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Nova diretoria específica vai fazer atendimento à população de rua
O Governo do Distrito Federal (GDF) deu mais um passo para garantir a proteção social à população de rua do DF. Publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (30), a criação da Diretoria de População de Rua (Dipop) na estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) tem o objetivo de qualificar as estratégias para estruturar e acompanhar melhor os serviços da pasta que abrangem as pessoas em situação de rua.
“A pandemia e a recessão econômica causaram impactos muito severos nas pessoas mais vulneráveis, sobretudo nas pessoas em situação de rua no Brasil e no mundo. E os desafios são complexos e requerem soluções diversas, entendendo que cada uma dessas pessoas tem histórias diferentes. Então, é preciso a reestruturação de medidas, de setores, de modo que a gente mude de patamar o atendimento às pessoas em situação de rua, garantindo, de fato, dignidade a elas”
Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social
A coordenadora de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Aline Pinho, explica que a diretoria vai contribuir tanto para a melhoria dos serviços já existentes quanto para propor novas soluções, como no caso das ações do Plano do GDF para Efetivação da Política Distrital da Pessoa em Situação de Rua.
“Com a nova diretoria, nós vamos conseguir olhar o tema com ainda mais cuidado, com acompanhamento técnico mais próximo, além de buscar estruturar novas possibilidades de atendimento. Significa ter uma estrutura melhor no sentido de diversificar ofertas para potencializar as ações intersetoriais previstas no Plano. Ou seja, poderemos pensar em estratégias ainda mais efetivas para essa população, que é tão heterogênea”, detalhou Aline.
Hoje, os serviços para este público estão concentrados na Diretoria de Serviços Especializados a Famílias e Indivíduos (Disefi), responsável tanto pelos Centros Especializados de Assistência Social (Creas) que atende famílias que vivenciam situações de violência ou violação de direitos, como também pelos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop) e pelo Serviço Especializado de Abordagem (Seas). A reorganização do atendimento à população em situação de rua dentro da secretaria dialoga com o planejamento Estratégico Institucional da pasta, que prevê mais ofertas para estimular a saída dessas pessoas das ruas e promoção de suas autonomias.
“A gente vai ter uma perspectiva para o Centro Pop mais diferenciada, um monitoramento mais qualificado e melhor planejamento de outras ações que demandam muita articulação tanto com a população de rua como com outros órgãos. A diretoria vai conseguir olhar para a questão com mais prioridade, mais calma, estruturar melhor as informações, os dados”, pontua a gestora.
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, explica que a nova unidade será um salto de qualidade para aprimoramento das políticas públicas para as pessoas em situação de rua, mas também um legado para a assistência social do DF.
“A pandemia e a recessão econômica causaram impactos muito severos nas pessoas mais vulneráveis, sobretudo nas pessoas em situação de rua no Brasil e no mundo. E os desafios são complexos e requerem soluções diversas, entendendo que cada uma dessas pessoas tem histórias diferentes. Então, é preciso a reestruturação de medidas, de setores, de modo que a gente mude de patamar o atendimento às pessoas em situação de rua, garantindo, de fato, dignidade a elas”, afirma Ana Paula.
*Com informações da Sedes-DF
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GDF lança processo seletivo para bolsas de estudo de graduação
O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta segunda-feira (9), o processo seletivo do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos, que ocorre semestralmente para as vagas abertas no Centro de Ensino Unificado do DF (UDF), conforme edital publicado no Diário Oficial (DODF). Ao todo, são oferecidas 82 vagas destinadas a servidores e empregados públicos do GDF e aos egressos da rede pública de ensino.
As inscrições podem ser feitas de 11 de dezembro a 3 de janeiro. Após a apuração, os candidatos contemplados terão direito a uma bolsa integral para cursar o ensino superior no UDF, com início das aulas previsto para 17 de fevereiro de 2025.
O processo para concessão das bolsas terá etapas distintas de seleção para servidores públicos e sociedade civil. No caso dos candidatos da administração pública, serão levados em conta o tempo de serviço, o número de dependentes legais, o salário e o nível de escolaridade.
Já para os candidatos da sociedade civil, podem se inscrever alunos que tenham cursado o ensino médio inteiro em escolas públicas, tanto do Distrito Federal quanto de outros estados, e também alunos egressos de escolas militares ou institutos federais. É necessário não ser portador de diploma de curso superior, ter realizado as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2022 ou de 2023 e comprovar hipossuficiência da renda familiar.
O edital contempla os 21 cursos presenciais do centro universitário. Entre eles estão as graduações em direito, administração, fonoaudiologia, pedagogia e letras português/inglês. O Programa, que existe desde 1968, é fruto da cessão de uso do terreno onde o Centro Universitário está instalado, que, atualmente, está sob gestão da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), órgão da Secretaria de Economia (Seec).
A diretora-executiva da Egov Juliana Tolentino, destaca que a iniciativa já transformou a vida de milhares de pessoas do DF: “Fomentamos oportunidades e transformamos vidas com este programa. Conhecemos muitas histórias de famílias que são beneficiadas com a chance do ensino superior gratuito. Durante a gestão do governador Ibaneis Rocha, mais de 1.000 bolsistas iniciaram o estudo de forma totalmente gratuita no UDF”.
Para conferir o edital e obter mais informações sobre o processo seletivo acesse este link.
*Com informações da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov)
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