Pesquisar

GOVERNO FEDERAL

Jorge Messias detalha novo acordo da Bacia do Rio Doce e atuação da AGU na reparação do meio ambiente

[metaslider id="828891"]

Publicados

em

[metaslider id="791527"]

Messias vai detalhar novo acordo da Bacia do Rio Doce, relacionado à reparação integral e definitiva aos prejuízos causados pelo rompimento da barragem do Fundão, em 2015 – Foto: Divulgação / EBC

Ministro da Advocacia-Geral da União será entrevistado por radialistas de todo o país nesta quinta-feira (31), a partir das 8h

O ministro Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) é o convidado do programa “Bom Dia, Ministro” desta quinta-feira, 31 de outubro. O programa, uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), é transmitido ao vivo a partir das 8h em formato de entrevista coletiva.
Na conversa com radialistas de várias regiões do país, Messias vai detalhar o novo acordo da Bacia do Rio Doce, relacionado à reparação integral e definitiva aos prejuízos causados pelo rompimento da barragem do Fundão, em 2015, na região de Mariana (MG). O acordo prevê pagamento de R$ 132 bilhões, dos quais R$ 100 bilhões representam novos recursos que devem ser pagos pelas empresas envolvidas na tragédia ao poder público, para serem aplicados em diversas destinações.
Durante a entrevista, o ministro comentará a entrada do Poder Público como executor das medidas reparatórias e o compromisso do Governo Federal com a população das localidades afetadas nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além de especificar os principais setores e políticas beneficiadas, bem como a forma como será feita a reparação ao meio ambiente.
MEIO AMBIENTE — Nesse contexto, Jorge Messias irá comentar também sobre as principais ações judiciais e extrajudiciais movidas pela pasta em 2024 com o objetivo de responsabilizar infratores ambientais, obter reparação econômica e ambiental e viabilizar a cobrança de multas. A criação dos grupos AGU Recupera e AGU Enfrenta também estarão na pauta do programa.

GRUPOS — O AGU Recupera é um grupo estratégico que tem como atribuição adotar medidas jurídicas de proteção dos biomas e do patrimônio cultural brasileiros. Com 19 procuradores federais e oito advogados da União, a equipe é responsável por atuações prioritárias em causas da União, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) — que envolvem a reparação de danos ambientais e a punição a infratores ambientais nos biomas Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Pampa e Mata Atlântica, além de também atuar em processos que digam respeito ao patrimônio cultural brasileiro.
O AGU Enfrenta, ou Grupo de Enfrentamento Estratégico aos Ilícitos e Crimes Ambientais, por sua vez, tem a intenção de promover a responsabilização civil, administrativa e criminal de condutas prejudiciais ao ecossistema, por meio de uma atuação integrada e coordenada entre diversos órgãos da Administração Pública.
ATUAÇÕES SOCIAIS — Outro tópico que está no rol de assuntos que serão abordados por Jorge Messias são as principais atuações sociais da AGU, como a entrega de direitos no Acordo de Alcântara e a plataforma Pacífica (ferramenta tecnológica para a celebração de acordos extrajudiciais em conflitos individuais de baixa complexidade e grande volume). A atuação da pasta no combate à atuação nacional de casas de apostas irregulares e as ações regressivas previdenciárias contra autores de violência doméstica também serão tratadas durante o bate-papo.
ENEM — O ministro vai tratar ainda das iniciativas da AGU para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As iniciativas incluem assessoramento jurídico para elaboração do edital, garantia de execução do processo seletivo e das políticas que viabilizam a igualdade de condição entre os candidatos (cota de gênero, raça, renda, entre outros), além da constituição da força-tarefa responsável por atuar no Judiciário para viabilizar a aplicação das provas.
AO VIVO — O “Bom Dia, Ministro” é transmitido ao vivo pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”.

PARTICIPE — Comunicadores e jornalistas de rádio de todo o país interessados em participar do “Bom Dia, Ministro” podem encaminhar mensagem para o telefone (61) 99222-1282 (via WhatsApp) informando o nome da rádio, município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044
FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

[metaslider id="806794"]

GOVERNO FEDERAL

Interessados em operar rádios comunitárias em 795 cidades têm até dia 13 de dezembro para enviar propostas

Publicados

em

Por

Foto: Divulgação

Edital, publicado em outubro no Diário Oficial da União (DOU), prevê concessão de outorgas em 21 estados

Fundações e associações interessadas em operar rádios comunitárias em 795 municípios de 21 estados brasileiros têm até o próximo dia 13 de dezembro para enviar propostas.
O edital n. 186/2024, que pode ser conferido neste link (https://in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-186/2024-589981290), foi publicado em 14 de outubro no Diário Oficial da União (DOU).
A seleção pública de interessados na operação disponibiliza a possibilidade de transmissão em 21 estados. São 15 municípios no Acre, 27 em Alagoas, 22 no Amazonas, um no Amapá, 69 na Bahia, 20 no Ceará, 19 no Espírito Santo, 57 em Goiás, 44 no Maranhão, 205 em Minas Gerais, nove em Mato Grosso do Sul, 46 no Mato Grosso, 24 no Pará, 44 na Paraíba, 14 em Pernambuco, 69 no Piauí, 23 no Rio Grande do Norte, 17 em Rondônia, nove em Roraima, 18 em Sergipe e 43 no Tocantins.
“Nosso compromisso é com a democratização da comunicação e as rádios comunitárias têm um papel fundamental em promover cultura regional e diversificada. Com este edital, vamos atender as demandas reprimidas cadastradas no Ministério e fortalecer a radiodifusão pública”, destaca o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Confira lista com todos os municípios aqui.
Outorgas
O edital faz parte do Plano Nacional de Outorgas – PNO RadCom 2023/2024, publicado no início de dezembro de 2023, com o cronograma e as localidades que serão contempladas com a oportunidade de novas outorgas do serviço de Radiodifusão Comunitária.
A diretora de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal da pasta, Daniela Schettino, destaca que o ministério tem trabalhado para melhorar as condições na prestação do serviço e na autorização das rádios comunitárias. “A nossa expectativa é ter pelo menos uma rádio comunitária em cada município do país”, acrescenta a diretora.

Ascom MCom
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério das Comunicações
imprensa@mcom.gov.br • (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

SIGA O MCOM NAS REDES: @mincomunicacoes

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA