BRASÍLIA

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Parceria entre Secretaria da Mulher e Associação das Mulheres de Sobradinho II, implantará projeto de combate ao machismo

Publicados

em

CEF 07 Sobradinho ll. EJA noturno.
Crédito: Luiz Luz

Escolas da região Norte do DF recebem projeto de combate ao machismo

Alunos a partir dos 13 anos e da rede pública de ensino de Sobradinho, Sobradinho II, Fercal e Planaltina agora contam com uma nova ferramenta de combate à violência à mulher. O projeto Valorização das Mulheres e Combate ao Machismo nas Escolas teve início no dia 17, no Centro Educacional 2 de Sobradinho, e irá percorrer 18 unidades educacionais até março de 2022. A expectativa é que cinco mil estudantes sejam beneficiados.

A iniciativa é da Associação das Mulheres de Sobradinho II (AMS II), que por meio de termo de fomento com a Secretaria da Mulher, irá implementar ações pedagógicas presenciais e virtuais para toda a comunidade escolar, como oficinas, aulas de teatro, música, palestras e debates. De acordo com a entidade, o objetivo é combater a desigualdade de gênero e a objetificação da mulher, e reduzir os índices de violência doméstica, assédio e estupro.

“Com a pandemia, os índices da violência doméstica aumentaram ainda mais e esses problemas devem ser tratados nos setores de proteção, em suas organizações sociais, inclusive, no educacional, envolvendo toda comunidade escolar”, defende a associação.

Leia Também:  4°Reunião Ordinária do Comitê Interministerial da Política de Juventude - COIJUV

Entre janeiro e junho deste ano, 7.869 mulheres foram agredidas psicologicamente, fisicamente ou sexualmente no Distrito Federal. De acordo com dados recentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), das 33 regiões administrativas do DF, 14 registraram crescimento nos crimes cometidos contra as mulheres quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Educar para mudar

Ao todo serão desenvolvidas mais de 40 atividades nos períodos matutino, vespertino e noturno. Ou seja: serão contemplados todos os alunos da educação básica, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

As ações terão o apoio da plataforma Google Sala de Aula na reprodução de conteúdo audiovisual. Dentre os principais temas a serem explorados, estão a Violência Doméstica Contra Meninas e Mulheres; Machismo x Feminismo: Entenda as diferenças; e O machismo mata! Chega de feminicídio!.

Programação das atividades presenciais:

Escola 1: CEM 2 (Sobradinho)
(17/09) às 9h, Oficina
(5/10) às 14h, Oficina
(26/10) às 19h30, Oficina

Escola 2: CEF 7 (Sobradinho II)
(20/09) às 19h30, Oficina
(19/10) às 9h, Oficina
(26/10) às 9h, Oficina

Escola 3: CEF Queima Lençol (Fercal)
(28/09) às 14h, Oficina
(7/10) às 14h, Oficina
(18/11) às 9h, Teatro

Leia Também:  Asfalto beneficia cinco mil moradores do Park Way e Vargem Bonita

Escola 4: EC 16 (Sobradinho)
(30/09) às 19h30, Oficina

Escola 5: CEM 01 (Sobradinho)
(1º/10) às 9h, Oficina

Escola 6: EC 17 (Sobradinho)
(23/10) às 19h30, Oficina

Escola 7: CED 03 (Sobradinho)
(5/10) às 9h, Oficina

Escola 8: CEF 03 (Sobradinho)
(8/10) às 9, Oficina
(14/10) às 9, Oficina

Escola 9: CEF 04 (Sobradinho)
(14/10) às 19h30, Oficina
(19/10) às 14h, Oficina

Escola 10: CEF 01 (Sobradinho)
(21/10) às 9, Oficina

Escola 11: CEF 09 (Planaltina/DF)
(22/10) às 9, Oficina
(26/10) às 14h, Oficina

Escola 12: CEF Carlos Mota (Planaltina/DF)
(28/10) às 14h, Oficina
(4/11) às 9, Oficina

