Fotos da composição atual:
Fotos da composição atual:
“Hoje contamos com 64 conselhos locais compostos por 10 conselheiros, cada, todos voluntários e distribuídos por todas as Regiões Administrativas do DF, sem contar com algumas cidades do entorno, e por esse motivo chegou a vez de apresentarmos aos vários cantos do Brasil este excelente projeto que é o #CDDF SEMPRE”, Eugênio Piedade.
No regimento interno do Conselho de Desenvolvimento do DF (CDDF) está incluída a construção do Conselho de Desenvolvimento Nacional (CDN) que se estruturará pelas regiões territoriais do Brasil. O empresário e idealizador Eugênio Piedade solidificou uma parceria com o jornalista e MBA em Administração Pública, Hélio Rosa, para que cuidasse da área técnica deste instrumento social de desenvolvimento.
O presidente do CDDF, Eugênio Piedade, responsável pela articulação institucional e a mobilização social, e Helio Rosa como vice-presidente responsável pela estruturação técnica de organização e planejamento dos projetos como propostas de políticas públicas de gestão compartilhada da sociedade civil e do Governo do Distrito Federal.
Devido o sucesso dos projetos de inovação que fortalecem a economia criativa, colaborativa e circular, os quais valorizam o ser humano como empreendedor, através de capacitação, e destacam as características peculiares das cidades para o turismo criativo, despertou o interesse de alguns prefeitos e governadores que fizeram convites para a implementação deste instrumento de desenvolvimento em seus territórios.
O Conselho de Desenvolvimento, de acordo com o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – Lei 13.019/2014, é um PMIS (Procedimento de Manifestação de Interesse Social) que se origina da sociedade civil como um instrumento de apoio às políticas públicas governamentais.
Procedimento de Manifestação de Interesse Social – PMIS está previsto no Art. 18 da Lei nº 13.019/2014 e é o instrumento criado pela nova lei para incentivar a participação da sociedade civil, dos movimentos sociais e dos cidadãos por meio da apresentação de propostas ao Poder Público para que este avalie a conveniência de realizar um chamamento público, ou seja, consiste na manifestação de propostas de projetos de mudança social enviadas à Administração contendo as seguintes informações:
“O empresário e Presidente do CDDF, Eugênio Piedade, será o Presidente de Honra do CDN e, em qualquer parte deste país o seu nome será sempre lembrado, como o idealizador deste magnifico projeto, enfatizou o presidente do CDN, Helio Rosa
5 PASSOS PARA O DESENVOLVIMENTO
O 05 Passos para o Desenvolvimento, tem a parceria com o Instituto Lumiart e executado pela Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal, através de emendasa parlamentar do Deputado Claudio Abrantes, que já capacitou na primeira fase 318 empreendedores sociais em 14 Regiões Administrativas do DF, e agora na segunda fase está capacitando mais 300 em 18 Regiões Administrativas, com os temas de economia criativa, turismo, terceiro setor e elaboração de projetos.
SUPER EMPREENDEDORES
O Super Empreendedores, tem a parceria com o Instituto Lumiart e executado pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do DF, através de emenda parlamentar do Dep. Leandro Grass,que capacitou na primeira fase 40 alunos de escolas públicas do Itapoã e Sol Nascente/Pôr do Sol, para o empreendedorismo inovador, fortalecendo os 40 projetos de negócios desses alunos. Agora, na segunda fase capacitará mais 40 alunos que possuem ideias de negócios para a criação de startup´s, através de emenda parlamentar da Dep. Júlia Lucy.
MEGA PACOTE DE COMBATE AO COVID-19
O Mega Pacote do Covid-19, tem a parceria com o Instituto Lumiart e executado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF, através de emenda parlamentar da Dep. Júlia Lucy, que está capacitando na primeira fase 50 empreendedores culturais que recebem mentorias para o fortalecimento de suas atividades como profissionais de cultura neste período de pandemia.
