Pesquisar

distrito federal

Moradores de Planaltina ganham novas linhas de ônibus

[metaslider id="828891"]

Publicados

em

[metaslider id="791527"]

Região de Arapoanga e de bairros vizinhos recebem circulares e são atendidos por sistema de integração nas viagens até o Plano Piloto

Os passageiros do Arapoanga e de outros bairros próximos às rodovias DF-128 e DF-230, em Planaltina, têm, à disposição, mais viagens de ônibus.

É que Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) criou as linhas circulares 066.5 e 066.6, que, agora, fazem o trajeto entre Arapoanga e o Terminal Rodoviário de Planaltina, passando, também, pelo Setor Residencial Leste, Vila Buritis e Mestre D’Armas. Juntas, as novas linhas circulares farão 57 viagens. A tarifa de ambas custa R$ 2,50.

Já a linha 066.4, que circula entre o Terminal de Planaltina e a BR-020, ganhou mais 17 horários, passando a ter 26 viagens no total.

Com a ampliação das linhas circulares, será possível implantar o sistema integrado para os passageiros de Arapoanga e região. Das 8h30 às 16h, as linhas 0.643, 616.2 e 643.1 – que vão para os Eixo Norte/Sul e W3 Sul e Norte e possuem média de uma viagem a cada hora nesse período – deixarão de operar.

Plano Piloto
Para chegar ao Plano Piloto, esses usuários poderão embarcar nas linhas circulares 066.5, 066.6 e 066.4 – cujo intervalo entre as viagens no entrepico será de oito minutos – para se deslocarem até o Terminal de Planaltina, onde será possível fazer integração com as linhas 600.7, 620.1 ou 640.2, que receberão, juntas, o reforço de 14 horários, totalizando 159 viagens no período.

Com a integração, além de ter maior frequência, a previsão é de que os passageiros economizem 20 minutos em cada viagem realizada até o Plano Piloto. A divulgação das novidades já está sendo feita para os usuários por meio de panfletos no terminal de Planaltina e nas paradas das regiões beneficiadas. Os horários das linhas podem ser consultados no site do DFTrans.

Fonte: Metropolis

[metaslider id="806794"]
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

distrito federal

ENERGIA RECUPERADA EM TRÊS MESES É SUFICIENTE PARA ABASTECER 140 MIL CASAS POR 30 DIAS

Publicados

em

Por

Neoenergia Brasília realiza mais de 35 mil ações de recuperação de energia em todo o Distrito Federal. Parte do valor da energia furtada é pago por todos os consumidores

 

Brasília, 14 de junho de 2022 –* O combate a perdas de energia é uma prioridade para a Neoenergia Brasília. Só nos três primeiros meses do ano, a distribuidora recuperou 28 milhões de kWh, o suficiente para abastecer 140 mil residências por 30 dias. Para se chegar a essa marca, foram realizadas mais de 35 mil ações de prevenção e combate aos desvios de energia, como regularização de clientes clandestinos (4,3 mil), fiscalização (23 mil) e substituição de medidores (7,7 mil), além do uso de tecnologia para se evitar fraudes, como a instalação de sensores na rede e a manutenção da telemedição nos maiores consumidores.

 

É importante ressaltar que, somente com 1.940 ações realizadas nas classes comercial e industrial, neste período, a distribuidora recuperou 64% do montante recuperado em todas as classes no período. Com 18 milhões de kWh recuperados, é possível abastecer 90 mil residências por 30 dias.

 

“Esse trabalho é fruto de ações de inteligência, associadas a operações estratégicas de campo e com a colaboração de todas as áreas da empresa”, explica Gustavo Alvares, diretor- superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Brasília. “Aumentaremos o ritmo de inspeções nos próximos meses e reforçaremos a ideia de que o furto de energia não compensa. As empresas devem procurar a Neoenergia para regularizar seus débitos e adequar as ligações de suas unidades”, finaliza.

 

De todas as ações, um caso emblemático chamou a atenção. No último mês de fevereiro, o time da Neoenergia Brasília recuperou 2,26 GWh em uma fábrica de gelo, localizada na BR- 060, Km 18, no Recanto das Emas. Esse montante, sozinho, abasteceria 11,3 mil casas por um mês e a fatura ficou próxima aos R$ 2 milhões.

 

*BALANÇO -* No primeiro ano de atuação no Distrito Federal, a Neoenergia Brasília recuperou mais de 205,20 Gigawatt-hora (GWh) – suficiente para abastecer todos os clientes residenciais (aproximadamente 950 mil) da capital federal durante um mês inteiro – em ações diárias, impactando positivamente também, na segurança da população e na qualidade do fornecimento de energia.

 

*DENÚNCIA -* Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Neoenergia Brasília reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas na central de teleatendimento da distribuidora, por meio do telefone gratuito 116.

A Neoenergia Brasília reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato com a concessionária.

 

*CLANDESTINOS -* Os novos clientes têm a energia regularizada por meio do programa Energia Cidadã. Alinhada ao programa Energia Legal do GDF, a distribuidora regularizou a energia para mais de 28 mil famílias no último ano, levando desenvolvimento econômico, social e mais dignidade para essa parcela da população. Com energia de qualidade, mais segurança e cidadania ainda terão acesso a inúmeros outros benefícios proporcionados pela distribuidora, como participação nos programas de Eficiência Energética, com campanhas de consumo consciente, doação de lâmpadas e geladeiras.

 

*SEGURANÇA -* A utilização de gambiarras para garantir o fornecimento de energia elétrica é contra a lei e extremamente perigoso. Esses tipos de intervenções na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança, sem atender as normas do setor elétrico e sem a utilização de profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes e incêndios, além de sobrecarga.

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA