NOTICIAS DO DF
Justiça dá indenização milionária a gráficas investigadas por não prestarem serviço no aniversário de Brasília

Mesmo após investigação policial apontar que material não foi entregue, empresas conseguiram decisão favorável uma década após o caso
A suposta dívida pela confecção de calendários, agendas, para-sóis e outros itens, no entanto, é questionada pelo GDF e pela Propeg. Conforme alegam, os comprovantes de entrega do material publicitário eram falsos, e o trabalho nunca foi prestado.
Troca-troca e denúncia
Desde a data da contratação do serviço que deveria ter sido prestado pelas gráficas, em agosto de 2009, até o aniversário de Brasília, quando o material deveria ser entregue, em 21 de abril de 2010, o comando do GDF mudou quatro vezes.
Com o afastamento do então governador, José Roberto Arruda, em 11 de fevereiro daquele ano, assumiu o cargo o vice dele, Paulo Octávio. Menos de duas semanas depois, o então presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima, ficou com o posto, até Rogério Rosso ser eleito para completar o mandato, em 17 de abril de 2010.
Em 2010, as gráficas entraram na Justiça cobrando pelo serviço contratado pela Brasiliatur mas que, segundo investigações da Polícia Civil, nunca chegou a ser entregue. Agora, as empresas conseguiram decisão judicial favorável, ainda em primeira instância, na qual cabe recurso.

Secretaria de Transparência
Segundo processo do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), quando as gráficas contratadas entregaram os documentos supostamente comprobatórios para a cobrança do serviço, em 17 de dezembro de 2010, a Brasiliatur não autorizou o pagamento. A decisão seguiu entendimento da Secretaria de Transparência e Controle do DF.
“Os indícios de falsidade documental estão em nota técnica”, afirmou a PGDF. Por isso, a Brasiliatur não repassou qualquer verba à Propeg para pagamento do contrato. Ainda assim, a fatura caiu no colo da empresa, que classifica a situação como absurda.
Confira a documentação:

Slogan da BrasiliaturReprodução

Serviços que deveriam ter sido prestados pelas gráficas, firmados em contratoReprodução
Por meio de nota, a Propeg Comunicação informou que, “além do Governo do Distrito Federal, a agência também está sendo vítima desta fraude, não tendo nenhuma evidência de que os serviços foram efetivamente prestados”.
O trabalho inicial com as empresas ficou orçado em R$ 1.536.500 para confecção e distribuição do material. Porém, com o passar do tempo e as correções monetárias feitas pela Justiça, o valor chegou a cerca de R$ 5 milhões.
Sem autorização
Mesmo com indícios de que os serviços não tinham sido prestados, segundo inquérito policial e entendimento da PGDF, as gráficas Ipiranga, Verano Editora e Portal Print entraram com uma ação judicial contra a Propeg. O processo refere-se à Propeg porque ela subcontratou as gráficas, de acordo com a defesa das empresas.
“A partir do momento que uma empresa ganha uma licitação e o serviço dela é informática, ela pode fazer subcontratação de várias empresas, isso está correto. A Propeg ganhou uma licitação para prestar serviço ao GDF, e as empresas fecharam contrato com ela, não com o GDF. Por isso, nosso processo é contra a Propeg”, afirmou a advogada Taty Dayane Manso, que representa as gráficas.
A defensora acrescenta que os serviços contratados foram prestados, ao contrário do que consta no inquérito policial e em documentação da Procuradoria-Geral do DF.


NOTICIAS DO DF
Técnico de enfermagem de 45 anos morre de Covid no Distrito Federal

O maranhense Eurico Jardim de Souza trabalhava no Complexo Penitenciário da Papuda desde 2009
Morreu nesse domingo (8/3) o servidor Eurico Jardim de Souza, técnico de enfermagem de 45 anos que atuava na Penitenciária do Distrito Federal 2, no Complexo Penitenciário da Papuda. Ele faleceu após complicações da Covid-19.
“Amigo e companheiro. Eurico deixará um vazio irreparável na equipe e para os amigos”, completou a pasta, em nota de pesar.
-
CLDF6 dias atrás
Operadoras de telefonia podem ser obrigadas a identificar chamadas de forma gratuita
-
BRASIL DIVERSOS6 dias atrás
Dr. Jairinho e mãe de Henry são presos por morte do menino no Rio
-
GDF6 dias atrás
Hran recebe como prêmio ambulância doada pela CBF
-
BRASIL 617 dias atrás
INDICADORES: boi gordo registra nova elevação no preço, nesta quarta-feira (7)
-
BRASIL 617 dias atrás
Trabalhador pode contestar auxílio emergencial negado até 12 de abril
-
BRASIL 617 dias atrás
Medidas para conter cartel de combustível no país foi discutida no Senado
-
GDF6 dias atrás
Mais um passo é dado para a criação de novo polo logístico no DF
-
POLÍTICOS EM DESTAQUE5 dias atrás
Jorge Vianna condena fisiologismo da classe política em relação aos profissionais de saúde