Pesquisar

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

Obra de arte doada por artista árabe encanta no Palácio do Buriti

[metaslider id="828891"]

Publicados

em

[metaslider id="791527"]

O Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu, na terça-feira (20), a doação da obra Olho da Tamareira, da artista árabe Azza Al Qubaisi. O quadro foi produzido em colaboração com estudantes da Escola Parque da 303/304 Norte e dos cursos de artes visuais e design da Universidade de Brasília (UnB), dando mais vida ao corredor do anexo do Palácio do Buriti.

A peça artística, que mede quatro metros de comprimento por um metro de altura, foi produzida a partir de pedaços de madeira pintados por 20 alunos da Escola Parque, que usaram predominantemente a cor verde, e por 30 estudantes da UnB, que utilizaram o azul. As duas cores são unidas pelas folhas de uma palmeira de tâmara, que foram produzidas em ferro.

A peça foi produzida a partir de pedaços de madeira pintados, unidos por folhas de uma palmeira de tâmara representadas em ferro | Fotos: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

Para quem passa por ali no dia a dia, a peça desperta atenção, como foi o caso da bombeira militar Thatiany Teixeira Batista Chaves, de 34 anos. “Deu um olhar mais bonito para o corredor, que era muito apagado. Todo mundo que passar aqui vai parar, olhar e tentar decifrar o que significa, porque cada pessoa tem uma percepção diferente. Para mim, ficou muito bonito; o azul com o verde criou um contraste com as palmeiras também. Acho que enriqueceu o Palácio”, observou a 1ª tenente.

Com algo novo para contemplar todos os dias em seu local de trabalho, o segurança Valdivino de Sousa Passos, 54, ressaltou a importante relação que a obra artística estabelece entre os países e elogiou o quadro colorido. “Ficou excelente na parede e chama a atenção de todo mundo”, avaliou.

O segurança Valdivino de Sousa Passos gostou de ter a obra de arte exposta em seu local de trabalho: “Ficou excelente na parede e chama a atenção de todo mundo”

Relações diplomáticas sólidas

De acordo com o secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, Paco Britto, desde a criação da peça até sua doação ao Governo do DF, a Embaixada dos Emirados Árabes Unidos (EAU) demonstra o quanto o intercâmbio cultural entre esses países é forte e sólido. “Nos sentimos muito honrados e prestigiados em, além de participar deste processo, sermos agraciados com uma obra de arte tão relevante, que une o país, estudantes da Escola Parque da 303/304 Norte e dos cursos de artes visuais e design da UnB”.

A Ordem de Serviço nº 267, de 23 de agosto de 2024, instituiu a Comissão de Recebimento de Bens para a recepção da doação da obra de arte, originalmente denominada Date Palm Eye interactive public artwork para comemorar os 50 anos de relações diplomáticas entre os Emirados Árabes Unidos e o Brasil.

[metaslider id="806794"]

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

GDF lança processo seletivo para bolsas de estudo de graduação

Publicados

em

Por

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta segunda-feira (9), o processo seletivo do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos, que ocorre semestralmente para as vagas abertas no Centro de Ensino Unificado do DF (UDF), conforme edital publicado no Diário Oficial (DODF). Ao todo, são oferecidas 82 vagas destinadas a servidores e empregados públicos do GDF e aos egressos da rede pública de ensino.

As inscrições podem ser feitas de 11 de dezembro a 3 de janeiro. Após a apuração, os candidatos contemplados terão direito a uma bolsa integral para cursar o ensino superior no UDF, com início das aulas previsto para 17 de fevereiro de 2025.

Arte: Egov

O processo para concessão das bolsas terá etapas distintas de seleção para servidores públicos e sociedade civil. No caso dos candidatos da administração pública, serão levados em conta o tempo de serviço, o número de dependentes legais, o salário e o nível de escolaridade.

Já para os candidatos da sociedade civil, podem se inscrever alunos que tenham cursado o ensino médio inteiro em escolas públicas, tanto do Distrito Federal quanto de outros estados, e também alunos egressos de escolas militares ou institutos federais. É necessário não ser portador de diploma de curso superior, ter realizado as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2022 ou de 2023 e comprovar hipossuficiência da renda familiar.

O edital contempla os 21 cursos presenciais do centro universitário. Entre eles estão as graduações em direito, administração, fonoaudiologia, pedagogia e letras português/inglês. O Programa, que existe desde 1968, é fruto da cessão de uso do terreno onde o Centro Universitário está instalado, que, atualmente, está sob gestão da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), órgão da Secretaria de Economia (Seec).

A diretora-executiva da Egov Juliana Tolentino, destaca que a iniciativa já transformou a vida de milhares de pessoas do DF: “Fomentamos oportunidades e transformamos vidas com este programa. Conhecemos muitas histórias de famílias que são beneficiadas com a chance do ensino superior gratuito. Durante a gestão do governador Ibaneis Rocha, mais de 1.000 bolsistas iniciaram o estudo de forma totalmente gratuita no UDF”.

Para conferir o edital e obter mais informações sobre o processo seletivo acesse este link.

*Com informações da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov)

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA