A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizará, na segunda-feira (1º/12), a 30ª edição e última do ano do projeto Dia da Mulher, iniciativa que reúne uma rede de serviços essenciais destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade. No evento haverá um bazar de doação de roupas e calçados, além da distribuição de 20 cestas básicas ofertadas pelo Rota do Bem e pela Fundação Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (CDL-DF), respectivamente. A ação ocorrerá no Nuclão da DPDF, localizado no Setor Comercial Norte, Quadra 1, Bloco G, Loja 01, Edifício Rossi Esplanada Business, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), com atendimento das 8h às 14h.
A 30ª edição do Dia da Mulher oferecerá ainda diversos atendimentos gratuitos jurídicos, de saúde e estética, com consulta com cardiologista, distribuição de vouchers para exames laboratoriais, citapatológicos, mamografias, auriculoterapia, ventosaterapia, multivacinação, doação de absorventes íntimos e além da oferta de atendimentos de diversos órgãos do GDF e parceiros privados. O evento contará ainda com decoração de Natal.
Para o defensor público-geral do DF, Celestino Chupel, a iniciativa simboliza o compromisso da instituição em olhar para cada mulher como sujeito de direitos, oferecendo um atendimento integrado que promove dignidade, autonomia e acesso real à Justiça. “Chegamos à 30ª edição fortalecidos e certos de que essa política transforma vidas e reduz desigualdades. A cada nova etapa, reafirmamos nosso dever de garantir que nenhuma mulher fique sem acolhimento, orientação ou proteção. Continuaremos avançando, ampliando nossos serviços e fortalecendo parcerias para que mais mulheres tenham acesso a uma Justiça efetiva, humana e inclusiva”, afirmou.
A subdefensora pública-gera, Bárbara Nunes Nascimento destaca que o projeto também funciona como ponte para a construção de novas possibilidades de vida. “O Dia da Mulher acolhe, orienta e encaminha. Mais do que resolver demandas urgentes, o projeto serve para reconstruir trajetórias, oferecendo suporte multidisciplinar e uma rede de cuidado capaz de amparar cada mulher de forma completa e humanizada”, explicou.
Moradora de Brazlândia, Lúcia Maria Silva, de 68 anos, esteve na 29ª edição do projeto e ressaltou sua relevância: “Consegui fazer meus exames, tirar dúvidas jurídicas e ainda participar de uma oficina de bem-estar. A sensação de acolhimento e segurança faz toda a diferença, principalmente para quem não tem acesso a esses serviços na rede privada”.
Dia da Mulher
Realizado sempre na primeira segunda-feira útil de cada mês, o evento disponibiliza atendimento jurídico especializado, encaminhamentos para a rede de proteção à mulher, exames de DNA para reconhecimento de paternidade, atendimentos de saúde, atividades de bem-estar, oficinas de capacitação e diversas outras ações, todas gratuitas e de fácil acesso à população.
Idealizado e promovido pela DPDF, o projeto tem como objetivo garantir que, em um único dia e local fixo, mulheres possam resolver demandas jurídicas, sociais, habitacionais, assistenciais e de saúde, com acolhimento especializado e atendimento humanizado. A iniciativa fortalece o compromisso constitucional da instituição de assegurar acesso à assistência jurídica integral, gratuita e de excelência, especialmente para quem enfrenta barreiras sociais, econômicas e de gênero.
Com foco nos desafios desproporcionais vividos por mulheres vulneráveis do DF, como baixa renda, desigualdade de oportunidades, violência doméstica e dificuldade de acesso a serviços básicos, o Dia da Mulher se tornou um ponto de referência para quem busca amparo jurídico, orientações sobre direitos, emissão de documentos, serviços psicossociais, atendimentos em saúde e encaminhamentos diversos. As participantes também podem levar suas crianças para usufruir da brinquedoteca instalada no local, garantindo que nenhuma barreira impeça o acesso ao atendimento.
Ao longo das edições, o projeto consolidou-se como uma política pública de acolhimento e autonomia, reforçando o papel da DPDF como guardiã dos direitos humanos e promotora da cidadania plena. A ação é resultado da articulação da DPDF com parceiros públicos e privados, ampliando a rede de proteção às mulheres do DF. Realizado mensalmente desde maio de 2023, o evento já contabilizou mais de 52 mil atendimentos, reforçando o compromisso da instituição com a promoção da dignidade, do acolhimento e da transformação social feminina.
Serviços prestados
Defensoria Pública do Distrito Federal
- Requerimento de passe livre para mulheres vítimas de violência
- Exames de DNA gratuitos
- Mediação e conciliação
- Orientação jurídica
- Iniciais Família
- Iniciais Saúde
- Atendimento psicossocial
Secretaria de Desenvolvimento Social – Cras móvel