JORNALISTAS PARCEIROS
Faculdades em Brasília promovem mutirão de atividades gratuitas para a população
Foto: Divulgação
Batalhas de rima, oficinas de autocuidado e palestras sobre variados temas, como mudanças climáticas, direitos humanos e meio ambiente, serão algumas atrações da ação
Começou dia (7), às 19h, na Faculdade Anhanguera de Brasília, unidades Taguatinga Shopping e Águas Claras, a terceira edição do evento ‘Semana do Mosaico da Diversidade’. A ação, que vai até a próxima sexta-feira (11), tem como principal objetivo proporcionar aos presentes a possibilidade de debate, aprendizado e networking durante as palestras sobre os mais variados temas, além de participarem de uma batalha de rima e ‘sessão cinema’.
“O evento reforça nosso compromisso com a responsabilidade social, promovendo cultura, bem-estar e conscientização sobre temas cruciais. As atividades, como batalhas de rima e oficinas de autocuidado, foram pensadas para engajar diversos públicos, criando um espaço inclusivo e interativo onde todos podem aprender e participar”, destaca Karen Loiola, coordenadora acadêmica da Faculdade Anhanguera de Brasília Taguatinga Shopping e Águas Claras, e organizadora da atividade.
Não é necessária inscrição prévia para o evento, e serão distribuídos certificados para os participantes. Confirma abaixo a programação completa:
Taguatinga Shopping
07/10, às 19h – Ritmos de Resistência: o hip-hop como caminho para o bem viver da população preta
08/10, às 9h – A Evolução do Direito na Eleição Virtual
08/10, às 9h – Saída de Campo: Farmácia Viva
08/10, às 19h – A Importância da Representação na Saúde e Estética da Pele Negra: Desafios, Soluções e Impactos Sociais
08/10, às 19h – Cine Anhanguera: Árvore da Vida
08/10, às 20h30 – Batalha de Rima: Diversidade e um Mundo Melhor
09/10, às 19h – Oficina de Autocuidado
09/10, às 19h – A Indústria Farmacêutica: O Futuro é Agora
09/10, às 19h – Vozes Trans: Caminhos para a Visibilidade e Dignidade
10/10, às 9h – Adolescência e suas Vicissitudes
10/10, às 9h – O Auxílio dos Óleos Essenciais para a Saúde Física e Emocional
10/10, às 9h – Reflexões sobre Diversidade Sexual e de Gênero e Implicações para Psicologia
10/10, às 19h – O Auxílio dos Óleos Essenciais para a Saúde Física e Emocional
10/10, às 19h – Oficina de Dietas Hospitalares
11/10, às 8h30 – Criminologia x Criminalística
11/10, às 10h – A atuação do Farmacêutico na Perícia Papiloscópica Laboratorial
Águas Claras
07/10, às 19h – Garantias de Emprego: aplicação e efeitos
09/10, às 9h – Mudanças Climáticas
09/10, às 9h – Mundo dos Concursos: uma visão prática para estudantes de direito e outras áreas
09/10, às 9h30 – Batalha de Rima: diversidade e um mundo melhor
09/10, às 19h – Diversidade sexual e de gênero: existências e resistências que (trans)-formam
10/10, às 19h – Direitos Humanos e Meio Ambiente
Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog.
Contatos para a imprensa
Atendimento PR: Nicholas Montini Pereira
E-mail: [email protected]
Telefone: (11) 99562-5354
Colunista
JORNALISTAS PARCEIROS
Dezembro Vermelho: entenda por que o sexo seguro ainda deve ser priorizado
Designed by Freepik
Relação sexual desprotegida é a causa principal de ISTs. Novos casos de HIV se concentram entre jovens de 15 a 24 anos.
Nos últimos anos, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) apresentaram aumento substancial em diversas regiões do mundo, inclusive no Brasil. Além de enfatizar ações contínuas de prevenção e tratamento, a campanha Dezembro Vermelho contribui para a luta contra o estigma e a discriminação associados às ISTs, em particular ao HIV. Diante do aumento de casos, sobretudo entre os jovens, Alexandre Cunha, infectologista e consultor médico do Sabin Diagnóstico e Saúde, reforça a importância de se prevenir e cuidar da saúde sexual, com atenção ao sexo seguro.
“O sexo seguro, principalmente através do uso de preservativos, é crucial para a prevenção das ISTs. Apesar dos avanços em tratamentos e profilaxias, como a PrEP para o HIV, a camisinha continua sendo a forma mais acessível e eficaz de evitar a transmissão de infecções”, destaca Cunha. O especialista acrescenta que a prática do sexo seguro contribui para reduzir estigmas das ISTs, possibilitando uma abordagem mais saudável e responsável da sexualidade.
