BRASÍLIA

PAPO RETO

Claudio Humberto: Novo partido União Brasil nasce gigante e rachado

Publicados

em

O problema é que tanto no PSL quanto no DEM, há deputados que apoiam o presidente Jair Bolsonaro e até participam do seu governo. Foto: Toninho Barbosa/DEM

Carta branca

O problema se repete em vários Estados: no RS, Onyx admite ficar no União Brasil, mas quer carta branca para apoiar Bolsonaro.

Partido dos contras

Como esta coluna revelou, a condição imposta por Luciano Bivar (dono do PSL) para a fusão ao DEM é o novo partido se opor a Bolsonaro.

Bolsonarista no RS

No caso de Onyx, além da liberação para apoiar Bolsonaro, ele também quer o comando da nova legenda no Rio Grande do Sul.

União de interesses

A fusão que resultou no União Brasil é só um “casamento de interesses”, de olho nos milhões dos fundos Partidário e Eleitoral. Crises serão rotina.

Senador Eduardo Gomes (MDB-TO), Líder do Governo no Congresso – Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.

Nome para 3ª via é só Bolsonaro, avisa senador

As dificuldades de diálogo entre pré-candidatos da “terceira vida” para a disputa presidencial de 2022, são agravadas agora pelas exigências que cada um tem feito para apoiar qualquer outro nome. Em conversa com senadores, o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), experiente articulador político e Líder do Governo no Congresso, não resistiu: “Cuidado com as exigências nesse perfil que estão buscando”, afirmou, em tom de ironia. “Para a terceira vida, só há um candidato: Jair Messias Bolsonaro”, disse.

Leia Também:  Ibaneis declara que 70% da população do DF deve estar imunizada até outubro

Único a fazer frente

O otimismo de Eduardo Gomes tem a ver com a convicção, frequente na classe política, de que só Bolsonaro teria condições de derrotar Lula.

Uma via sem votos

Isso também parte do princípio de que nenhum dos pré-candidatos da 3ª via soma intenção de votos que o garanta no segundo turno da disputa.

Antecipando a briga

Essa condição leva os aliados de Bolsonaro a pregar apoio à sua reeleição ainda no 1ºturno, antecipando o confronto direto como petista.

O código de Nabuco

Feito embaixador em Bruxelas, nos anos 1960, o ex-deputado Cirilo Júnior achava que o esperavam apenas os prazeres da vida, mas logo percebeu que havia deveres, quase sempre chatíssimos. Um assistente contou que um antigo embaixador, Maurício Nabuco, batia três vezes sobre a perna quando queria encerrar uma audiência maçante. Ao receber diretores da Vasp, Cirilo imitou Nabuco, mas os interlocutores nem percebiam o “código”. Impaciente, ele foi aumentando a força das pancadas até que se viu esmurrando a própria perna e gritando “Nabuco! Nabuco!” Os visitantes foram embora, assustados, e o embaixador comemorou com o assistente: “Esse Nabuco é formidável!”

Mais um na lista

Com anúncio festivo programado para novembro, a candidatura do ex-ministro Sergio Moro presidente deve ser confirmada na próxima semana pela presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu (SP).

Nova vítima

O chanceler Carlos França é a mais recente vítima de fake news da lacrolândia: inventaram que o colega francês teria se recusado a recebê-lo em Paris, onde o brasileiro esteve por 48 horas para cumprir agenda composta só de reuniões multilaterais na OCDE e no âmbito da OMC.

Brasil mandou bem

O Brasil designou comitiva “de alto nível”, de três ministros (Relações Exteriores, Casa Civil e Cidadania, para as reuniões da OCDE em Paris. Pegou bem e ouviu elogios. Só os EUA levaram comitiva tão relevante.

Leia Também:  Aéreo e hospedagem para os Lençóis Maranhenses e São Luís por R$ 799

Vítima calejada

O presidente da Câmara, Arthur Lira, foi para a 7ª Cúpula de presidentes de parlamentos de países do G20, mas a notícia que prosperou foi a de que ele viajou com outros colegas para fazer turismo por conta do erário.

A juíza jamais disse qual CPI seria comparável a um circo

Deputada Carla Zambelli para quem que a CPI da Pandemia vestiu a carapuça

Nem adianta explicar

Paulo Guedes se ofereceu para ir à Câmara explicar sua offshore no exterior, mas a oposição emplacou sua “convocação” só para passar a impressão ou “narrativa” de que será obrigado a prestar esclarecimentos.

Chumbo trocado

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse que o governo “só é bom para quem tem milhões em paraíso fiscal”. Costa foi acusado de coisa pior, nos escândalos de corrupção quando foi ministro da Saúde de Lula.

Peso fora dos ombros

O ministro Fábio Faria (Comunicações) comemorou a queda no risco de racionamento de energia do país. Segundo ele, o risco “vai a praticamente zero” graças às ações e planejamento do governo federal.

Enquanto governadores e prefeitos de grandes capitais posam de gestor de pandemia, a maioria das cidades do país não registra mais mortes por covid. Mas os demais prefeitos se sentem reféns do noticiário nacional.

Pensando bem…

… as máscaras começam a cair pelo país, e não apenas literalmente.

