BRASÍLIA

PALÁCIO DO BURITI

Correio inicia, quinta-feira (19/10), debate sobre prevenção ao câncer de mama

Publicados

em

Celina Leão ressalta a importância do diagnóstico precoce – (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Correio inicia, quinta-feira (19/10), debate sobre prevenção ao câncer de mama

Segundo o Inca, esse tipo da doença é o mais incidente entre as mulheres no Brasil. No DF, 430 novos casos foram registrados entre janeiro e setembro deste ano

Foto de perfil do autor(a) Arthur de SouzaArthur de Souza 

Correio Braziliense realiza, nesta quinta-feira, o evento Câncer de mama: uma rede de cuidados. O CB Debate ocorre no mês destinado a chamar a atenção para o diagnóstico precoce da doença, o Outubro Rosa. Somente para o ano de 2023, foram estimados quase 74 mil novos diagnósticos no Brasil.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres no Brasil, além de ser uma das principais causas de morte. De acordo com dados da Secretaria de Saúde (SES-DF), somente entre janeiro e setembro deste ano, foram registrados 430 novos casos da doença na rede pública da capital. No mesmo período, como forma de tratamento, os hospitais realizaram 2.572 quimioterapias, 149 radioterapias e 131 mastectomias.

Leia Também:  Governadores querem reunião com Bolsonaro para conter crise

O evento iniciará às 14h30, no auditório do jornal, e terá transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais do Correio no YouTube e no Facebook. Além disso, será aberto ao público, por meio de inscrição prévia. A programação inclui dois painéis com os temas “Estilo de vida e câncer: da prevenção ao pós-tratamento” e “Os avanços nos diagnósticos e tratamento”.

Mitos e verdades

O seminário contará com a presença da vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), e da secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio. Celina destaca que o medo de falar a respeito do câncer de mama ainda é um fator que afeta o diagnóstico da doença. “Acredito que ações como a do Correio Braziliense visam desconstruir esse paradigma. Falar abertamente sobre o câncer ajuda a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar as chances de enfrentamento da doença”, avalia.

A vice-governadora ressalta que o diagnóstico precoce é importante, para que a mortalidade em decorrência do câncer de mama possa ter uma redução. Além disso, ela aponta algumas ações do GDF. “Promovemos, anualmente, campanhas de conscientização, mutirão de mamografias e de reconstruções mamárias. Todas essas ações são gratuitas”, reforça.

Leia Também:  Presidente do CDDF e Entorno apresenta projetos de Capacitação de Jovens ao Prefeito de Águas Lindas de Goiás

Celina Leão acrescenta que as unidades básicas de saúde (UBSs), que integram a atenção primária, são a porta de entrada para o diagnóstico da doença. “É o popularmente chamado ‘postinho’, local que as pacientes devem procurar, em casos dos primeiros indícios durante o autoexame”, alerta a vice-governadora.

Fonte: Correio Brasiliense

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

PALÁCIO DO BURITI

BR 080 a Rodovia multipartidária

Avatar

Publicados

em

Por

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Rodovia multipartidária

A vice-governadora Celina Leão chegou quando o governador Ibaneis Rocha estava já cercado por autoridades federais e distritais

A festa de início das obras de duplicação da BR-080, reivindicação histórica da capital e em especial de Brazlândia, virou uma espécie de comemoração multipartidária.

É que os trabalhos serão financiados com recursos do governo federal, no seu badalado PAC. Com isso, ao lado do governador Ibaneis Rocha estava o ministro dos Transportes, Renan Filho.

E a bancada de oposição apareceu em peso, por exemplo com os deputados Érika Kokay, do PT, e Reginaldo Veras, do PV, bem ao lado de governistas do MDB, do Republicanos, do PP e por aí vai.

O evento serviu também para mostrar a unidade do Buriti. A vice-governadora Celina Leão chegou quando o governador Ibaneis Rocha estava já cercado por autoridades federais e distritais. Ibaneis abriu os braços para recebê-la com pompa e circunstância.

Afinal, todo o espaço estava decorado com faixas onde a população agradecia ao governador Ibaneis Rocha e a vice Celina Leão “pelo comprometimento e dedicação ao DF”.

Leia Também:  Neste momento de Pandemia, o Instituto Mãos Solidárias não para com suas ações solidárias

Fonte: Jornal de Brasilia

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

Nos siga no Facebook

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?