Causadas por mais de 30 vírus ou bactérias, essas infecções são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual, podendo ocorrer transmissão da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as ISTs mais comuns são a tricomoníase, clamídia, gonorreia e sífilis. Todas são tratáveis e curáveis, se o diagnóstico for precoce e o paciente tiver boa adesão ao tratamento. O HIV continua sendo a maior ameaça: não tem cura e requer a utilização de medicamentos para controle da carga viral.
“As ISTs causam impacto sério na saúde, podendo evoluir de forma grave e gerar sequelas quando não diagnosticadas e tratadas precocemente. Grande parte delas não apresenta sintomas facilmente percebidos, o que pode atrasar o diagnóstico e o tratamento”, revela. Como a prevenção continua sendo a melhor abordagem na luta contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis, é preciso adotar medidas preventivas para reduzir o risco de transmissão dessas infecções.
Confira dicas práticas para se prevenir das ISTs:
Preservativos: o uso correto e consistente do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais é uma das formas mais eficazes de proteção.
Testagem regular: realizar testes regularmente para ISTs, sobretudo após relações sexuais desprotegidas, exposição de risco ou múltiplos parceiros.
Imunização: vacinar contra aquelas ISTs disponíveis, como HPV e hepatite B, é considerada outra medida relevante de prevenção.
Educação: compartilhar informações sobre contágio, risco, atendimento em saúde e ações preventivas ajuda na conscientização e proteção de todos.
Tratamento: tratamento adequado e imediato das ISTs para evitar complicações e transmissão a outras pessoas.
Exames para detecção de ISTs
O primeiro passo para o diagnóstico é o exame clínico realizado pelo médico, no qual são avaliados os sinais físicos, os sintomas e o histórico do paciente. Exames complementares são necessários para chegar a um diagnóstico conclusivo, compreendendo exames laboratoriais por meio de amostras de sangue, urina, secreções ou biópsias. Com o avanço da tecnologia, sobretudo na área molecular, é possível detectar agentes causadores de ISTs por meio de painéis moleculares, com maior sensibilidade em comparação a metodologias tradicionais.
Para incentivar a testagem e promover o acesso de mais pessoas aos cuidados com a saúde, o Sabin promove a campanha “Melhor que prever é prevenir”. Até o final de dezembro, são oferecidos pacotes promocionais de exames para o diagnóstico das principais ISTs, como HIV, sífilis e hepatite, além da vacina contra o HPV com descontos especiais.
Situação epidemiológica das ISTs
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2022 foram notificados mais de 40 mil novos casos de HIV no país, com aumento de 17% em relação a 2020. Os casos se concentram, sobretudo, em jovens de 15 a 24 anos. Além do HIV, outras ISTs, como sífilis, gonorreia e clamídia, têm demonstrado crescimento preocupante. A OMS estima que mais de 1 milhão de ISTs curáveis e não virais ocorrem diariamente no mundo em pessoas com idade entre 15 e 49 anos.
Sobre o Grupo Sabin
Com 40 anos de atuação, o Grupo Sabin é referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades. O Grupo Sabin nasceu em Brasília (DF), fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com 7.000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas. O grupo também está presente em 14 estados e no Distrito Federal oferecendo serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente com 358 unidades distribuídas de norte a sul do país.
O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo. Além disso, contempla também serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde e plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.
Colunista
-
BRASÍLIA7 dias atrás
PSD vai liderar a defesa do Fundo Constitucional do DF
-
BRASÍLIA5 dias atrás
Grupo Paulo Octávio entrega a Brasília, o Residencial Marianne Peretii, mais um belíssimo empreendimento do Grupo.
-
BRASÍLIA5 dias atrás
Casa da Moldura faz exposição de arte de 12 dos melhores artistas de Brasília
-
Doutora Jane5 dias atrás
É LEI: Dia de Combate às Violações das Prerrogativas da Advocacia será celebrado todo dia 24 de outubro
-
GOVERNO FEDERAL6 dias atrás
Governo Federal aprimora competências de órgãos em políticas públicas com recursos dos leilões do 5G e 4G
-
GOVERNO FEDERAL6 dias atrás
Ministério das Comunicações inicia desenvolvimento do CEP Digital para levar endereço postal a periferias
-
CLDF4 dias atrás
Plateia aplaude filmes protagonizados por mulheres que concorrem ao prêmio da CLDF
-
CLDF4 dias atrás
CLDF aprova projeto que impede condenados por maus-tratos de adotarem animais