Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, o fogo cercou cerca de 100 turistas no local e um deles teve queimaduras leves nos pés
Equipes do CBMGO, ICMbio, PrevFogo e brigadistas voluntários atuam no combate às chamas e no resgate dos turistas. O Vale da Lua está fechado para visitação no momento, segundo o Corpo de Bombeiros.
“Todos os turistas foram resgatados e retirados do local com segurança. Após a evacuação, pôde-se iniciar o combate utilizando as aeronaves do ICBMbio”, diz a nota do Corpo de Bombeiros de Goiás.
Veja imagens:

Brigadistas e bombeiros atuam no combate ao incêndioMaterial cedido ao Metrópoles
CBMGO/Divulgação

Mata em volta do Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, foi consumida pelo fogo

Jéssica Germano, de 31 anos, é de Brasília, mas atualmente mora em Portugal. Ela estava com o marido na Chapada dos Veadeiros desde quinta-feira (9/9). Neste domingo, o casal estava no Vale da Lua quando foi surpreendido pelo incêndio.
A turista relata que, em seguida, ela e o marido resolveram sair do local. “Vi o bombeiro passando o rádio para o pessoal lá de cima e a gente tentou logo ir subindo”, diz. “A orientação que os brigadistas davam era que a gente ficasse ali esperando passar, porque o fogo estava na trilha. Tinha muita fuligem. A gente ficou mais ou menos uma hora no sol, sentado nas pedras, porque era o único local seguro.”
Momentos depois, quando chegaram as equipes do CBMGO, o grupo de turistas que estava na região foi guiado por bombeiros para sair do local. “Nesse momento, o nosso receio era em relação aos carros, porque o fogo estava próximo da recepção, do início da trilha, e todos os carros estavam ali, tinha combustível. Estava queimando tudo muito rápido, então foi meio desesperador”, narra.
O Metrópoles procurou a assessoria de imprensa da Chapada dos Veadeiros para obter mais informações sobre a interdição do parque durante a operação de combate ao incêndio florestal e aguardava retorno até a publicação deste texto.