BRASÍLIA

GOVERNO FEDERAL

Comissão debate cortes de verbas para pesquisa na área de ciência e tecnologia

Publicados

em

05/11/2021 – 09:44  

Governo do Paraná

Mais de 90% dos recursos previstos para pesquisa foram remanejados

Os recentes cortes no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações serão discutidos em audiência pública na Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira (10). O debate será realizado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, a pedido do deputado Aliel Machado (PSB-PR).

O parlamentar quer esclarecimentos sobre as modificações realizadas no PLN 16/21 que reduziram o valor originalmente alocado para pesquisa para atender outros ministérios. O projeto, aprovado pelo Congresso em outubro, previa R$ 690 milhões para pesquisa na área de ciência e tecnologia, mas teve mais de 90% dos recursos remanejados para outras pastas.

“No dia 6 de outubro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, enviou ofício para a Comissão Mista de Orçamento solicitando modificações no PLN 16/21, com o objetivo de atender demandas de outros órgãos do Poder Executivo. Com a mudança, R$ 655 milhões que iriam do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o pagamento de bolsas de pesquisa foram distribuídos para outras áreas”, diz Aliel Machado.

Leia Também:  Simone Tebet: ‘Lula menosprezou o eleitor ao olhar para o retrovisor’

“Assim, o governo, contrariando a Lei Complementar 177/21, além de manter o contingenciamento da maior parte dos recursos do FNDCT, desvirtua o objetivo do fundo, que é o de financiar a inovação e o desenvolvimento científico e
tecnológico com vistas a promover o desenvolvimento econômico e social do País”, afirma o deputado.

A audiência está marcada para as 9 horas, no plenário 13. A lista de convidados ainda não foi divulgada.

Da Redação – MB

Câmara Federal

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

GOVERNO FEDERAL

Interessados em operar rádios comunitárias em 795 cidades têm até dia 13 de dezembro para enviar propostas

Publicados

em

Por

Foto: Divulgação

Edital, publicado em outubro no Diário Oficial da União (DOU), prevê concessão de outorgas em 21 estados

Fundações e associações interessadas em operar rádios comunitárias em 795 municípios de 21 estados brasileiros têm até o próximo dia 13 de dezembro para enviar propostas.
O edital n. 186/2024, que pode ser conferido neste link (https://in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-186/2024-589981290), foi publicado em 14 de outubro no Diário Oficial da União (DOU).
A seleção pública de interessados na operação disponibiliza a possibilidade de transmissão em 21 estados. São 15 municípios no Acre, 27 em Alagoas, 22 no Amazonas, um no Amapá, 69 na Bahia, 20 no Ceará, 19 no Espírito Santo, 57 em Goiás, 44 no Maranhão, 205 em Minas Gerais, nove em Mato Grosso do Sul, 46 no Mato Grosso, 24 no Pará, 44 na Paraíba, 14 em Pernambuco, 69 no Piauí, 23 no Rio Grande do Norte, 17 em Rondônia, nove em Roraima, 18 em Sergipe e 43 no Tocantins.
“Nosso compromisso é com a democratização da comunicação e as rádios comunitárias têm um papel fundamental em promover cultura regional e diversificada. Com este edital, vamos atender as demandas reprimidas cadastradas no Ministério e fortalecer a radiodifusão pública”, destaca o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Confira lista com todos os municípios aqui.
Outorgas
O edital faz parte do Plano Nacional de Outorgas – PNO RadCom 2023/2024, publicado no início de dezembro de 2023, com o cronograma e as localidades que serão contempladas com a oportunidade de novas outorgas do serviço de Radiodifusão Comunitária.
A diretora de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal da pasta, Daniela Schettino, destaca que o ministério tem trabalhado para melhorar as condições na prestação do serviço e na autorização das rádios comunitárias. “A nossa expectativa é ter pelo menos uma rádio comunitária em cada município do país”, acrescenta a diretora.

Leia Também:  Câmara rejeita recurso e confirma envio ao Senado de projeto sobre honorários periciais

Ascom MCom
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério das Comunicações
[email protected] • (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

SIGA O MCOM NAS REDES: @mincomunicacoes

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA