Pesquisar

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

Obras na Epig: equipes preparam pavimentação da rotatória entre Octogonal e Sudoeste

[metaslider id="828891"]

Publicados

em

[metaslider id="791527"]

Com o avanço das obras no trecho 2 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), entre a Octogonal e o Sudoeste, as equipes preparam a pavimentação da rotatória que liga a via do Terraço Shopping à Primeira Avenida, etapa que antecede a liberação para os mais de 23 mil motoristas que passam diariamente pela região.

Concluídos os serviços de escavação e drenagem, próximo passo é a pavimentação asfáltica | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

O segundo trecho da Epig é um dos seis pontos da avenida que passam por uma completa transformação para dar mais fluidez ao trânsito e ampliar a mobilidade urbana. Ao todo, estão sendo investidos R$ 160 milhões pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A etapa prevê a implantação do corredor BRT (Bus Rapid Transit) e a construção de três viadutos.

“Os ônibus, de forma especial, voltarão a ter mais condições de circular melhor nessas vias por conta da execução desse raio de giro da rotatória”

Murilo Santos, engenheiro de obras

Segundo a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), os serviços de escavação e drenagem – etapas que antecedem o processo de pavimentação asfáltica – foram finalizados na área da rotatória que dará acesso ao Sudoeste e à Octogonal. A previsão é que, no início de setembro, a fase de pavimentação seja iniciada no balão.

“A rotatória vai servir de liberação de fluxo, porque a gente consegue tanto fazer a conexão da Octogonal quanto do Sudoeste junto à via do Terraço”, aponta o engenheiro de obras Murilo Santos, do consórcio responsável pelos trabalhos. “Os ônibus, de forma especial, voltarão a ter mais condições de circular melhor nessas vias por conta da execução desse raio de giro da rotatória.”

Do outro lado, na Epig, a construção dos viadutos segue em ritmo intenso. A previsão é que esse trecho esteja finalizado em fevereiro do ano que vem. “Estamos escavando e concretando a área”, aponta Murilo. “A próxima etapa de execução do viaduto são as vigas longarinas. Paralelamente a isso, também estamos executando a drenagem na parte interna do viaduto e a conexão que vai ser feita com a rede de energia elétrica existente”.

Serviço em etapas

As obras na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), via utilizada por aproximadamente 30 mil motoristas por dia, fazem parte do projeto Corredor Eixo Oeste, que terá 38,7 quilômetros de extensão de faixas exclusivas para o BRT ligando o Sol Nascente ao Plano Piloto, bem como a Avenida Hélio Prates à Epig e à Estrada Parque Polícia Militar (ESPM), que leva à Asa Sul. O objetivo é reduzir em meia hora o tempo de deslocamento até a área central de Brasília.

Das seis etapas do conjunto de obras, o trecho 3 foi o primeiro a ser concluído. Trata-se do viaduto que faz a ligação da Avenida das Jaqueiras, no Sudoeste, com o Parque da Cidade – obra batizada  com o nome do Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira e inaugurada em outubro de 2023 com investimento de R$ 24,6 milhões.

Já o trecho 1, situado entre os viadutos da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) e do Setor Policial Sul, abrange implantação da pista do corredor exclusivo, construção de dois novos viadutos, instalação de ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.

Localizado no intervalo entre o viaduto do Setor Policial Sul e a interseção entre Epig/Sudoeste/Parque da Cidade, o segundo trecho prevê a implantação do corredor exclusivo e a construção de três viadutos, além de instalação de ciclovias, serviços de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.

A quarta etapa será executada no intervalo entre o viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira e o entroncamento do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), onde haverá um corredor exclusivo, dois novos viadutos em trincheira e duas passagens subterrâneas para pedestres. Também estão previstas ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.

 

[metaslider id="806794"]

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

GDF lança processo seletivo para bolsas de estudo de graduação

Publicados

em

Por

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta segunda-feira (9), o processo seletivo do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos, que ocorre semestralmente para as vagas abertas no Centro de Ensino Unificado do DF (UDF), conforme edital publicado no Diário Oficial (DODF). Ao todo, são oferecidas 82 vagas destinadas a servidores e empregados públicos do GDF e aos egressos da rede pública de ensino.

As inscrições podem ser feitas de 11 de dezembro a 3 de janeiro. Após a apuração, os candidatos contemplados terão direito a uma bolsa integral para cursar o ensino superior no UDF, com início das aulas previsto para 17 de fevereiro de 2025.

Arte: Egov

O processo para concessão das bolsas terá etapas distintas de seleção para servidores públicos e sociedade civil. No caso dos candidatos da administração pública, serão levados em conta o tempo de serviço, o número de dependentes legais, o salário e o nível de escolaridade.

Já para os candidatos da sociedade civil, podem se inscrever alunos que tenham cursado o ensino médio inteiro em escolas públicas, tanto do Distrito Federal quanto de outros estados, e também alunos egressos de escolas militares ou institutos federais. É necessário não ser portador de diploma de curso superior, ter realizado as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2022 ou de 2023 e comprovar hipossuficiência da renda familiar.

O edital contempla os 21 cursos presenciais do centro universitário. Entre eles estão as graduações em direito, administração, fonoaudiologia, pedagogia e letras português/inglês. O Programa, que existe desde 1968, é fruto da cessão de uso do terreno onde o Centro Universitário está instalado, que, atualmente, está sob gestão da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), órgão da Secretaria de Economia (Seec).

A diretora-executiva da Egov Juliana Tolentino, destaca que a iniciativa já transformou a vida de milhares de pessoas do DF: “Fomentamos oportunidades e transformamos vidas com este programa. Conhecemos muitas histórias de famílias que são beneficiadas com a chance do ensino superior gratuito. Durante a gestão do governador Ibaneis Rocha, mais de 1.000 bolsistas iniciaram o estudo de forma totalmente gratuita no UDF”.

Para conferir o edital e obter mais informações sobre o processo seletivo acesse este link.

*Com informações da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov)

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA