Coreia do Sul lança primeiro foguete espacial de fabricação própria; veja imagens

A Coreia do Sul lançou nesta terça-feira (21) seu primeiro foguete espacial de fabricação nacional, após uma primeira tentativa frustrada em outubro do ano passado.

De fabricação 100% nacional, o Veículo Coreano de Lançamento Espacial II, batizado de Nuri, decolou da estação de Goheung, no sul do país, às 07h no horário local (04h no horário de Brasília), e enviou satélites desenvolvidos por universidades do país a uma estação espacial.

Imagens do foguete Nuri, lançado pela Coreia do Sul em 21 de junho de 2022. — Foto: via AFP

O lançamento marca um ambicioso projeto espacial da Coreia do Sul, segundo o presidente, Yoon Suk-yeol, e coloca Seul na linha de países asiáticos com missões espaciais avançadas, como China, Japão, Índia e Coreia do Norte.

“(O lançamento) é o produto de 30 anos de desafios monstruosos. Mas o caminho da nossa terra para o espaço foi inaugurado, e, a partir de agora, os sonhos e esperanças de nosso povo e nossa juventude serão ampliados para o espaço”, declarou, após o foguete ser lançado.

 

Lançamento do Nuri em 21 de junho de 2022. Esta foi a segunda tentativa de lançar o foguete ao espaço. Na primeira, em 2021, o foguete não conseguiu deixar satélites no espaço. — Foto: via AFP

Apesar da operação ser considerada um êxito, esta foi a segunda tentativa de lançar o foguete ao espaço. Em outubro de 2021, as três etapas do lançamento funcionaram da maneira correta, elevando o foguete a 700 quilômetros de altura. A carga útil de 1,5 tonelada também foi separada com sucesso, mas não foi possível colocar a simulação de satélite em órbita, o que os responsáveis pela operação conseguiram fazer desta vez.

“Nossa ciência e nossa tecnologia deram largos passos. Agora, os céus do universo coreano agora estão totalmente abertos”, declarou o Ministro de Ciência e Tecnologia do país, Lee Jong-ho.

 

Leia Também:  'Demorei 2 meses para contar à minha mãe que estava na Ucrânia': brasileiro da ONU conta como ajudou população em cidade destruída
Momento em que foguete sul-coreano Nuri é lançado ao espaço de uma base no sul do país, em 21 de junho de 2022.  — Foto: via AFP

Além de um satélite de teste, Nuri transportou outro satélite de verificação de funcionamento de foguetes e quatro pequenos satélites cúbicos desenvolvidos por quatro universidades locais para pesquisas.

O foguete de três estágios foi desenvolvido ao longo de uma década a um custo de 2 trilhões de wons (cerca de R$ 8,3 bilhões). Pesa 200 toneladas, tem 47,2 metros de comprimento e seis motores de combustível líquido.

COMENTE ABAIXO:

Últimas Notícias

Gostou da notícia? Quer mais?

Nos Siga no Facebook 

para mais Notícias

Gostou da notícia? Nos Siga para Mais.

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?