
MUNDO
Vacinar-se antes por ser político, um debate nos EUA

A líder dos democratas no Congresso, Nancy Pelosi, se vacuna contra a covid-19 em Washington em 18 de dezembro de 2020 – POOL/AFP
No início de dezembro, o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), principal agência federal de saúde pública dos Estados Unidos, recomendou que fosse dada prioridade ao recebimento da vacina tanto para profissionais de saúde quanto aos moradores de asilos, ou seja, cerca de 24 milhões de pessoas. Mas quatro dias após o início da campanha de imunização nos EUA, com a primeira injeção da Pfizer/BioNTech, o médico do Congresso convidou todos os legisladores a se vacinarem, para garantir a “continuidade do governo”.
Tanto a líder democrata no Congresso, Nancy Pelosi, 80 anos, quanto o líder republicano no Senado, Mitch McConnell, 78, imediatamente arregaçaram as mangas para receber a vacina e pedir aos compatriotas que fizessem o mesmo.
Os governadores do Texas e Kentucky, dois estados fortemente atingidos pela pandemia, também receberão a vacina, na terça-feira, e a futura vice-presidente, Kamala Harris, será vacinada na próxima semana.
– ‘Má estratégia’ –
Mas a vacinação de políticos mais jovens e, portanto, com menor probabilidade de desenvolver formas graves da covid-19, gerou protestos. Foi o caso de Alexandria Ocasio-Cortez, uma estrela de esquerda americana de 31 anos e membro da Câmara dos Deputados, cuja vacinação não passou despercebida, pois foi meticulosamente registrada em sua conta no Instagram. “Eu nunca pediria que fizessem algo se eu mesma não estivesse preparada para fazê-lo”, disse.
“Não somos mais importantes do que trabalhadores da linha de frente, professores etc., que se sacrificam todos os dias”, denunciou no Twitter Ilhan Omar, outro jovem deputado democrata próximo de seu parceiro na hierarquia.
Tulsi Gabbard, 39, representante do Havaí e ex-candidata nas primárias presidenciais democratas, acredita que priorizar políticos para serem vacinados é uma ” má estratégia de saúde pública”. “Eu tinha planejado ser vacinada, mas, em solidariedade aos nossos mais velhos, não farei isso antes de ter a possibilidade”, explicou.
Do lado republicano, onde muitas vozes minimizaram a gravidade do vírus, políticos agora recebem críticas por passarem na frente na fila para receber a vacina. É o caso do representante de Iowa, Joni Ernst, acusado de espalhar teorias conspiratórias sobre o vírus.
Outros, como os senadores Marco Rubio e Lindsey Graham, pagam o preço por sua proximidade com Donald Trump, que criticou o uso de máscaras e realizou comícios durante a campanha presidencial, em que as medidas de proteção não foram respeitadas. “O Congresso literalmente não fez nada nos últimos oito meses. Agora, eles estão pulando para sua vez”, criticou o governador de New Hampshire, Chris Sununu, no Twitter. “É ultrajante. E insultante.”
Fonte: IstoÉ


MUNDO
Jovem diz não saber que estava grávida e dá à luz na cadeira do dentista: ‘Mal tive tempo de sentar’
-
DISTRITO FEDERAL6 dias atrás
Superintendente da Região Sul do CDDF, Alzira Folha, recebe elogios e afagos na inauguração da Vicinal-371 em Santa Maria
-
BRASIL POLÍTICA6 dias atrás
Após sinalização de interferência de Bolsonaro, ações da Eletrobras valorizam 23% na semana
-
SAÚDE6 dias atrás
Brasil já é o 5º país que mais vacinou contra o coronavírus no mundo
-
CLDF6 dias atrás
Conheça algumas das ações do Deputado Jorge Vianna nesta semana
-
CLDF3 dias atrás
Deputado Iolando propõe projeto de lei que insere acessibilidade na Central 156 para pessoas com deficiência auditiva
-
POLICIAL7 horas atrás
PMDF prende acusado de cometer roubos em Brasília e no Entorno
-
POLICIAL6 dias atrás
Mulher que esfaqueou marido no DF é presa por homicídio qualificado
-
SAÚDE2 dias atrás
Diagnósticos de morte cerebral cresceram 27% no DF em 2020