BRASÍLIA

Notícias

Adolescentro comemora Dia Mundial da Saúde Mental com música e brincadeiras

Evento também promoveu a boa ação com arrecadação de brinquedos para doação

ADRIANA SILVA I EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA I DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

O Adolescentro abriu as portas para a alegria e a diversão nesta quarta-feira (13). A unidade comemorou o Dia Mundial da Saúde Mental com festa para crianças e adolescentes com música, palhaços, brincadeiras, algodão doce, cachorro quente, refrigerante, pula-pula e escorrega.

Unidade é especializada no tratamento e acompanhamento de crianças e adolescentes – Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

Em tratamento desde 2018 na unidade, Jayne de Souza, de 16 anos, se encantou com a festa. “Eu estou adorando. Aqui me sinto bem, sou muito bem atendida e a festa está muito animada”, afirma. O Adolescentro é um centro especializado de saúde mental que atende pacientes de 12 a 17 anos incompletos (16 anos, 11 meses e 29 dias). O acesso ao serviço é regulado podendo atender pacientes de todas as regiões de saúde do DF.

Palhaços e brincadeiras divertiram os pacientes do Adolescentro – Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

“Abrimos nosso espaço para receber as crianças, os adolescentes e suas famílias para comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental e também o Dia das Crianças. Uma festa alegre com muita música, comida e brincadeiras para que nossos pacientes interajam e se distraiam de maneira lúdica e saudável, mantendo todos os protocolos de segurança”, explica a diretora da Atenção Secundária da Região de Saúde Central, Pollyana Mertens.

Leia Também:  Covid-19: Brasil deve receber 69,4 mi de doses de vacinas em setembro

Brinquedos infláveis embalaram as brincadeiras no Adolescentro – Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

A unidade

O Adolescentro possui selo de referência pelo trabalho desenvolvido, emitido pela Organização Mundial de Saúde (Opas). O ambulatório especializado em saúde mental para crianças e adolescentes possui equipe multidisciplinar que atuam nas especialidades de psicologia, psiquiatria, enfermagem e terapia ocupacional que realizam atendimento individual e em grupo baseado no contexto familiar do paciente, dando suporte psicológico tanto ao paciente quanto aos seus familiares.

Pula-pula divertiu quem participou da festa – Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

Os atendimentos são direcionados a queixas moderadas de saúde mental, como transtorno de aprendizagem, déficit intelectual, transtorno do espectro autista, vivencia de violência sexual ou física, depressão, ansiedade e transtornos alimentares.

A unidade fica localizada na 605 Sul, funciona de segunda a sexta-feira de 8h às 18h.

Saúde

COMENTE ABAIXO:
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Notícias

Ação conjunta leva atendimento às mulheres no Itapoã

Publicados

em

Por

Serviço das secretarias de Saúde e da Mulher faz parte da campanha Outubro Rosa e contou a administração regional

LUIZ FERNANDO CÂNDIDO, DA REGIÃO LESTE | EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

A campanha Outubro Rosa destaca a importância do autocuidado feminino e incentiva as mulheres a buscarem o acompanhamento médico especializado. Durante todo o mês, várias unidades da rede pública de saúde estão promovendo ações voltadas à saúde da mulher. Na Unidade Básica de Saúde 3 do Itapoã diversos serviços foram levados à população da região por meio de uma ação conjunta das secretarias de Saúde e da mulher, além da Administração Regional da cidade.

Unidade móvel levou atendimentos na unidade – Foto: Luiz Fernando Cândido/Região Leste

Os serviços ocorreram durante a manhã com o atendimento de 81 mulheres e contaram com a unidade móvel da Secretaria da Mulher. Na ocasião, foram coletadas 47 amostras de citopatológicos de colo do útero, inseridas 31 mamografias na central de regulação e realizados 32 exames clínicos das mamas. “Ofertar serviços para as mulheres, no Itapoã, por meio da unidade móvel, é uma oportunidade sempre gratificante”, afirma a gerente de serviços da Atenção Primária 2, Fernanda Santana. “São números bem expressivos”.

Leia Também:  Campanha alerta população sobre vacinas contra Covid-19 falsificadas

Quem aproveitou a oportunidade e procurou a UBS foi Maria do Carmo dos Santos, de 56 anos. Ela conta que fez o exame preventivo no ano passado, também na unidade móvel, quando estava na região. “Mais perto de casa facilita fazer o exame. Trazendo uma coisa boa pra gente”, agradece.

Atendimento na UBS 3 do Itapoã beneficiou 81 mulheres – Foto: Luiz Fernando Cândido/Região Leste

As ações da Secretaria de Saúde estão a todo vapor. No mês de outubro, as UBSs 2 e 3 do Itapoã têm ampliado a agenda com mais vagas de consultas, tanto para a coleta de citopatológicos em mulheres, quanto para a inserção de DIU, com acesso dessas pacientes aos serviços.

Segundo a gerente Fernanda Santana, novas ações estão previstas para a região. “Estamos planejando outras ações no território, inclusive, um dia em novembro, visando às ações voltadas para os moradores da região administrativa”, pontua.

Leia Também:  Brasil ultrapassa marca de 490 mil mortes por Covid-19
--> Saúde

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

Nos siga no Facebook

DISTRITO FEDERAL

ECONOMIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Gostou da notícia? Quer mais?

Nos Siga no Facebook 

para mais Notícias

Gostou da notícia? Nos Siga para Mais.