Escola 13: CEF 08 (Sobradinho II)
(5/11) às 9, Oficina
(9/11) às 9, Oficina

Escola 14: EC Engenho Velho (Fercal)
(8/11) às 19h30, Oficina

Escola 15: CEDDAG (Planaltina/DF)
(11/11) às 9, Oficina

Escola 16: CEF 05 (Sobradinho)
(12/11) às 14h, Oficina
(16/11) às 14h, Oficina

Escola 17: CED Pompilio (Planaltina/DF)
(28/10) às 9, Oficina
(4/11) às 9, Oficina

Escola 18: a definir

 

Fonte: Jornalista Clarice Gulyas

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Distrito Federal terá 264 locais de aplicação de provas do Concurso Público Nacional

Avatar

Publicados

em

Por

Prova será realizada no dia 5 de maio. Serão mais de seis mil salas de aplicação na Unidade da Federação
No próximo dia 5 de maio, será realizada a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), modelo inovador de seleção de servidores públicos, realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que oferecerá 6.640 vagas para 21 órgãos da Administração Pública Federal. No Distrito Federal, foram definidos 264 locais de aplicação e 6.330 salas. Em todo o país, serão 3.665 locais de aplicação de provas e 75.730 salas.
O Centro Universitário de Brasília, Ceub, na Asa Norte, será o local de aplicação que mais receberá candidatos para fazer a prova do CPNU no DF, com o total de 7.037. No total, 220.442 pessoas se inscreveram no CPNU no Distrito Federal.
Para manter a segurança e a lisura da prova, foram definidas diretrizes de segurança dentro e fora dos locais de aplicação. Dentro das salas de aula, os fiscais foram orientados a não permitir que os candidatos saiam com o caderno de provas e nem realizem anotações do gabarito no cartão de confirmação. Essas ações visam reforçar a segurança do concurso e coibir que eventuais quadrilhas acessem as questões e, consequentemente, enviem as respostas para aplicantes que estão fazendo o concurso.
Consulta aos locais de prova
Os candidatos já podem conferir o seu local de prova. O Cartão de Confirmação de Inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) está disponível na Área do Candidato, mesma página da Internet em que a pessoa fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR.
O cartão de confirmação traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda levar o cartão no dia da realização da prova, no dia 05 de maio.
O coordenador-geral de logística do CPNU, Alexandre Retamal, reforça a importância dos candidatos checarem todas as informações do cartão. “Todos os candidatos têm que conferir se o município que indicaram, no ato de inscrição, para participarem da prova está correto. Se tiver qualquer tipo de erro, ou se o local de aplicação for muito distante da sua casa – às vezes, dentro da logística de uma cidade, há locais que não são de tão simples acesso – então é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio e pedir a correção do que for necessário”, explica o coordenador-geral.
“É possível o candidato solicitar a correção do cartão de confirmação, de acordo com o que ele fez no ato da inscrição, mas não é possível pedir para mudar de cidade agora. O que vale é o que foi declarado no ato da inscrição. Por exemplo, se eu pedi para fazer prova na cidade do Rio de Janeiro e saiu no meu cartão que o meu local é Campos, aí eu posso pedir para trocar, eu posso pedir para corrigir para o Rio. Agora, se eu pedi para fazer em Campos no ato da inscrição, mas agora eu quero fazer no Rio, isso não é possível”, esclarece Retamal.
Para solicitar correções no cartão de confirmação, os candidatos devem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, pelo telefone: 0800 701 2028.
Provas em todos os estados do Brasil
A realização do CPNU acontecerá em cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A realização da prova em 228 cidades espalhadas pelo país possibilita a democratização do acesso às vagas do serviço público, pois é mais prático e barato para a população realizar o certame próximo de suas casas.
O objetivo é aumentar a representatividade da força de trabalho, trazendo critérios socioeconômicos, demográficos e territoriais já na aplicação do certame, para que isso se reflita na Administração Pública Federal.
Os 228 municípios que receberão o CPNU estão divididos em todos os 27 estados brasileiros e o Distrito Federal. O Concurso Nacional será aplicado em 30 municípios do Centro-Oeste, sendo 17 em Goiás, quatro em Mato Grosso do Sul, oito em Mato Grosso e um no Distrito Federal.

Leia Também:  4°Reunião Ordinária do Comitê Interministerial da Política de Juventude - COIJUV

 

Equipe Ascom/MGI
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
imprensa܂gestao@economia܂gov܂br
(61) 2020-4891
gov܂br/gestao

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?