Varíola dos macacos: OMS confirma 80 casos no mundo e monitora surto em 11 países

Em uma reunião de emergência nesta sexta-feira (20) sobre o surto de varíola dos macacos, a Organização Mundial da Saúde (OMS), confirmou que ao menos 80 casos da doença foram registrados no mundo e outros 50 continuam em investigação.

Nos próximos dias, é provável que mais casos sejam relatados à medida que a vigilância epidemiológica for expandida, segundo a OMS.

“A OMS está trabalhando com os países afetados e outros para expandir a vigilância da doença para encontrar e apoiar as pessoas que podem ser afetadas e fornecer orientações sobre como gerenciar a doença”, disse a agência da ONU, em um comunicado divulgado nesta tarde.

No Brasil, segundo confirmou ao g1 o Ministério da Saúde, ainda não há relatos de casos, mas na Alemanha, um brasileiro de 26 anos, que esteve em Portugal e na Espanha, foi infectado.

À reportagem, o Ministério da Saúde confirmou também que está acompanhando o caso e que solicitou informações adicionais à OMS e ao Ministério da Saúde da Alemanha.

Ainda de acordo com a OMS, os surtos recentes relatados em 11 países até então são atípicos, pois estão ocorrendo em locais onde a doença não é endêmica.

Leia Também:  Estudo aponta que antiviral pode ser eficaz contra sintomas da varíola dos macacos em humanos

Desde 1970, casos humanos de varíola dos macacos foram relatados em países africanos, levando a surtos ocasionais entre a população local e viajantes.

Segundo a OMS, de lá pra cá, os países que relataram casos foram:

  • Benin
  • Camarões
  • República Centro-Africana
  • República Democrática do Congo
  • Gabão
  • Costa do Marfim
  • Libéria
  • Nigéria
  • República do Congo
  • Serra Leoa
  • Sudão do Sul.

 

Agora, como o surto da doença está ocorrendo em países não-endêmicos, a OMS disse que está trabalhando com todos os países afetados para melhorar a vigilância sanitária e fornecer orientações sobre como impedir a propagação da doença e garantir o cuidado de infectados.

Veja nota do Ministério da Saúde, na íntegra:

Até o momento, não há casos notificados de varíola dos macacos (Monkeypox) no Brasil. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) enviou aos estados as informações disponíveis sobre a doença até o momento, buscando orientar os profissionais de saúde.

A varíola dos macacos é uma doença viral endêmica no continente Africano e que, até o momento, não há notificação de óbitos entre os casos detectados em países não endêmicos.

O Ministério da Saúde acompanha o caso suspeito de um brasileiro que está na Alemanha e já solicitou informações adicionais à Organização Mundial da Saúde (OMS) e ao Ministério da Saúde da Alemanha.

Fonte: G1

Leia Também:  Percentual de testes positivos para Covid-19 é o maior em 17 semanas, diz Abrafarma

 

COMENTE ABAIXO:

Últimas Notícias

Gostou da notícia? Nos Siga para Mais.

Gostou da notícia? Quer mais?

Nos Siga no Facebook 

para mais Notícias

Quer receber as notícias em
primeira mão?

TODOS OS DADOS SÃO PROTEGIDOS CONFORME A LEI GERAL DE
PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD).

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?