BRASÍLIA

GOVERNO FEDERAL

Comissão vai debater uso da tecnologia para rastreamento de contato no combate à Covid-19

Publicados

em

23/06/2021 – 19:10  

Kegfire/Depositphotos

Uso do bluetooth pode ajudar a rastrear os contatos e reduzir a disseminação do vírus

A Comissão de Seguridade Social e Família realiza audiência pública nesta quinta-feira (24) sobre o tema: “Rastreamento de Contato em Pandemias de Vírus Respiratório”.

O debate será realizado no plenário 7, às 14 horas, e poderá ser acompanhado de forma interativa pelo e-Democracia.

O deputado Odorico Monteiro (PSB-CE), que pediu a audiência, lembra que o rastreamento de contato é uma ferramenta usada historicamente no enfrentamento de pandemias e, também, como atividade de vigilância epidemiológica no cotidiano das ações de saúde pública no monitoramento das doenças infecciosas.

No entanto, segundo ele, centros de pesquisa, em parceria com governos estaduais, têm tentado fazer uso da tecnologia bluetooth para ajudar governos e agências de saúde a reduzir a disseminação da Covid-19 por meio do rastreamento de contato, mas encontraram barreiras.

Google e Apple
Monteiro informou que as empresas Google e Apple se recusaram a compartilhar as interfaces de programação de aplicativos (APIs) para outras autoridades sanitárias do Brasil que não fosse o governo federal.

Leia Também:  Comissão aprova destinação de 40% do Fundo Nacional de Cultura para artes negra e indígena

Foram convidados para a audiência pública, entre outros nomes, o representante da Google, Marcelo Lacerda; a representante da Apple, Marcia Miya; e o representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, José Gustavo Sampaio Gontijo. Veja a lista completa de convidados.

Da Redação – RS

Câmara Federal

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

GOVERNO FEDERAL

Interessados em operar rádios comunitárias em 795 cidades têm até dia 13 de dezembro para enviar propostas

Publicados

em

Por

Foto: Divulgação

Edital, publicado em outubro no Diário Oficial da União (DOU), prevê concessão de outorgas em 21 estados

Fundações e associações interessadas em operar rádios comunitárias em 795 municípios de 21 estados brasileiros têm até o próximo dia 13 de dezembro para enviar propostas.
O edital n. 186/2024, que pode ser conferido neste link (https://in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-186/2024-589981290), foi publicado em 14 de outubro no Diário Oficial da União (DOU).
A seleção pública de interessados na operação disponibiliza a possibilidade de transmissão em 21 estados. São 15 municípios no Acre, 27 em Alagoas, 22 no Amazonas, um no Amapá, 69 na Bahia, 20 no Ceará, 19 no Espírito Santo, 57 em Goiás, 44 no Maranhão, 205 em Minas Gerais, nove em Mato Grosso do Sul, 46 no Mato Grosso, 24 no Pará, 44 na Paraíba, 14 em Pernambuco, 69 no Piauí, 23 no Rio Grande do Norte, 17 em Rondônia, nove em Roraima, 18 em Sergipe e 43 no Tocantins.
“Nosso compromisso é com a democratização da comunicação e as rádios comunitárias têm um papel fundamental em promover cultura regional e diversificada. Com este edital, vamos atender as demandas reprimidas cadastradas no Ministério e fortalecer a radiodifusão pública”, destaca o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Confira lista com todos os municípios aqui.
Outorgas
O edital faz parte do Plano Nacional de Outorgas – PNO RadCom 2023/2024, publicado no início de dezembro de 2023, com o cronograma e as localidades que serão contempladas com a oportunidade de novas outorgas do serviço de Radiodifusão Comunitária.
A diretora de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal da pasta, Daniela Schettino, destaca que o ministério tem trabalhado para melhorar as condições na prestação do serviço e na autorização das rádios comunitárias. “A nossa expectativa é ter pelo menos uma rádio comunitária em cada município do país”, acrescenta a diretora.

Leia Também:  Comissão aprova destinação de 40% do Fundo Nacional de Cultura para artes negra e indígena

Ascom MCom
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério das Comunicações
[email protected] • (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

SIGA O MCOM NAS REDES: @mincomunicacoes

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA