Novo decreto autoriza venda de leite, mel e ovos para outros estados

Novo decreto autoriza venda de leite, mel e ovos para outros estados


Medida torna selo de inspeção estadual equivalente à abrangência do serviço federall (Foto: Wenderson Araújo/ CNA)

Os produtores goianos que possuem registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) agora podem vender leite fluido pasteurizado e ultrapasteurizado, mel e ovos in natura para outros estados.

Essa possibilidade foi viabilizada por um decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (14/03), que autorizou o comércio interestadual de produtos provenientes de estabelecimentos registrados em serviços de inspeção estadual, distrital ou municipal, que possuam cadastro geral ativo no Sistema de Gestão de Serviços de Inspeção (e-Sisbi).

Segundo o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, a iniciativa está alinhada com o trabalho já realizado em Goiás, onde o sistema de inspeção é consolidado e respeita todas as normas sanitárias exigidas por lei.

“Os produtores que possuem o SIE já podem aproveitar esse mercado graças ao trabalho contínuo da Agrodefesa, que possibilita que os estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Estadual atendam rigorosamente às normas sanitárias e de qualidade previstas”, enfatiza.

O gerente de Inspeção da Agência, Paulo Viana, destaca que o órgão atualiza constantemente as informações dos produtores no sistema federal, assegurando que todos os detentores do SIE em Goiás estejam com cadastro ativo no e-SISBI.

O sistema eletrônico é disponibilizado para gestão dos serviços oficiais de inspeção de produtos de origem animal dos Estados, Distrito Federal, Municípios e consórcios de Municípios.

“Por isso, os produtores que atuam com leite, mel e ovos in natura no estado de Goiás já estão aptos a usufruir dessa nova possibilidade de comercialização. A autorização representa uma oportunidade para os produtores goianos, pois permite a ampliação de mercado. Para nós, da Agrodefesa, não há comprometimento da segurança sanitária, pois nosso sistema já é estruturado e robusto. Para o consumidor também é uma medida positiva, pois aumenta a oferta de produtos”, explica.

Novo decreto autoriza venda de leite, mel e ovos para outros estados
Setor produtivo goiano agora pode expandir atuação além das divisas estaduais (Foto: Wenderson Araújo/ CNA)

A autorização tem validade de um ano e não altera as exigências de saúde animal aplicáveis para o trânsito dos produtos, conforme programas oficiais de controle ou de erradicação de doenças do departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (SDA/Mapa).

“Dessa forma, o setor produtivo goiano agora pode expandir sua atuação além das divisas estaduais, fortalecendo a economia local e garantindo alimento seguro e de qualidade para consumidores de todo o País”, acrescenta Paulo.

Registro no SIE

O registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) tem início com a aprovação do Requerimento Geral, Projetos Industriais e Memorial Descritivo Econômico e Sanitário SIE do estabelecimento, pela Gerência de Inspeção da Agrodefesa.

Após aprovação, outros documentos são enviados para análise e liberação de taxa e acesso ao Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago). Com o laudo de vistoria inicial favorável e rotulagem aprovada, o estabelecimento receberá a autorização para iniciar suas atividades.

O gerente de Inspeção da Agrodefesa, Paulo Viana, enfatiza que um produto que conquista um selo de inspeção leva consigo a garantia de que foi produzido dentro das normas de boas práticas sanitárias e cumprindo os requisitos legais cabíveis para que sua comercialização seja feita dentro dos limites permitidos. Os selos, como do SIE, são estampados nos rótulos dos produtos, como o de leite, ovos, mel e derivados, o que dá oportunidade para a população confirmar se o item passou por inspeção e está apto para consumo.

Saiba mais

Laboratório da Agrodefesa alcança nota máxima em teste nacional

Agrodefesa alerta para prazo de semeadura do girassol



Agência Cora Coralina

Show Comments (0) Hide Comments (0)
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários