Cerca de 100 agentes de planejamento de vários órgãos da administração direta e indireta do GDF participaram, nesta terça-feira (7), da 3ª Reunião Anual do Monitoramento, Avaliação e Revisão do PPA 2024-2027.
A reunião teve o objetivo de orientar as equipes responsáveis pelo acompanhamento do PPA sobre procedimentos metodológicos e operacionais, especialmente em relação ao ciclo de 2026. Os trabalhos foram conduzidos pela equipe técnica da Unidade de Elaboração, Monitoramento, Avaliação e Revisão de Planos e Programas de Governo (Uemar), vinculada à Secretaria de Economia (Seec-DF).
“O monitoramento em finalização é o ponto de partida para a revisão do PPA. Identificamos que alguns parâmetros já não refletem a realidade atual, e, por isso, será necessário ajustar indicadores, com exclusão ou inclusão de atributos mais adequados”, afirmou o subsecretário substituto de Planejamento Governamental, Danilo Costa Macedo. Ele destacou ainda que, em razão do calendário eleitoral, o trabalho neste ano será mais intenso, pois as equipes estão concluindo o monitoramento do ano-base 2025, que já servirá de base para a revisão do PPA.
Danilo Macedo também ressaltou a importância de tornar o processo mais eficiente para as unidades. “Nós queremos que seja útil. Se monitorar o atributo semestralmente, bimestralmente não for útil ou não for viável para a unidade, temos que avaliar para entender melhor o contexto dos órgãos”.
Ele lembrou que, no ano de 2027, as equipes de planejamento vão elaborar o próximo PPA, e, quanto mais atualizado com a realidade for finalizado esse ciclo 2024/2027, mais fácil será o trabalho no ano que vem para todos os envolvidos.
Durante a apresentação, o chefe substituto da Unidade de Elaboração, Monitoramento, Avaliação e Revisão de Planos e Programas de Governo, Alexandre Bartolomeu Côrtes Rosa, destacou que a reunião era primordialmente para rever alguns conceitos e atentar para detalhes importantes que vão ajudar a evitar necessidades de ajustes e retrabalho. “Queremos deixar o PPA mais consistente e alinhado, facilitando a transição para o próximo ciclo e garantindo continuidade metodológica”, afirmou.
Elogios à iniciativa
Participantes destacaram a importância da iniciativa da Secretaria de Economia. As agentes de planejamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF) Ana Carolina Passos e Liliam Seabra avaliaram que a capacitação ajuda a reduzir erros e melhora a qualidade das informações prestadas.
Para Ana Carolina, que atua na alimentação do sistema com dados do órgão, a oficina contribui diretamente para o trabalho das equipes. “A capacitação nos ajuda a entender melhor o processo e a prestar as informações da forma correta. É um apoio importante para o dia a dia”, disse.