BRASÍLIA

Notícias

Hospital da Criança de Brasília recebe doação de 9,5 milhões da Secretaria de Justiça

Com o valor será feita a aquisição de equipamento de ressonância magnética e adequação do espaço para sua instalação

JURANA LOPES I EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA I DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

Nesta quarta-feira (13), foi feita a entrega simbólica da doação de R$ 9,5 milhões da Secretaria de Justiça ao Hospital da Criança de Brasília (HCB), uma pauta de extrema relevância para a saúde pública do Distrito Federal. O valor será utilizado para aquisição do equipamento de ressonância magnética e adequação do espaço para instalação do aparelho. O recurso é proveniente do Fundo Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA).

Doação simbólica de recurso da Secretaria de Justiça  para o Hospital da Criança – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

“Este é um momento muito significativo porque estamos falando de crianças. Daqui a um ano teremos um equipamento fundamental para ajudar na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas doenças que afetam as crianças”, afirma o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache.

Atualmente, há cerca de 300 crianças aguardando a realização do exame. Após a instalação do equipamento, serão atendidas 20 crianças por dia e a previsão é de que sejam realizadas 3,6 mil ressonâncias por ano.

A presidente da Abrace (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias), Maria Ângela Marini, ficou muito feliz com a doação e disse que o objetivo da instituição é dar qualidade no tratamento de crianças com câncer e outras doenças de alta e média complexidade.

Leia Também:  Um sucesso a terceira reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Norte

“A Abrace e o HCB estão caminhando juntos. Graças a diversas parcerias com entidades de vários setores e o GDF, a criança do DF tem um lugar para ser atendida com excelência e qualidade. Essa doação simbólica trará esperança e tem grande importância para a pediatria”, destaca Maria Ângela. A previsão é que o novo aparelho comece a funcionar daqui um ano, em outubro de 2022, pois é o tempo estimado para a compra do aparelho (importado) e a adequação do espaço em que será instalado.

Inaugurado em novembro de 2011, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) realizou mais de 5 milhões de atendimentos (5.060.679) até o final de setembro de 2021. Dentre eles, destaca-se a realização de 61 mil sessões de quimioterapia. Hoje, o hospital é referência no tratamento de média e alta complexidade infantil no Brasil.

Investimento

Com recursos do Fundo Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA), o Hospital da Criança terá uma nova ala de ressonância magnética. No total, serão investidos R$9,5 milhões na aquisição do equipamento e na obra de adequação do espaço físico para instalação do novo aparelho. O projeto é uma parceria do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA/DF), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania, com a Abrace.

Leia Também:  DF Legal ultrapassa 2 milhões de vistorias no combate à covid-19

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

“Essa é uma celebração da criança como prioridade absoluta do Estado. Temos um trabalho diário e comprometido para dar o melhor à população do DF. Precisamos melhorar ainda mais o atendimento do Hospital da Criança de Brasília, que é referência. A nossa preocupação é apoiar projetos nas mais diversas áreas, como saúde, educação, esporte e social, em parceria com instituições da sociedade civil”, explica a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Fechando o ato simbólico, a primeira-dama do DF e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha parabenizou o trabalho realizado pela Abrace e destacou que o HCB é um grande orgulho para o Distrito Federal, pois foi construído por várias mãos, com parcerias de muitas instituições e membros da sociedade civil em prol da melhoria do acesso aos tratamentos de alta complexidade de crianças.

“O Estado deve doar o mínimo de dignidade para o cidadão. O HCB é um hospital muito importante para as crianças, onde presta um trabalho de excelência. Por isso, cada nova conquista nesta unidade hospitalar nos alegra tanto”, conclui.

Saúde

COMENTE ABAIXO:
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Notícias

Ação conjunta leva atendimento às mulheres no Itapoã

Publicados

em

Por

Serviço das secretarias de Saúde e da Mulher faz parte da campanha Outubro Rosa e contou a administração regional

LUIZ FERNANDO CÂNDIDO, DA REGIÃO LESTE | EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

A campanha Outubro Rosa destaca a importância do autocuidado feminino e incentiva as mulheres a buscarem o acompanhamento médico especializado. Durante todo o mês, várias unidades da rede pública de saúde estão promovendo ações voltadas à saúde da mulher. Na Unidade Básica de Saúde 3 do Itapoã diversos serviços foram levados à população da região por meio de uma ação conjunta das secretarias de Saúde e da mulher, além da Administração Regional da cidade.

Unidade móvel levou atendimentos na unidade – Foto: Luiz Fernando Cândido/Região Leste

Os serviços ocorreram durante a manhã com o atendimento de 81 mulheres e contaram com a unidade móvel da Secretaria da Mulher. Na ocasião, foram coletadas 47 amostras de citopatológicos de colo do útero, inseridas 31 mamografias na central de regulação e realizados 32 exames clínicos das mamas. “Ofertar serviços para as mulheres, no Itapoã, por meio da unidade móvel, é uma oportunidade sempre gratificante”, afirma a gerente de serviços da Atenção Primária 2, Fernanda Santana. “São números bem expressivos”.

Leia Também:  DF Legal ultrapassa 2 milhões de vistorias no combate à covid-19

Quem aproveitou a oportunidade e procurou a UBS foi Maria do Carmo dos Santos, de 56 anos. Ela conta que fez o exame preventivo no ano passado, também na unidade móvel, quando estava na região. “Mais perto de casa facilita fazer o exame. Trazendo uma coisa boa pra gente”, agradece.

Atendimento na UBS 3 do Itapoã beneficiou 81 mulheres – Foto: Luiz Fernando Cândido/Região Leste

As ações da Secretaria de Saúde estão a todo vapor. No mês de outubro, as UBSs 2 e 3 do Itapoã têm ampliado a agenda com mais vagas de consultas, tanto para a coleta de citopatológicos em mulheres, quanto para a inserção de DIU, com acesso dessas pacientes aos serviços.

Segundo a gerente Fernanda Santana, novas ações estão previstas para a região. “Estamos planejando outras ações no território, inclusive, um dia em novembro, visando às ações voltadas para os moradores da região administrativa”, pontua.

Leia Também:  Covid-19: Butantan pede à Anvisa para incluir crianças e adolescentes de 3 a 17 anos na bula da CoronaVac
--> Saúde

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

Nos siga no Facebook

DISTRITO FEDERAL

ECONOMIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Gostou da notícia? Quer mais?

Nos Siga no Facebook 

para mais Notícias

Gostou da notícia? Nos Siga para Mais.