Pesquisar

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

GDF aprova regularização de equipamentos públicos no Núcleo Bandeirante

Publicados

em

Construções históricas no Núcleo Bandeirante serão regularizadas. O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou nesta quinta-feira (29) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) o Decreto nº 46.201, que aprova dois projetos de parcelamento do solo visando a criação, ampliação e ajuste de lotes de equipamentos públicos localizados na Praça Central e no Setor Metropolitana da região administrativa.

No caso da Praça Central, quatro equipamentos públicos, apesar de serem edificações antigas, não constituem unidades imobiliárias registradas, sendo eles a Feira Permanente, o Ginásio Esportivo, a Biblioteca Pública e o Salão Comunitário. Além disso, outros equipamentos na área estão sendo ajustados conforme a ocupação ou ampliados para servirem melhor à comunidade.

Após a publicação do decreto, a Seduh encaminhará os projetos para a Terracap providenciar o registro dos imóveis no cartório | Foto: Divulgação/Seduh-DF

Esses equipamentos públicos são de grande relevância para a comunidade. A Feira Permanente, por exemplo, foi a primeira do Distrito Federal. Já o Salão Comunitário, edificado pelo menos desde 1991, tornou-se um importante espaço, atendendo mais de 5 mil moradores por mês.

“É de suma importância a regularização desse espaço histórico, centro de convívio cívico, esporte, lazer e cultura, além de centro comercial que presta serviços à população daquela regional”, enfatizou a diretora de Parcelamento do Solo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Eliane Monteiro, sobre a Praça Central.

Já no Setor Metropolitana, o projeto em questão trata da regularização da área ocupada pelo Estádio Vasco Viana de Andrade. Com uma área ocupada de 22.252,00 m², apesar de ainda não ter registro cartorial, sua ocupação existe desde a década de 1960 como campo de futebol e arquibancada.

O estádio tem capacidade para 3.000 espectadores e nele foram realizadas várias disputas de campeonatos brasilienses. No entanto, nas últimas competições, o local não pôde receber o público, pois não possuía licença de funcionamento para jogos profissionais. Monteiro explica que, com a regularização do lote, será possível requalificar o estádio com as normas atuais, gerando a emissão da licença e a possibilidade de sediar campeonatos importantes para Brasília.

Tanto na Praça Central quanto no Setor Metropolitana, a regularização dessas áreas consolidadas irá proporcionar ferramentas para facilitar a requalificação e revitalização destes importantes espaços públicos.

Próximos passos

Após a publicação do decreto, a Seduh encaminhará os projetos para a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) providenciar o registro dos imóveis no cartório.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF)

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

Saúde Mais perto de Você esta no Sol Nascente

Publicados

em

Por

O programa itinerante do GDF desembarca no estacionamento da administração regional, com a oferta de atendimentos públicos gratuitos em saúde nas carretas estacionadas no local.

Serão quatro dias de atendimentos públicos gratuitos nas áreas de clínica médica, nutrição, psicologia, serviço social, ginecologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, oftalmologia, urologia e mastologia, além de exames de eletrocardiograma, mamografia e ultrassonografia.

Diariamente serão distribuídas senhas por ordem de chegada a partir das 7h.

Saiba mais: saude.df.gov.br

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA