BRASÍLIA

PARLAMENTARES DO DF

Projeto de Delmasso institui o Plano Distrital de Mobilidade Sustentável em Brasília

Publicados

em

Foto: Rogério Lopes.
A proposta visa o incentivo aos veículos sustentáveis com o objetivo de, a médio e longo prazo, beneficiar o meio ambiente e se alinhar a práticas internacionais de preservação ambiental
O vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Delmasso (Republicanos), protocolou projeto de lei n.º 3321/2020 que institui o Plano Distrital de Mobilidade Sustentável em Brasília (PDMS). O projeto tem como objetivo promover a aquisição e utilização de veículos movidos por fontes sustentáveis no intuito d e preservar o meio ambiente.

O texto aponta que, da necessidade de adoção de novas tecnologias alternativas às tradicionais surgiram os carros elétricos, que não utilizam combustíveis fósseis responsáveis pela emissão de poluentes na atmosfera e de problemas relacionados à saúde pública. Este tipo de veículo se tornou uma opção por necessitar apenas energia elétrica para se movimentar, gerando economia e diversos benefícios para o meio ambiente.

A proposta incentiva metas para transição energética, uma vez que os veículos movidos a motor de combustão causam prejuízos ao meio ambiente. Por isso, o projeto incentiva a pesquisa, a inovação, o desenvolvimento, a produção, a comercialização, a conversão e a utilização de veículos movidos por fontes de energia sustentável produzidas no Distrito Federal.

Leia Também:  Rogerio Morro da Cruz mostra em 100 dias o poder e a transformação de um Líder Comunitário em um Deputado Distrital

A lei, se aprovada, nomeia e cria siglas para os veículos sustentáveis, para as suas peças bem como para os equipamentos. Como por exemplo o veículo de mobilidade sustentável (VMS), o veículo elétrico a bateria (VEB), o veículo elétrico a célula a combustível (VECC), o veículo elétrico híbrido (VEH), dentre outros que podem ser consultados na íntegra do projeto.

A proposta concederá benefícios tributários às pessoas físicas e jurídicas que adquirirem veículos sustentáveis. Os compradores ficarão isentos de pagar o imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA e o imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS. A lei também incentiva a criação de programas e parcerias para a realização de obras de infraestrutura que darão suporte aos veículos sustentáveis.

“Este projeto visa incentivar a disseminação de veículos movidos a propulsão elétrica e híbridos no Distrito Federal, pois é uma via promissora que se alinha com as práticas internacionais mais modernas e supriria as novas demandas da indústria automobilística, além de confluir com os objetivos da Constituição Federal de garantia do desenvolvimento econômico e proteção do meio ambiente”, diz Delmasso.

Leia Também:  PL determina troca de sinalização indicativa de prioridade para idosos
COMENTE ABAIXO:

Colunista

PARLAMENTARES DO DF

Casa do Menino Jesus é escriturada pela Terracap

Publicados

em

Por

Ao longo de sua existência, a entidade, que é ainda responsável pela Creche do Menino Jesus, já acolheu mais de 5.000 crianças carentes acometidas pelo câncer, doenças renais, cardíacas e paralisia cerebral, provenientes, não só do Distrito Federal, mas de outros Estados e países, oferecendo, com perseverança e solidariedade, assistência material, apoio emocional e espiritual aos assistidos e seus familiares, se tornando, com isso, uma referência no que diz respeito à proteção a crianças em estado de vulnerabilidade, ofertando a elas um espaço de cuidado e um ambiente de acolhimento e amor.

Leia Também:  CLDF aprova projetos de deputados na área de cultura

“É para mim motivo de grande emoção fazer parte desse momento histórico. A entrega da escritura da Casa do Menino Jesus é um sonho que demorou a ser concretizado, mas graças a Deus e ao trabalho incansável da Irmã Aurimar e sua equipe isso aconteceu. Bem sei que outras pelejas virão pela frente, das quais continuarei tendo a honra de participar ao lado dessa mulher valorosa e dedicada”, afirma Rogério Morro da Cruz.

Em média, a instituição acolhe no seu dia a dia aproximadamente 250 crianças, deixando claro que a concessão da escritura pela Terracap faz justiça a um trabalho social que serve de exemplo, não apenas para para o Distrito Federal, mas para todo o Brasil.

Fonte: Blog do Cafezinho

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA