SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS
GDF Mais Perto do Cidadão chega a Samambaia com serviços gratuitos
A 36ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, programa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), será em Samambaia. As equipes estarão nesta sexta (6), das 9h às 16h, e no sábado (7), das 9h às 12h, na Quadra 301, ao lado do complexo cultural da cidade. Até a edição anterior, na Colônia Agrícola 26 de Setembro, foram registrados cerca de 250 mil atendimentos ao longo de todo o programa.
“A participação e a satisfação dos cidadãos demonstram que os serviços públicos estão efetivamente alcançando aqueles que precisam, promovendo a democratização do acesso para todos ”
Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania
Durante a ação, os visitantes terão acesso aos atendimentos do Na Hora, da Sejus-DF e da Polícia Civil, além de serviços ofertados por outros órgãos públicos do Governo do Distrito Federal (GDF). A programação inclui também vacinação para cães e gatos, apresentações artísticas, atividades para crianças e serviços voltados para beleza e bem-estar.
“O programa GDF Mais Perto do Cidadão tem se revelado um grande sucesso, com cerca de 250 mil atendimentos realizados ao longo de suas 35 edições”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “A participação e a satisfação dos cidadãos demonstram que os serviços públicos estão efetivamente alcançando aqueles que precisam, promovendo a democratização do acesso para todos.”
Nesta edição, a carreta do programa do Saúde Mais Perto do Cidadão prestará atendimentos médicos, com consultas e exames gratuitos para reforçar as ações do GDF em Samambaia.
O programa
Instituído em 2023 por meio do decreto nº 44.213, o GDF Mais Perto do Cidadão é estruturado em eixos temáticos transversais, como Justiça e Cidadania, Saúde, Cultura e Educação e Esporte e Lazer, entre outros.
Periodicamente, a Sejus reúne equipes com membros de diversos órgãos do DF e visita uma região administrativa para, durante dois dias, atender a população daquele local. Desde o início de 2023, o programa já percorreu Água Quente, Arapoanga, Brazlândia, Ceilândia, Cidade Estrutural, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Fercal, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Sol Nascente, Varjão e Vicente Pires.
36º GDF Mais Perto do Cidadão
⇒ Data: sexta (6) e sábado (7)
⇒ Horário: sexta, das 9h às 16h; sábado, das 9h às 12h
⇒ Local: Quadra 301, Conjunto 5, Lote 1 (ao lado do Complexo Cultural de Samambaia).
*Com informações da Sejus
SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS
GDF lança processo seletivo para bolsas de estudo de graduação
O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta segunda-feira (9), o processo seletivo do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos, que ocorre semestralmente para as vagas abertas no Centro de Ensino Unificado do DF (UDF), conforme edital publicado no Diário Oficial (DODF). Ao todo, são oferecidas 82 vagas destinadas a servidores e empregados públicos do GDF e aos egressos da rede pública de ensino.
As inscrições podem ser feitas de 11 de dezembro a 3 de janeiro. Após a apuração, os candidatos contemplados terão direito a uma bolsa integral para cursar o ensino superior no UDF, com início das aulas previsto para 17 de fevereiro de 2025.
O processo para concessão das bolsas terá etapas distintas de seleção para servidores públicos e sociedade civil. No caso dos candidatos da administração pública, serão levados em conta o tempo de serviço, o número de dependentes legais, o salário e o nível de escolaridade.
Já para os candidatos da sociedade civil, podem se inscrever alunos que tenham cursado o ensino médio inteiro em escolas públicas, tanto do Distrito Federal quanto de outros estados, e também alunos egressos de escolas militares ou institutos federais. É necessário não ser portador de diploma de curso superior, ter realizado as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2022 ou de 2023 e comprovar hipossuficiência da renda familiar.
O edital contempla os 21 cursos presenciais do centro universitário. Entre eles estão as graduações em direito, administração, fonoaudiologia, pedagogia e letras português/inglês. O Programa, que existe desde 1968, é fruto da cessão de uso do terreno onde o Centro Universitário está instalado, que, atualmente, está sob gestão da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), órgão da Secretaria de Economia (Seec).
A diretora-executiva da Egov Juliana Tolentino, destaca que a iniciativa já transformou a vida de milhares de pessoas do DF: “Fomentamos oportunidades e transformamos vidas com este programa. Conhecemos muitas histórias de famílias que são beneficiadas com a chance do ensino superior gratuito. Durante a gestão do governador Ibaneis Rocha, mais de 1.000 bolsistas iniciaram o estudo de forma totalmente gratuita no UDF”.
Para conferir o edital e obter mais informações sobre o processo seletivo acesse este link.
*Com informações da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov)
-
Doutora Jane7 dias atrás
É LEI: Dia de Combate às Violações das Prerrogativas da Advocacia será celebrado todo dia 24 de outubro
-
PARLAMENTARES DO DF7 dias atrás
Casa do Menino Jesus é escriturada pela Terracap
-
CLDF4 dias atrás
“Tesouro Natterer” vence prêmio do júri oficial do Troféu Câmara Legislativa; “A Câmara” é a escolha do júri popular
-
BRASÍLIA7 dias atrás
No Fórum Lide Brasil, Ibaneis Rocha ataca proposta de corte no reajuste do FCDF
-
CANTINHO PET5 dias atrás
Dezembro Verde: a importância do combate ao abandono de animais
-
CLDF6 dias atrás
Plateia aplaude filmes protagonizados por mulheres que concorrem ao prêmio da CLDF
-
GOVERNO FEDERAL4 dias atrás
Governo Federal afasta cerca de 4.500 crianças do trabalho infantil em dois anos
-
ESPORTES5 dias atrás
Brasília recebe campeonato internacional de boxe neste sábado (7), em Vicente Pires