Fonte: Diário do Poder

COMENTE ABAIXO:

PAPO RETO

Claudio Humberto: Lira manda recado do Legislativo ao STF, basta

Publicados

em

Por

Presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).

Após adotar providência para conferir transparência às emendas de relator, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reagiu à interferência do Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenou sua suspensão, prejudicando centenas de municípios, e botou a boca no trombone de chefe do Poder Legislativo: “A execução do Orçamento cabe ao Poder Executivo. Legislar sobre Orçamento é função imprescindível do Poder Legislativo. Não cabe a nenhum outro Poder”.

Cada macaco…

…no seu galho: trocando em miúdos, o Congresso avalia que o STF atropela o papel que a Constituição reserva a cada Poder da União.

No limite da pindaíba

O STF bloqueou R$13 bilhões do “orçamento secreto” destinados a 4.838 prefeituras em dificuldades financeiras e fiscais no fim do ano.

Sem espaço para o STF

Para Lira, o STF ignora que a gestão das emendas de relator são uma ocupação de espaço do qual o Legislativo não pode abrir mão.

Reconsideração

Após adotar as medidas de transparência na liberação das emendas, em vigor desde 2020, Lira espera que o STF reconsidere a ingerência.

Governador de São Paulo, João Doria, ao lado do senador José Serra, figura histórica no PSDB.

Doria fez corpo-a-corpo em todo país, na reta final

As prévias para a escolha do candidato do PSDB ao Planalto devem ser concluídas neste sábado (27), segundo promete o presidente do partido, Bruno Araújo. Entre os candidatos, o mais otimista é o governador de São Paulo, apesar de o rival Eduardo Leite se mostrar confiante também. Na reta final, Doria acionou sua “tropa de choque” de coordenadores, que saiu de São Paulo e percorreu todo o País.

Leia Também:  CDDF possui um Presidente com dom de articulação, o empresário Eugênio Piedade

Candidato está on

O próprio pré-candidato tem ligado pessoalmente a filiados com ou sem mandato, solicitando apoio para ganhar a indicação tucana.

Esforço concentrado

Onde há vereador tucano apareceu nesta reta final um dos coordenadores de Doria apertando-lhe a mão e pedindo votos.

Otimismo

Os representantes retornaram dos Estados com relatos animadores para o coordenador geral da campanha de Doria, Wilson Pedroso.

Poder sem Pudor

Lugar garantido

Era a nomeação mais óbvia da História. Após coordenar a campanha de Jânio Quadros para presidente, todos davam como certa a nomeação do coronel Virgílio Távora para um ministério. Mas os dias foram passando e convite, que era bom, nada. Távora foi direto ao assunto: “E então, presidente, qual é o meu lugar no governo?” Jânio o abraçou, como tamanduá, e liquidou sua esperança: “Meu velho amigo, o teu lugar é no meu coração…”

Todos contemplados

Recursos das emendas do relator, chamadas de “orçamento secreto” no STF, foram destinados a 4.838 prefeituras, 87% de um total de 5.568, grande parte deles governados por partidos de oposição.

Isolamento

Cidadania e PSB desistiram da ação no STF contra emendas do relator, que beneficiam 685 municípios governados pela oposição. Só o Psol continua, mesmo prejudicando três de “suas” cinco prefeituras.

Perdendo de goleada

O governo de Alagoas perde de goleada, no Supremo, que mantém o bloqueio de metade dos recursos obtidos na venda da estatal de águas Casal à empresa BRK Ambiental. A ação foi movida pelo PSB-AL.

Leia Também:  Erika Filippelli apresenta a parceiros novas instalações da Casa da Mulher Brasileira

Brasileiro vive mais

Esta semana, o IBGE divulgou um dado ignorado nas manchetes: a expectativa de vida da população segue aumentando e está agora em 76,8 anos. Isso mostra que melhorou a qualidade de vida do brasileiro.

Frase do dia

É a quinta ‘variante de preocupação’ declarada pela OMS

Renato Kfouri, infectologista, para quem é preciso cautela com a variante sul-africana

Tudo dominado

Após alterar o entendimento sobre prisão em segunda instância, beneficiando Lula, e depois anulando condenações e desbloqueando bens, só falta agora mandar empossar o ex-presidiário.

Por que parou?

Após o circo da CPI, a Comissão de Desenvolvimento da Câmara vai debater “A estagnação da economia brasileira” a pedido do deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA). O papel da pandemia será subestimado?

Chape

Neste domingo (28) completam 5 anos da tragédia do voo LaMia 2933, que transportava a equipe de futebol da Chapecoense e caiu perto de Medellín, Colômbia, deixando 71 vítimas fatais e seis feridos.

Água Mineral, 60

O Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Água Mineral, comemora 60 anos nesta segunda-feira (29). São 42 mil hectares preservados no DF, e apenas 1% da área é aberta a visitantes.

Pensando bem…

…não se iluda com político “salvador da pátria”, é apenas uma nova variante do mesmo vírus.

Fonte: Diário do Poder

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

Nos siga no Facebook

DISTRITO FEDERAL

ECONOMIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Gostou da notícia? Quer mais?

Nos Siga no Facebook 

para mais Notícias

Gostou da notícia? Nos Siga para Mais.