BRASÍLIA

GDF

Martins Machado: Os dados das pessoas curadas da Covid-19 deverão ser informados

Publicados

em

Foi aprovado durante a sessão remota realizada nessa quarta-feira (9), o projeto de Lei n° 1.120/2020 de autoria do deputado Martins Machado (Republicanos), que visa criar um cadastro das pessoas que se curaram após contrair o Covid 19 no DF e determina o envio dos dados ao sistema próprio disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Os dados, no entanto, só poderão ser enviados se autorizados pelo paciente.
O objetivo é ter o controle de pacientes tecnicamente imunizados, para ajudar outros infectados a se livrarem da doença, com tratamentos que se mostraram eficientes, como a transfusão de sangue de pacientes curados, cujo o sangue apresenta uma quantidade maior de anticorpos para tratar indivíduos infectados. Ao invés da pessoa ter de gerar os anticorpos, eles chegam prontos, de outra pessoa que os desenvolveu
“O Parlamento deve sempre se alinhar aos anseios da sociedade, buscar resolver problemas na medida em que sua competência permitir, sendo o protagonista de mudanças para benefício da sociedade”, ressaltou o distrital.
A proposição segue para sanção do governador Ibanies Rocha.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Assista o PAPO A BESSA de hoje, 08/02– TVN Brasil – 19:00 h, tudo sobre o CDDF
Propaganda

GDF

Comissão da Vacina aprova plano de trabalho para acompanhar a vacinação no DF, que começa amanhã (19), às 10h 

Publicados

em

Comissão quer apoio da bancada federal para cobrar cronograma e doses da vacina
Foto: Reprodução TV Web CLDF

O presidente do colegiado, deputado Fábio Felix (PSOL), considerou que ontem (17), em São Paulo, foi dado um passo importante com o início do plano de imunização. “Temos que lutar para que o DF inicie a vacinação com os insumos necessários”, disse, ao citar que a secretaria de Saúde informou ter recebido cerca de cem mil doses.

O relator da Comissão, deputado Delmasso (Republicanos), garantiu que disponibilizará ainda hoje aos pares os planos de operacionalização nacional de vacinação contra a Covid-19 e do DF, bem como as documentações e relatórios da Anvisa relacionados à aprovação emergencial das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca. A documentação será incorporada ao relatório da Comissão. O parlamentar registrou sua preocupação com a quantidade insuficiente de doses, uma vez que é necessário imunizar 70% da população, cerca de cem milhões de pessoas, para o País sair da pandemia. Ele sugeriu uma atuação conjunta da Comissão com a bancada federal do DF para cobrar do ministério da Saúde o cronograma de distribuição e as datas do plano de imunização no DF. “Precisamos garantir que não haja descontinuidade do plano de operacionalização”, frisou.

Leia Também:  Uma das prioridades da Senadora Leila Barros em 2021 é a construção da Feira Permanente do Paranoá

Ao apoiar a sugestão de Delmasso, o vice-presidente da Comissão, deputado Jorge Vianna (Podemos), considerou que, embora seja justa a divisão isonômica e proporcional de doses proposta pelo ministério da Saúde, é necessário minimizar a demora no processo de vacinação. Segundo Vianna, a Comissão precisa saber a quantidade de doses que chegarão ao DF e os prazos porque tem a responsabilidade de comunicar essas informações à população. Do mesmo modo, a deputada Jaqueline Silva (PTB) endossou a união com a bancada federal e a preocupação com a quantidade insuficiente de doses. Por sua vez, o deputado João Cardoso (Avante) destacou o papel humanitário da comissão.

Audiência com secretário de Saúde

Nesta terça-feira (19), às 16h30, a Comissão Especial ouvirá o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, sobre o plano de imunização local. Os parlamentares querem questioná-lo a respeito do quantitativo de doses, prazos, grupos prioritários e continuidade, entre outros pontos do processo de vacinação.

Franci Moraes
Fotos: Reprodução TV Web CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

DISTRITO FEDERAL

FALA BOLSONARO

ECONOMIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA