Foi encerrada nesta sexta-feira (13), em Brasília, a segunda reunião do Comitê Setorial de Patrimônio Cultural da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI). Ao final dos trabalhos, representantes das cidades participantes assinaram a Carta de Brasília sobre Patrimônio Histórico Cultural, documento que estabelece compromissos de cooperação para fortalecer políticas de preservação e gestão sustentável do patrimônio.
A cerimônia de encerramento ocorreu no auditório da Biblioteca Nacional Leonel Brizola. Após a solenidade, os delegados participaram de visitas técnicas a monumentos da área central da capital, incluindo a Praça dos Três Poderes, a Casa de Chá e a Catedral Metropolitana. A programação também incluiu um coquetel no Espaço Niemeyer antes do retorno das delegações aos seus países.
Durante três dias, representantes de capitais ibero-americanas debateram estratégias de proteção do patrimônio material e imaterial, o intercâmbio de experiências em políticas culturais e os desafios de conciliar crescimento urbano e preservação histórica.
Secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, Paco Britto afirmou que sediar o encontro e receber o reconhecimento internacional reforça o papel de Brasília no debate sobre preservação cultural.
“Foi um reconhecimento das capitais ibero-americanas ao trabalho de preservação e conservação de Brasília. Esse prêmio representa o cuidado com os monumentos e com a cultura da cidade. Preservar o patrimônio cultural vai além da proteção de edifícios históricos. Significa preservar memória, identidade e diversidade, ao mesmo tempo em que buscamos caminhos para conciliar preservação e desenvolvimento”, explicou.
A diretora-geral da UCCI, Luciana Binaghi Getar, destacou que o reconhecimento concedido à capital brasileira foi aprovado por consenso entre as cidades integrantes da rede. “Brasília é uma cidade viva e moderna. Mesmo com mais de 60 anos de construção, seus edifícios preservam um modernismo que continua impressionando. Para muitos urbanistas, é uma cidade modelo”, defendeu.
Segundo ela, a diversidade entre as cidades participantes fortalece o intercâmbio de experiências em torno da preservação cultural. “As cidades da UCCI são muito diferentes entre si, mas compartilham o compromisso de valorizar o patrimônio cultural. Essa diversidade enriquece o diálogo e a cooperação entre nós”, disse.
O encontro também marcou a entrega a Brasília do título de Capital Ibero-Americana de Patrimônio Cultural, anunciado na abertura do evento.
Reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1987, Brasília abriga um dos principais conjuntos urbanísticos modernistas do mundo, concebido por Lúcio Costa e com obras de Oscar Niemeyer.
Carta de Brasília
A Carta de Brasília sobre Patrimônio Histórico Cultural reúne as conclusões do encontro e estabelece diretrizes para ampliar a cooperação entre as cidades da rede na preservação do patrimônio cultural.
O documento reforça a importância do intercâmbio de políticas públicas, da inovação na gestão cultural e da adoção de estratégias que permitam conciliar preservação histórica, desenvolvimento urbano e qualidade de vida nas cidades.