REDUZIR DESPERDÍCIOS
O Reduzir Desperdícios, tem a parceria com o Instituto Futuro e Ação, e executado através da Secretaria de Estado do Trabalho do DF, através de emenda parlamentar do Dep. Claudio Abrantes, que vai capacitar 100 multiplicadores para o empreendedorismo circular, orientando os condomínios à redução de desperdícios de água, energia e resíduos, e à parceria com empresas e prestadores de serviços destas áreas para a geração de renda.
JOVEM EMPREENDEDOR FINTECH
O Jovem Empreendedor Fintech, tem a parceria com o Instituto Futuro e Ação, e executado, através da Secretaria de Estado do Trabalho do DF, através de emenda parlamentar da Dep. Júlia Lucy, que vai capacitar 300 jovens no empreendedorismo colaborativo, promovendo parcerias com plataforma digitais fintech´s para a geração de trabalho e renda, assim como a criação de startup´s para o mercado financeiro tecnológico.
AQUAPONÍA
O projeto Aquaponia, tem a parceria com o Instituto Stractus e será executado através da Secretaria de Agricultura, tem como objetivo promover uma nova forma de cultivo cítrico de hortaliças, providenciando condições favoráveis para a agricultura de forma acessível e propondo levar uma metodologia simples e escalonável de cultivo de hortaliças para as comunidades e zonas rurais no intento de prover qualidade de vida por meio de uma solução de cultivo prático.
JOVEM MEI DIGITAL
O Jovem Mei Digital, tem a parceria com o Instituto Lumiart e executado através da Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF, através de emenda parlamentar do Dep. Martins Machado, estima capacitar 600 jovens para o mercado econômico por meio do micro empreendedorismo digital, objetivando a construção de sua autonomia econômica com o desenvolvimento de pequenos negócios na web, estima-se que serão aproximadamente, cerca de 4.800 participantes dos workshops, totalizando aproximadamente 5.400 pessoas beneficiadas diretamente.
BATE PAPO 3º SETOR
O projeto Bate Papo do 3º Setor tem a parceria com o Instituto Lumiart e através da Secretaria de Estado do Trabalho do DF, através de emenda parlamentar da Dep. Júlia Lucy, seu público alvo é simpatizantes do terceiro setor e visa realizar um conjunto de oficinas de capacitação ao terceiro setor, trazendo instruções de como se profissionalizar na construção, implantação e execução de projetos culturais e sociais, visando uma consolidação de profissionais que já operam neste mercado e capacitará 200 participantes
SALVANDO PETS
O Projeto Salvando Pets, tem a parceria com o Instituto Stractus e será executado através da Secretaria do Meio Ambiente e através de emenda parlamentar do Dep. Daniel Donizet, tem com o objetivo implementar um conjunto de ações de resgate, cuidados e incentivo ao suporte dos animais abandonados como mapear as regiões com presença de animais abandonados em regiões administrativas do DF, incentivar a adoção de animais resgatados por meio de castração e vacinação.
QUALIDADE DA GESTÃO PÚBLICA NO ÓRGÃO MUNICIPAL
Esta capacitação tem a parceria com a OMNI Instituto de Desenvolvimento social e será executado em órgãos municipais e GDF e visa parcerias com entidades que atuam em conjunto com o governo, notadamente partidos políticos, necessitam manter uma constante comunicação formal com o ente governamental, com os órgãos de controle e ministério público, além da sociedade civil, condizente não somente com seus valores e forma de existir, mas também respeitosa ao código social vigente, sempre visando transformar a cultura e promover o bem comum.
Tem elaborado um conteúdo formativo que apresenta o conceito de Compliance (Integridade, Conformidade) e a sua relevância no Brasil e no mundo. Relacionando o tema Compliance com ética e integridade e como isso deve acontecer no ambiente corporativo, fornecendo subsídios para que o participante possa atuar como um agente de disseminação da cultura de integridade na sua prefeitura e na comunidade a que faz parte, como exemplo e ponto de referência comunitário de moralidade, probidade e eficiência.
