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Moradores acusam síndico de desviar R$ 80 mil de condomínio do DF

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Moradores acusam síndico de desviar R$ 80 mil de condomínio do DF
Ex-síndico, John Ferraz, é acusado de dar calote em condôminos de Brasília. Foto: Reprodução

Cerca de R$ 40 mil foram gastos em combustível e festas. Ele se afastou da função e foi para a praia. Moradores descobriram fraude após corte de água

Os moradores descobriram a fraude no último dia 22, quando o abastecimento de água foi interrompido em todas as 150 residências por falta de pagamento. Além de desviar os R$ 80 mil, ele teria deixado de quitar várias despesas condominiais. Atualmente, há uma dívida de R$ 6 mil com a empresa Orona AMG Elevadores, responsável pela instalação e manutenção dos ascensores.

Os condôminos foram à 32ª Delegacia de Polícia na última quarta-feira (29), munidos de extratos bancários da conta do prédio. Eles afirmaram à polícia que há apenas R$ 17 em caixa. Após descobrirem a fraude, eles procuraram a mulher do ex-síndico. Ela afirmou que a quantia será devolvida e sugeriu que a família venderá o apartamento para ressarcir o condomínio.

Omissão frequente
Segundo o grupo, omitir algumas contas ao fechar o balancete mensal era um hábito do ex-síndico. No entanto, ele continuou no exercício da função por meses. Eles alegam ainda que, durante reuniões feitas com o Conselho Fiscal, John Ferraz afirmava que as empresas contratadas não entregavam os comprovantes ou que já havia anexado os papéis ao livro de contas.

Antes de renunciar ao cargo, em agosto, o homem enviou um e-mail aos moradores. A mensagem dizia que o motivo era um parente distante adoentado, que precisaria de cuidados. Dias depois, ele enviou fotos em uma Praia do Rio de Janeiro para um amigo, que chegaram ao conhecimento dos condôminos.

Fonte: Jornal de Brasilia

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ENERGIA RECUPERADA EM TRÊS MESES É SUFICIENTE PARA ABASTECER 140 MIL CASAS POR 30 DIAS

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Neoenergia Brasília realiza mais de 35 mil ações de recuperação de energia em todo o Distrito Federal. Parte do valor da energia furtada é pago por todos os consumidores

 

Brasília, 14 de junho de 2022 –* O combate a perdas de energia é uma prioridade para a Neoenergia Brasília. Só nos três primeiros meses do ano, a distribuidora recuperou 28 milhões de kWh, o suficiente para abastecer 140 mil residências por 30 dias. Para se chegar a essa marca, foram realizadas mais de 35 mil ações de prevenção e combate aos desvios de energia, como regularização de clientes clandestinos (4,3 mil), fiscalização (23 mil) e substituição de medidores (7,7 mil), além do uso de tecnologia para se evitar fraudes, como a instalação de sensores na rede e a manutenção da telemedição nos maiores consumidores.

 

É importante ressaltar que, somente com 1.940 ações realizadas nas classes comercial e industrial, neste período, a distribuidora recuperou 64% do montante recuperado em todas as classes no período. Com 18 milhões de kWh recuperados, é possível abastecer 90 mil residências por 30 dias.

 

“Esse trabalho é fruto de ações de inteligência, associadas a operações estratégicas de campo e com a colaboração de todas as áreas da empresa”, explica Gustavo Alvares, diretor- superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Brasília. “Aumentaremos o ritmo de inspeções nos próximos meses e reforçaremos a ideia de que o furto de energia não compensa. As empresas devem procurar a Neoenergia para regularizar seus débitos e adequar as ligações de suas unidades”, finaliza.

 

De todas as ações, um caso emblemático chamou a atenção. No último mês de fevereiro, o time da Neoenergia Brasília recuperou 2,26 GWh em uma fábrica de gelo, localizada na BR- 060, Km 18, no Recanto das Emas. Esse montante, sozinho, abasteceria 11,3 mil casas por um mês e a fatura ficou próxima aos R$ 2 milhões.

 

*BALANÇO -* No primeiro ano de atuação no Distrito Federal, a Neoenergia Brasília recuperou mais de 205,20 Gigawatt-hora (GWh) – suficiente para abastecer todos os clientes residenciais (aproximadamente 950 mil) da capital federal durante um mês inteiro – em ações diárias, impactando positivamente também, na segurança da população e na qualidade do fornecimento de energia.

 

*DENÚNCIA -* Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Neoenergia Brasília reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas na central de teleatendimento da distribuidora, por meio do telefone gratuito 116.

A Neoenergia Brasília reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato com a concessionária.

 

*CLANDESTINOS -* Os novos clientes têm a energia regularizada por meio do programa Energia Cidadã. Alinhada ao programa Energia Legal do GDF, a distribuidora regularizou a energia para mais de 28 mil famílias no último ano, levando desenvolvimento econômico, social e mais dignidade para essa parcela da população. Com energia de qualidade, mais segurança e cidadania ainda terão acesso a inúmeros outros benefícios proporcionados pela distribuidora, como participação nos programas de Eficiência Energética, com campanhas de consumo consciente, doação de lâmpadas e geladeiras.

 

*SEGURANÇA -* A utilização de gambiarras para garantir o fornecimento de energia elétrica é contra a lei e extremamente perigoso. Esses tipos de intervenções na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança, sem atender as normas do setor elétrico e sem a utilização de profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes e incêndios, além de sobrecarga.

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