Seja bem-vindo · Brasília, 12/01/2026
AO VIVO
Últimas notícias | Plínio defende manifestantes em ato na COP 30 e critica ações de ONGs
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretarias

Mutirão de zeladoria contempla diversos pontos de Ceilândia nesta segunda (12)

Por Redação 12/01/2026 às 11h35
Imagem da matéria
ouvir notícia
00:00

Na manhã desta segunda-feira (12), a Administração Regional de Ceilândia e equipes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) promoveram uma série de ações de limpeza e zeladoria urbana em diferentes pontos da cidade, atendendo demandas da população e reforçando o trabalho diário de manutenção dos espaços públicos.

Aproximadamente 120 toneladas de lixo e entulho foram recolhidas em apenas uma semana | Foto: Administração Regional de Ceilândia

Um dos locais contemplados foi a EQNN 6/8, onde moradores relataram o aumento do acúmulo de sujeira. Nesse trecho, houve retirada de lixo e entulho, roçagem do mato e desobstrução da passagem de pedestres, que estava parcialmente impedida.

Somente na última semana, em um período de cinco dias, foram retiradas cerca de 120 toneladas de lixo e entulho das vias públicas. Entre os serviços houve limpeza manual na EQNN 204, em Ceilândia Sul, e a remoção de grandes volumes de resíduos na QNN 11 – Área Especial, em Ceilândia Norte.

Coleta adequada

No Conjunto I da QNM 22, a QNM 14 – Área Especial e na QNN 12 – Área Especial, em Ceilândia Sul, foram removidas aproximadamente 24 toneladas de resíduos. Áreas próximas à linha do metrô, tanto em Ceilândia Sul quanto em Ceilândia Norte, também foram contempladas pelas ações.

“Ceilândia recebe limpeza diariamente”, lembra o administrador regional da cidade, Dilson Resende. “Nossas equipes estão nas ruas todos os dias, atendendo diferentes regiões da cidade, inclusive áreas próximas à linha do metrô, tanto na parte Sul quanto na Norte. É um trabalho contínuo, mas que depende também da colaboração da população para manter a cidade limpa.”

A Administração Regional de Ceilândia, em conjunto com os órgãos parceiros, reforça o pedido de colaboração da comunidade para evitar o descarte irregular de resíduos em vias públicas. A orientação é utilizar os locais adequados de coleta e denunciar práticas irregulares. Além de sujeitar o infrator a multas, o descarte inadequado compromete o sistema de drenagem urbana e prejudica o bem-estar coletivo. 

 

*Com informações da Administração Regional de Ceilândia