distrito federal
Operação de volta às aulas na rede pública começa nesta segunda (19)
Polícia Militar, Detran e DER farão ações nas proximidades de unidades de ensino. Abertura dos trabalhos será no Centro de Ensino Fundamental Polivalente, na 913 Sul
Com o início do ano letivo na rede pública do Distrito Federal, na última quinta-feira (15), a Polícia Militar (PMDF), o Departamento de Trânsito (Detran-DF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) darão início esta semana à operação de volta às aulas.
No total, 461.599 alunos estão matriculados nas escolas públicas do DF. A partir desta segunda-feira (19), diversas ações de educação de trânsito serão promovidas pelos órgãos do Executivo local no Plano Piloto e nas administrações regionais.
As atividades da PMDF, na segunda fase de operação, contarão com apoio do Teatro Rodovia, do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará, da Banda de Música, de equipes de policiamento de trânsito e do Batalhão de Policiamento com Cães.
A abertura da ação será no Centro de Ensino Fundamental Polivalente (SGAS 913), às 6h30. O Batalhão de Aviação Operacional fará patrulhamento aéreo nos pontos em que há fluxo mais intenso de veículos e pedestres.
O pedestre deve sempre atravessar na faixa. Caso não haja uma, deve cruzar a pista em linha reta rumo à calçada
No caso do DER-DF, as atividades começarão pela Escola Classe 3 do Núcleo Bandeirante (3ª Avenida, Área Especial 6), às 7h30 e às 13 horas.
Serão abordados temas como deslocamento seguro, embarque e desembarque em locais apropriados, transporte de crianças, uso de dispositivo de segurança, e respeito às sinalizações e normas.
Haverá entrega de fôlderes com orientações para estudantes, pais, motoristas e responsáveis. Já o Detran-DF, na segunda-feira (19), estará com equipes em cinco localidades, das 7 às 9 horas:
- Escola Classe 416 Sul (SQS 416, Área Especial)
- 615 Sul – L2 Sul – Asa Sul (Próximo ao Colégio Cor Jesu e Colégio Marista)
- Centro de Ensino Fundamental Caseb (909 Sul)
- Centro de Ensino Médio Elefante Branco (908 Sul)
- Centro de Ensino Médio Setor Oeste (912/13 Sul)
As ações serão intensificadas nas imediações de escolas, para orientar pais, alunos e condutores de transporte escolar sobre trânsito seguro. Durante as abordagens serão distribuídos materiais educativos.
De acordo com o órgão, outra medida para reforçar a segurança no trânsito tem sido a revitalização de faixas de pedestres nas imediações das instituições de ensino.
Dicas de segurança no trânsito na volta às aulas
Para os motoristas:
- O pedestre sempre tem a preferência na travessia sobre a faixa, exceto nos locais onde há semáforo
- Em frente às escolas, redobre a atenção
- Para embarque ou desembarque de passageiros, aproxime o veículo da calçada
Para os pedestres:
- Sempre atravesse na faixa. Caso não haja uma por perto, cruze a pista em linha reta em direção à calçada
- Crianças devem estar acompanhadas por um adulto na hora da travessia
- Para embarcar e desembarcar, use sempre o lado do veículo próximo à calçada
Para os pais e responsáveis:
- Tenha o máximo de cuidado ao escolher o transporte escolar dos seus filhos
- Verifique se o veículo está cadastrado no Detran-DF e em perfeitas condições de circulação
- Confirme se o motorista tem autorização para conduzir vans escolares
Fonte: Agência Brasilia
distrito federal
ENERGIA RECUPERADA EM TRÊS MESES É SUFICIENTE PARA ABASTECER 140 MIL CASAS POR 30 DIAS
Neoenergia Brasília realiza mais de 35 mil ações de recuperação de energia em todo o Distrito Federal. Parte do valor da energia furtada é pago por todos os consumidores
Brasília, 14 de junho de 2022 –* O combate a perdas de energia é uma prioridade para a Neoenergia Brasília. Só nos três primeiros meses do ano, a distribuidora recuperou 28 milhões de kWh, o suficiente para abastecer 140 mil residências por 30 dias. Para se chegar a essa marca, foram realizadas mais de 35 mil ações de prevenção e combate aos desvios de energia, como regularização de clientes clandestinos (4,3 mil), fiscalização (23 mil) e substituição de medidores (7,7 mil), além do uso de tecnologia para se evitar fraudes, como a instalação de sensores na rede e a manutenção da telemedição nos maiores consumidores.
