Pesquisar

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

Projeto paisagístico vai embelezar o Complexo Viário Governador Joaquim Roriz

[metaslider id="828891"]

Publicados

em

[metaslider id="791527"]

Inaugurado em 2021, o Complexo Viário Governador Joaquim Roriz é um marco histórico e arquitetônico para o Distrito Federal, com sua estrutura formada por pontes, vias, calçadas, ciclovias e viadutos. Com o objetivo de embelezar o local, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) iniciará a implantação de um projeto paisagístico já nas próximas semanas.

A implantação do projeto paisagístico do Complexo Viário Governador Joaquim Roriz será iniciado nas próximas semanas, em uma área total de 770 mil m² | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

Mais de 6 mil árvores, palmeiras, arbustos e canteiros serão implantados ao longo de cerca de três quilômetros de extensão, numa área total de 770 mil metros quadrados, na altura do Setor Hospitalar Norte, nas entrequadras 116/216, e na saída para o Balão do Torto. “É um projeto que foi estruturado durante um ano, pensado após frequentes visitas técnicas e estudos de viabilidade”, destaca o chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Raimundo Silva.

O trabalho vai se dividir em dois pontos: primeiro, no viaduto localizado na altura das quadras finais e, logo na sequência, na saída para o Balão do Torto. “Além do plantio, fizemos questão de preservar cerca de 50 mil metros quadrados de área com espécies nativas já existentes”, explica Humberto Vieira, líder da equipe de projetistas e arquiteto da Divisão de Projetos Paisagísticos da Novacap.

De acordo com o especialista, a composição leva em consideração a visão e a percepção de quem vai passar pelo trecho, tanto pelas vias, quanto pelas ciclovias e calçadas. A nova vegetação vai contar com alamanda amarela, hibisco vermelho, ipês (branco, roxo, rosa e amarelo), mogno, baru e palmeiras do tipo Jerivá, guariroba e bismarckia, entre outras espécies.

O Viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira, que liga o Sudoeste ao Parque da Cidade, também receberá paisagismo

Viaduto do Sudoeste

No início da semana, a Novacap divulgou também o paisagismo do Viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira, que liga o Sudoeste ao Parque da Cidade. Cerca de 7 mil arbustos, árvores e palmeiras serão plantados no local, entre a altura do Instituto Médico Legal (IML) e as proximidades da Quadra 104 do Sudoeste. Além disso, outras 40 unidades já existentes no perímetro vão ser preservadas.

*Com informações da Novacap

[metaslider id="806794"]

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

GDF lança processo seletivo para bolsas de estudo de graduação

Publicados

em

Por

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta segunda-feira (9), o processo seletivo do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos, que ocorre semestralmente para as vagas abertas no Centro de Ensino Unificado do DF (UDF), conforme edital publicado no Diário Oficial (DODF). Ao todo, são oferecidas 82 vagas destinadas a servidores e empregados públicos do GDF e aos egressos da rede pública de ensino.

As inscrições podem ser feitas de 11 de dezembro a 3 de janeiro. Após a apuração, os candidatos contemplados terão direito a uma bolsa integral para cursar o ensino superior no UDF, com início das aulas previsto para 17 de fevereiro de 2025.

Arte: Egov

O processo para concessão das bolsas terá etapas distintas de seleção para servidores públicos e sociedade civil. No caso dos candidatos da administração pública, serão levados em conta o tempo de serviço, o número de dependentes legais, o salário e o nível de escolaridade.

Já para os candidatos da sociedade civil, podem se inscrever alunos que tenham cursado o ensino médio inteiro em escolas públicas, tanto do Distrito Federal quanto de outros estados, e também alunos egressos de escolas militares ou institutos federais. É necessário não ser portador de diploma de curso superior, ter realizado as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2022 ou de 2023 e comprovar hipossuficiência da renda familiar.

O edital contempla os 21 cursos presenciais do centro universitário. Entre eles estão as graduações em direito, administração, fonoaudiologia, pedagogia e letras português/inglês. O Programa, que existe desde 1968, é fruto da cessão de uso do terreno onde o Centro Universitário está instalado, que, atualmente, está sob gestão da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), órgão da Secretaria de Economia (Seec).

A diretora-executiva da Egov Juliana Tolentino, destaca que a iniciativa já transformou a vida de milhares de pessoas do DF: “Fomentamos oportunidades e transformamos vidas com este programa. Conhecemos muitas histórias de famílias que são beneficiadas com a chance do ensino superior gratuito. Durante a gestão do governador Ibaneis Rocha, mais de 1.000 bolsistas iniciaram o estudo de forma totalmente gratuita no UDF”.

Para conferir o edital e obter mais informações sobre o processo seletivo acesse este link.

*Com informações da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov)

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA