Ex-secretário do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira é a aposta do PT-DF para disputar vaga na Câmara Federal
Com o desafio de renovar o capital político no Distrito Federal e consolidar uma nova força progressista na capital, o Partido dos Trabalhadores (PT-DF) tem como uma de suas principais apostas para a Câmara dos Deputados o nome do advogado popular e gestor público Marivaldo Pereira.
Com mais de 20 anos de experiência no serviço público, o pré-candidato desponta como uma das referências técnicas do campo da esquerda para enfrentar o debate sobre a arquitetura da segurança pública brasileira e a fiscalização de recursos locais durante o período eleitoral.
Durante o atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marivaldo desempenhou funções de alto escalão na Esplanada dos Ministérios. Atuou como Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Justiça e Segurança Pública (2023-2024) e, na sequência, assumiu a posição de Secretário de Assuntos Legislativos (2024-2026), sob a gestão do ministro Ricardo Lewandowski. Atualmente, colabora diretamente na formulação de propostas legislativas como assessor na Liderança do PT na Câmara dos Deputados.
Fiscalização e atuação jurídica no DF Paralelamente à atuação federal, Marivaldo Pereira mantém forte articulação jurídica e de base no Distrito Federal. Recentemente, o advogado popular foi o responsável por redigir e protocolar uma representação junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF) e ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) exigindo a investigação de um contrato de R$ 5 milhões firmado entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e o Instituto Conhecer Brasil (ICB), organização presidida pela dona da produtora do filme Dark Horse.
Brasiliense, graduado e mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Marivaldo possui um histórico consolidado no Executivo Federal, tendo trabalhado com ministros da Justiça das gestões petistas e sido o primeiro negro a ocupar o cargo de ministro da Justiça interino na história do país. Também acumula em seu currículo a função de subchefe-adjunto para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República. No cenário eleitoral do DF, foi candidato ao Senado em 2018, quando obteve mais de 83 mil votos, e disputou uma vaga como deputado distrital em 2022, ficando como primeiro suplente da federação.
Disputa de narrativas e debate local - Para Marivaldo, as eleições no DF serão o momento ideal para demonstrar a importância de consolidar o projeto de reconstrução nacional liderado pelo presidente Lula, com foco na defesa da soberania, fortalecimento dos serviços públicos e modernização no modelo de segurança pública.
O pré-candidato também aponta que o debate sobre a probidade administrativa e escândalos financeiros nacionais e locais deve centralizar a agenda política do DF nos próximos meses, mencionando os desdobramentos do chamado 'Caso Master'.
"O que vimos até agora nas investigações é apenas a ponta do iceberg. A articulação envolvendo nomes tradicionais da oposição e do Centrão está vindo a público. O avanço das investigações da Polícia Federal tende a expor as contradições da atual gestão do Governo do Distrito Federal e de seus aliados, mostrando quem realmente usou o patrimônio público de Brasília para favorecer interesses privados de organizações financeiras", aponta o advogado.
Histórico de base e trajetória de vida - A atuação de Marivaldo nas Regiões Administrativas do DF se dá por meio do projeto Gabinete Cidadão, com foco na advocacia popular. Entre as principais frentes de trabalho, destacam-se a defesa do direito à moradia para mais de 5 mil famílias nas Estâncias e no Recanto do Sossego, em Planaltina, e a inclusão de quase mil mulheres periféricas em projetos de dignidade menstrual distribuídos por nove cidades do DF. Suas principais bandeiras incluem um novo modelo de segurança pública cidadã, a defesa do funcionalismo público e o fim da escala 6x1 de trabalho.
Sua história pessoal reflete a realidade de milhares de brasilienses: filho de mãe solo (Dona Carminha), começou a trabalhar ainda na infância como feirante. Na juventude, foi office-boy e auxiliar de pedreiro. Incentivado pelos estudos na escola pública, ingressou na Faculdade de Direito da USP antes do período de vigência das políticas de cotas raciais, onde também concluiu o seu mestrado.
Disponibilidade para Entrevistas:
O pré-candidato está disponível para gravações em estúdio (TV/Rádio), entrevistas exclusivas por telefone, chamadas de vídeo ou posicionamentos para matérias escritas sobre os seguintes temas:
● Segurança pública, inteligência policial e combate ao crime organizado.
● Fiscalização de contratos públicos e combate à corrupção no DF.
● Direitos trabalhistas, fim da escala 6x1 e valorização do servidor público.
● Cenário político e articulação do campo progressista/Federação no DF para as eleições.
CONTATOS PARA A IMPRENSA:
● Assessora de Comunicação: Marina Marcondes
● E-mail: comunica.comdamar@gmail.com // WhatsApp: (61) 99327-4702