É importante ressaltar que, somente com 1.940 ações realizadas nas classes comercial e industrial, neste período, a distribuidora recuperou 64% do montante recuperado em todas as classes no período. Com 18 milhões de kWh recuperados, é possível abastecer 90 mil residências por 30 dias.
“Esse trabalho é fruto de ações de inteligência, associadas a operações estratégicas de campo e com a colaboração de todas as áreas da empresa”, explica Gustavo Alvares, diretor- superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Brasília. “Aumentaremos o ritmo de inspeções nos próximos meses e reforçaremos a ideia de que o furto de energia não compensa. As empresas devem procurar a Neoenergia para regularizar seus débitos e adequar as ligações de suas unidades”, finaliza.
De todas as ações, um caso emblemático chamou a atenção. No último mês de fevereiro, o time da Neoenergia Brasília recuperou 2,26 GWh em uma fábrica de gelo, localizada na BR- 060, Km 18, no Recanto das Emas. Esse montante, sozinho, abasteceria 11,3 mil casas por um mês e a fatura ficou próxima aos R$ 2 milhões.
*BALANÇO -* No primeiro ano de atuação no Distrito Federal, a Neoenergia Brasília recuperou mais de 205,20 Gigawatt-hora (GWh) – suficiente para abastecer todos os clientes residenciais (aproximadamente 950 mil) da capital federal durante um mês inteiro – em ações diárias, impactando positivamente também, na segurança da população e na qualidade do fornecimento de energia.
*DENÚNCIA -* Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Neoenergia Brasília reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas na central de teleatendimento da distribuidora, por meio do telefone gratuito 116.
A Neoenergia Brasília reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato com a concessionária.
*CLANDESTINOS -* Os novos clientes têm a energia regularizada por meio do programa Energia Cidadã. Alinhada ao programa Energia Legal do GDF, a distribuidora regularizou a energia para mais de 28 mil famílias no último ano, levando desenvolvimento econômico, social e mais dignidade para essa parcela da população. Com energia de qualidade, mais segurança e cidadania ainda terão acesso a inúmeros outros benefícios proporcionados pela distribuidora, como participação nos programas de Eficiência Energética, com campanhas de consumo consciente, doação de lâmpadas e geladeiras.
*SEGURANÇA -* A utilização de gambiarras para garantir o fornecimento de energia elétrica é contra a lei e extremamente perigoso. Esses tipos de intervenções na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança, sem atender as normas do setor elétrico e sem a utilização de profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes e incêndios, além de sobrecarga.
-
CANTINHO PET6 dias atrás
Dezembro Verde: a importância do combate ao abandono de animais
-
CLDF5 dias atrás
“Tesouro Natterer” vence prêmio do júri oficial do Troféu Câmara Legislativa; “A Câmara” é a escolha do júri popular
-
CANTINHO PET5 dias atrás
Acelera Brasília 2024 promove Feira de Adoção de Pets em parceria com Projeto Amém neste domingo (8)
-
CLDF3 dias atrás
CLDF entrega Título de Cidadão Honorário de Brasília ao desembargador Diaulas Ribeiro
-
CLDF1 dia atrás
NOTA OFICIAL: Câmara Legislativa comunica horário de funcionamento
-
GOVERNO FEDERAL5 dias atrás
Pequenos negócios têm até 31 de dezembro para renegociar dívidas bancárias com até 95% de desconto
-
BRASIL / ECONOMIA / FINANCAS1 dia atrás
Conselheiro Manoel de Andrade é eleito presidente do TCDF
-
Hermeto1 dia atrás
Hermeto reassume liderança do governo na Câmara Legislativa do DF
Você precisa estar logado para postar um comentário Login