Primeira Ferrari elétrica será revelada em três fases até 2026

Primeira Ferrari elétrica será revelada em três fases até 2026


A Ferrari levou quase todo mundo a acreditar que conheceríamos por completo seu primeiro veículo elétrico este ano, em 9 de outubro, durante a apresentação de resultados para seus acionistas. Pelo menos foi o que o CEO Benedetto Vigna disse no início de fevereiro, quando a marca apresentou os resultados do ano de 2024. No entanto, o chefe da empresa agora modificou essa promessa, dizendo que a novidade será revelada em um processo de três fases.

Ao apresentar os resultados do primeiro trimestre de 2025 da empresa, Vigna disse aos analistas que, inicialmente, veremos apenas o “coração tecnológico” do EV. Ele não entrou em detalhes, mas esperamos que ele esteja se referindo a parte de motorização. A segunda etapa da revelação ocorrerá no início do próximo ano, quando a Ferrari mostrará o “visual e a sensação de conceito de design interior”. A estreia mundial real está programada para alguns meses depois, em algum momento na primavera de 2026.




Foto de: Ferrari

O primeiro modelo da empresa sem um motor de combustão será montado em uma nova instalação em Maranello chamada de “e-building”. Apesar de seu nome, o local também produzirá modelos a combustão e híbridos. Cobrindo uma área total de 42.500 metros quadrados, a fábrica foi inaugurada no ano passado e atualmente emprega mais de 300 funcionários.

A Ferrari tem sido muito discreta sobre sua primeira investida no segmento de veículos elétricos. No entanto, de acordo com o chefe de marketing de produto Emanuele Carando, ele emitirá um som “autêntico”, seja lá o que isso signifique. Além disso, o CEO disse que “os carros elétricos não são silenciosos”, acrescentando que o veículo elétrico da Ferrari terá “assinaturas sonoras”. Uma mula de teste usando uma carroceria modificada do Maserati Levante e escapamentos quádruplos falsos foi ouvida produzindo ruídos agressivos, apesar da ausência de um motor térmico.

 

De acordo com uma patente recente, a simulação pode até mesmo se estender a mudanças de marcha. No entanto, é muito cedo para dizer se esse recurso chegará neste primeiro modelo ou em futuros EV da Ferrari. 

Hyundai foi a primeira a implementar esse sistema em um veículo elétrico, emulando um quatro cilindros turboalimentado de 8.000 rpm e uma caixa de câmbio de dupla embreagem de oito velocidades no Ioniq 5 N. O carro limita a saída de torque de seu motor elétrico para dar ao motorista uma sensação semelhante à de um motor de combustão, enquanto o carro pode fazer mudanças simuladas automatizadas ou mudanças manuais controladas pelo motorista por meio das pás atrás do volante

Como a Ferrari planeja mostrar partes do seu elétrico já neste ano, ele não será um dos seis modelos que a marca planeja lançar em 2026. Após a revelação do 296 Speciale no final de abril, os próximos carros podem incluir sucessores do Roma e do SF90. Também não descartamos a possibilidade de uma segunda versão do Purosangue e/ou talvez um SP4 da série Icona, no topo da hierarquia.





Motor1

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