. Com este edital, vamos atender as demandas reprimidas cadastradas no Ministério e fortalecer a radiodifusão pública”, destaca o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Confira lista com todos os municípios aqui.
Outorgas
O edital faz parte do Plano Nacional de Outorgas – PNO RadCom 2023/2024, publicado no início de dezembro de 2023, com o cronograma e as localidades que serão contempladas com a oportunidade de novas outorgas do serviço de Radiodifusão Comunitária.
A diretora de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal da pasta, Daniela Schettino, destaca que o ministério tem trabalhado para melhorar as condições na prestação do serviço e na autorização das rádios comunitárias. “A nossa expectativa é ter pelo menos uma rádio comunitária em cada município do país”, acrescenta a diretora.

Ascom MCom
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério das Comunicações
imprensa@mcom.gov.br • (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

SIGA O MCOM NAS REDES: @mincomunicacoes

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA