BRASÍLIA

diversos

A evolução para uma ruralidade moderna no Distrito Federal

Publicados

em

Por: Salin Siddartha

A população rural do Distrito Federal ainda está distante dos benefícios da Internet, pois somente 22,6% dela têm acesso a esse serviço. Os empresários rurais necessitam investir em tecnologias da informação para tomar decisões em nível crítico de gestão; diante dessa premência, é importante identificar quais são as atividades que estão utilizando a tecnologia da informação na gestão das empresas rurais em Brasília.

Uma agricultura de precisão pode racionalizar o sistema de produção agrícola moderno e o emprego de agroquímicos, reduzindo os custos, minimizando impactos ambientais e melhorando a qualidade dos produtos agrícolas. O comércio eletrônico possibilita a compra e a venda de produtos e insumos agropecuários, além de disponibilizar informações que cobrem amplas atividades agropecuárias.

Apesar da importância de que se avoluma a informatização, apenas uma minoria dos administradores rurais utiliza a tecnologia da informação para a gestão eficiente de dados; entretanto pode-se aplicar a tecnologia da informação ao empresário do campo, capacitando e atualizando tecnologicamente os administradores e gerentes daquelas empresas, bem como amenizando fatores sobre os quais os produtores não têm controle, como a dependência das condições climáticas para produzir. Desse modo,

o uso correto da informática pode oferecer ao agronegócio recursos tais como o diagnóstico de doenças em plantas ou animais a partir de informações prestadas pelo agricultor, além de cursos de treinamento a distância.

Por outro lado, e lamentavelmente, os usuários rurais internautas também são desconhecidos do Governo do Distrito Federal, que pouco ou nada tem feito no sentido de interagir administrativamente e pedagogicamente para pôr em andamento uma nova forma de gestão do negócio agropecuário e para conscientizar o produtor rural sobre as ferramentas que podem estar em suas mãos, a fim de otimizar o processo produtivo. Destarte, a palavra de ordem em pauta deve ser o substantivo QUALIFICAÇÃO.

Leia Também:  'Ou ia pra aula ou comia': como insegurança alimentar está prejudicando universitários brasileiros

Muitas empresas do segmento agrícola não possuem técnicas de gerenciamento hábil devido à falta de qualificação do empresariado rural. Quando essas aziendas passam a utilizar um sistema de informação, elas organizam-se e determinam-se a um sistema de trabalho bem definido.

Precisa-se reestruturar ruralmente o DF, evoluindo para uma ruralidade agrária moderna, com empresa familiar, mas capaz de articular estratégias pluriativas, concretizando-se na mobilização e sensibilização dos produtores e da comunidade de que fazem parte, priorizando problemas, potencialidades e construção participativa das soluções. De fato, o incremento de políticas comunitárias para o desenvolvimento rural ajudará a operacionalização de programas e iniciativas positivas da comunidade.

Uma estratégia de desenvolvimento rural há de orientar um modelo de agricultura sustentável com múltiplas funções, assim como proteger o patrimônio ecológico por intermédio de medidas agroambientais concentradas em cinco eixos: água, solo, riscos naturais, biodiversidade e paisagem. À vista dessas providências, dez pontos devem ser destacados: extensão da produção agrária, as variáveis nativas de espécies vegetais, técnicas ambientais de racionalização de produtos químicos, luta contra erosão em meios frágeis, proteção da fauna e flora, economia de água fluvial, fomento da intensificação da produção, proteção de paisagem, prevenção contra incêndios e gestão integrada das explorações pecuárias.

Uma política de desenvolvimento rural deve concentrar-se na melhoria da paisagem e do ambiente rural, na promoção da qualidade de vida na zona rural e na diversificação da sua economia. A área rural do DF pede infraestrutura, amparo à saúde, melhorias na educação, emprego, saneamento rural e melhor e maior articulação do campo com a cidade – uma das maiores necessidades continua a ser o aperfeiçoamento do crédito rural para aumentar a produção.

Leia Também:  Tortura e morte de menino de 6 anos por pai e madrasta chocam britânicos e levantam debate sobre serviços de proteção

O tamanho da população camponesa brasiliense é uma razão suficiente para um programa de desenvolvimento que amenize ou inverta o viés urbano-industrial; porém a elevação da pobreza no campo mostra a falta de investimento público na agricultura. Tem-se de estimular os programas destinados a famílias da área rural com renda “per capita” abaixo de um salário mínimo, criar agroindústrias e prestar assessoria para que as famílias obtenham financiamentos, desenvolvam a produção e comercializem o produto final. Após a instalação das pequenas agroindústrias, o GDF tem de fornecer treinamento para os agricultores e possibilitar a aquisição de insumos, embalagens e demais itens para a apresentação comercial e o “marketing” do produto.

Em suma, tem-se de proporcionar os meios para um avanço que possibilite a instauração de uma nova mentalidade e funcionamento das forças produtivas do campo no rumo de uma ruralidade moderna, adaptando-a e inserindo-a em um controle socioeconômico compatível com a realidade pós-moderna mundial, suprindo as exigências que o mercado externo apresenta,mas que o mercado interno e local ainda não o faz.

Cruzeiro-DF, 7 de setembro de 2019

Fonte: Jornal Info Cruzeiro

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

diversos

Ponte entre RS e SC cai com 100 foliões que voltavam do carnaval

Avatar

Publicados

em

Por

Imagem mostra estrutura comprometida nesta manhã de segunda-feira. Foto: Corpo de Bombeiros de Passo de Torres/Divulgação

Há feridos e desaparecidos; estrutura tinha capacidade para apenas 20

Uma ponte pênsil que liga os municípios de Torres (RS) e Passo de Torres (SC) teve parte de sua estrutura rompida. De acordo com a prefeitura da cidade gaúcha, o acidente aconteceu por volta das 2h20 de hoje, 20, por causa do excesso de peso.

Cerca de 100 pessoas utilizavam a ponte, que só tem capacidade para 20 para travessia, quando ela cedeu.

A Brigada Militar (BM) e o Corpo de Bombeiros informaram que pelo menos 30 pessoas já foram resgatadas da água e há pelo menos três pessoas desaparecidas, entre elas uma mãe e o filho de 1 ano. Os bombeiros continuam as buscas.

fonte: Diário do Poder

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Leia Também:  Conta de luz ficará mais cara após decisão de Fux sobre cobrança de ICMS
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?