“Quero fazer um agradecimento para algumas pessoas especiais como o Secretário de Governo José Humberto, a secretária da Mulher, Erika Filippelli, a Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, o Deputado Claudio Abrantes, o Deputado Leandro Grass, a Deputada Júlia Lucy e ao Governador Ibaneis Rocha, pessoas que estiveram sempre dispostas a ajudar o nosso CDDF”, Eugênio Piedade
Todos são projetos que agora serão levados para o Brasil a fora. O presidente Nacional Helio Rosa, comenta que os estados do Goiás, Maranhão e Amazonas já estão em processo de construção de parcerias para a implementação de conselhos de desenvolvimento regionais e locais que executarão esses projetos, através do Consórcio Nacional de Valorização ao Desenvolvimento (CONVIDA), órgão do Conselho de Desenvolvimento que integra as Organizações da Sociedade Civil – OSC´s.
A grandeza do CDDF, faz-se por conta de suas ações, e entre elas apresentamos o “CDDF SOLIDÁRIO” onde contamos com alguns parceiros fieis como, CASA DAS MOLDURAS E PORTAL DE NOTÍCIAS EG NEWS
Galeria de Fotos
Com Informações do Jornalista Edimilson Carvalho
Fonte: http://egnews.com.br
O presidente do colegiado, deputado Fábio Felix (PSOL), considerou que ontem (17), em São Paulo, foi dado um passo importante com o início do plano de imunização. “Temos que lutar para que o DF inicie a vacinação com os insumos necessários”, disse, ao citar que a secretaria de Saúde informou ter recebido cerca de cem mil doses.
O relator da Comissão, deputado Delmasso (Republicanos), garantiu que disponibilizará ainda hoje aos pares os planos de operacionalização nacional de vacinação contra a Covid-19 e do DF, bem como as documentações e relatórios da Anvisa relacionados à aprovação emergencial das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca. A documentação será incorporada ao relatório da Comissão. O parlamentar registrou sua preocupação com a quantidade insuficiente de doses, uma vez que é necessário imunizar 70% da população, cerca de cem milhões de pessoas, para o País sair da pandemia. Ele sugeriu uma atuação conjunta da Comissão com a bancada federal do DF para cobrar do ministério da Saúde o cronograma de distribuição e as datas do plano de imunização no DF. “Precisamos garantir que não haja descontinuidade do plano de operacionalização”, frisou.
Ao apoiar a sugestão de Delmasso, o vice-presidente da Comissão, deputado Jorge Vianna (Podemos), considerou que, embora seja justa a divisão isonômica e proporcional de doses proposta pelo ministério da Saúde, é necessário minimizar a demora no processo de vacinação. Segundo Vianna, a Comissão precisa saber a quantidade de doses que chegarão ao DF e os prazos porque tem a responsabilidade de comunicar essas informações à população. Do mesmo modo, a deputada Jaqueline Silva (PTB) endossou a união com a bancada federal e a preocupação com a quantidade insuficiente de doses. Por sua vez, o deputado João Cardoso (Avante) destacou o papel humanitário da comissão.
Audiência com secretário de Saúde
Nesta terça-feira (19), às 16h30, a Comissão Especial ouvirá o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, sobre o plano de imunização local. Os parlamentares querem questioná-lo a respeito do quantitativo de doses, prazos, grupos prioritários e continuidade, entre outros pontos do processo de vacinação.
Franci Moraes
Fotos: Reprodução TV Web CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa
Acusado de usar jato da FAB na campanha de Baleia, Maia já fez 882 voos por nossa conta
Em tom de ameaça, José Dirceu afirma: “Questão de vida ou morte para o país é tirar o Bolsonaro”
Covid: 80% dos intubados morreram no país, diz estudo
Mulher morre após acidente grave em São Sebastião
Empresário Lucas Meira, piloto e 4 jogadores do Palmas morrem em acidente de avião logo após decolarem de Palmas
Eleição da Câmara será presencial no dia 1º de fevereiro
Escola Técnica para mais de dois mil alunos
Robério Negreiros defende igualdade de oportunidades na criação de audiotecas