Pesquisar

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

Parceria levará aulas de basquete a estudantes da rede pública

[metaslider id="828891"]

Publicados

em

[metaslider id="791527"]

A Secretaria de Educação (SEEDF) lançará o projeto Circuito de Iniciação ao Basquete 3×3, voltado para estudantes da rede pública e professores. O objetivo é incentivar a prática esportiva entre alunos do ensino fundamental, dando prioridade àqueles em situação de vulnerabilidade social. Na primeira fase da iniciativa, serão beneficiadas 240 pessoas, sendo 192 estudantes, com idades entre 12 e 14 anos, e 48 professores.

O projeto Circuito de Iniciação ao Basquete 3×3 atenderá jovens de 12 a 14 anos, dando prioridade àqueles em situação de vulnerabilidade social | Foto: Divulgação/SEEDF

Resultado de uma parceria entre a SEEDF e o Instituto Base, por meio de um acordo de cooperação, o projeto se baseia em dois eixos principais:

→ Capacitação de professores – Oferecimento de treinamentos online e presenciais para docentes de educação física, com foco nos fundamentos e na prática do basquete 3×3;

→ Promoção de torneios – Organização de um circuito de competições, com quatro etapas classificatórias e uma final, destinado aos alunos da rede pública.

Estrutura do projeto

O basquete 3×3 surgiu nos anos 1980, nos Estados Unidos, e rapidamente ganhou popularidade em todo o mundo

A iniciativa será implementada em diversas escolas do DF, com as atividades programadas para o período da tarde; as capacitações dos professores ocorrerão de segunda a sexta-feira. A SEEDF será responsável por disponibilizar os espaços necessários para a realização dos torneios.

O projeto contará com as seguintes etapas:

→ Planejamento e contratação – Seleção dos profissionais responsáveis pela coordenação e formação dos envolvidos;

→ Capacitação dos professores – Realização de aulas teóricas e práticas para garantir uma formação de qualidade;

→ Realização dos torneios – Promoção das competições, com premiação para as equipes vencedoras.

 A oferta gratuita de atividades esportivas é fundamental para promover a inclusão social e proporcionar oportunidades de desenvolvimento físico, social e educacional para jovens, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, garantindo que o esporte seja um direito acessível a todos.

Sobre a modalidade

O basquete 3×3 surgiu nos anos 1980, nos Estados Unidos, e rapidamente ganhou popularidade em todo o mundo. Em 2007, foi oficialmente reconhecida pela Federação Internacional de Basquete (Fiba) e, em 2020, passou a integrar o programa do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Desde sua criação, essa modalidade faz parte das competições do Corujão, uma categoria dos Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF), destinada aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno.

 “Essa parceria vem ao encontro do anseio da área técnica da secretaria de formar os professores na modalidade e ampliar a participação dos estudantes dos ensinos fundamental e médio, para que se possa incluí-la nas futuras edições dos Jogos Escolares do DF”, observou Denise Marra, diretora de Modalidades Especiais da SEEDF.

*Com informações da SEEDF

 

[metaslider id="806794"]

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

GDF lança processo seletivo para bolsas de estudo de graduação

Publicados

em

Por

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta segunda-feira (9), o processo seletivo do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos, que ocorre semestralmente para as vagas abertas no Centro de Ensino Unificado do DF (UDF), conforme edital publicado no Diário Oficial (DODF). Ao todo, são oferecidas 82 vagas destinadas a servidores e empregados públicos do GDF e aos egressos da rede pública de ensino.

As inscrições podem ser feitas de 11 de dezembro a 3 de janeiro. Após a apuração, os candidatos contemplados terão direito a uma bolsa integral para cursar o ensino superior no UDF, com início das aulas previsto para 17 de fevereiro de 2025.

Arte: Egov

O processo para concessão das bolsas terá etapas distintas de seleção para servidores públicos e sociedade civil. No caso dos candidatos da administração pública, serão levados em conta o tempo de serviço, o número de dependentes legais, o salário e o nível de escolaridade.

Já para os candidatos da sociedade civil, podem se inscrever alunos que tenham cursado o ensino médio inteiro em escolas públicas, tanto do Distrito Federal quanto de outros estados, e também alunos egressos de escolas militares ou institutos federais. É necessário não ser portador de diploma de curso superior, ter realizado as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2022 ou de 2023 e comprovar hipossuficiência da renda familiar.

O edital contempla os 21 cursos presenciais do centro universitário. Entre eles estão as graduações em direito, administração, fonoaudiologia, pedagogia e letras português/inglês. O Programa, que existe desde 1968, é fruto da cessão de uso do terreno onde o Centro Universitário está instalado, que, atualmente, está sob gestão da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), órgão da Secretaria de Economia (Seec).

A diretora-executiva da Egov Juliana Tolentino, destaca que a iniciativa já transformou a vida de milhares de pessoas do DF: “Fomentamos oportunidades e transformamos vidas com este programa. Conhecemos muitas histórias de famílias que são beneficiadas com a chance do ensino superior gratuito. Durante a gestão do governador Ibaneis Rocha, mais de 1.000 bolsistas iniciaram o estudo de forma totalmente gratuita no UDF”.

Para conferir o edital e obter mais informações sobre o processo seletivo acesse este link.

*Com informações da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov)

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA