Pesquisar

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

Secretaria da Mulher promove conscientização no Zoológico no Dia das Crianças

Publicados

em

A Secretaria da Mulher (SMDF) marcou presença no Zoológico de Brasília, neste sábado, levando às comemorações do Dia das Crianças atividades lúdicas e brincadeiras voltadas ao público infantil. Também fez parte da iniciativa a distribuição de materiais informativos sobre os serviços, equipamentos e canais de orientação e denúncia disponíveis para o enfrentamento à violência contra a mulher.

Loraine Almeida (E): “Precisamos ensinar nossos filhos desde cedo que meninas e meninos têm o mesmo valor e devem ter as mesmas oportunidades” | Foto: Vinicius de Melo/SMDF

“Estamos plantando uma semente para que as futuras gerações cresçam com uma mentalidade mais igualitária”

Giselle Ferreira, secretária da Mulher

Com o objetivo de conscientizar as famílias sobre temas como violência, assédio e a promoção dos direitos de mulheres e meninas, a ação incluiu uma série de atividades educativas, como jogos interativos e orientações sobre a importância do respeito e da igualdade de gênero. A equipe da SMDF também distribuiu “din-dins” e panfletos informativos sobre temas de prevenção à violência e empoderamento feminino.

“O Dia das Crianças é um momento de alegria e diversão, mas também uma oportunidade de conscientizar, desde cedo, sobre o respeito e os direitos das mulheres”, afirmou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. “Estamos plantando uma semente para que as futuras gerações cresçam com uma mentalidade mais igualitária.”

Diversão e informação

Loraine Almeida, 27, mãe de Maria Almeida, 2, aproveitou o feriado para passear no zoológico e elogiou a ação da secretaria: “Encontramos hoje aqui informações muito importantes tanto para as crianças como para nós, mulheres. O conteúdo educativo, além de mostrar para as crianças como elas podem se proteger, também incentiva as meninas a serem mais seguras. Ter esse tipo de apoio é fundamental para nós mães”.

Ao visitar a unidade móvel da SMDF, Loraine lembrou a importância de educar meninos e meninas de maneira equitativa, garantindo que ambos compreendam o valor do respeito mútuo. “Precisamos ensinar nossos filhos desde cedo que meninas e meninos têm o mesmo valor e devem ter as mesmas oportunidades”, disse. “Criar nossas crianças de forma igual é essencial para promover uma sociedade mais justa e segura para todos”.

*Com informações da Secretaria da Mulher

 

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

GDF lança processo seletivo para bolsas de estudo de graduação

Publicados

em

Por

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta segunda-feira (9), o processo seletivo do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos, que ocorre semestralmente para as vagas abertas no Centro de Ensino Unificado do DF (UDF), conforme edital publicado no Diário Oficial (DODF). Ao todo, são oferecidas 82 vagas destinadas a servidores e empregados públicos do GDF e aos egressos da rede pública de ensino.

As inscrições podem ser feitas de 11 de dezembro a 3 de janeiro. Após a apuração, os candidatos contemplados terão direito a uma bolsa integral para cursar o ensino superior no UDF, com início das aulas previsto para 17 de fevereiro de 2025.

Arte: Egov

O processo para concessão das bolsas terá etapas distintas de seleção para servidores públicos e sociedade civil. No caso dos candidatos da administração pública, serão levados em conta o tempo de serviço, o número de dependentes legais, o salário e o nível de escolaridade.

Já para os candidatos da sociedade civil, podem se inscrever alunos que tenham cursado o ensino médio inteiro em escolas públicas, tanto do Distrito Federal quanto de outros estados, e também alunos egressos de escolas militares ou institutos federais. É necessário não ser portador de diploma de curso superior, ter realizado as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2022 ou de 2023 e comprovar hipossuficiência da renda familiar.

O edital contempla os 21 cursos presenciais do centro universitário. Entre eles estão as graduações em direito, administração, fonoaudiologia, pedagogia e letras português/inglês. O Programa, que existe desde 1968, é fruto da cessão de uso do terreno onde o Centro Universitário está instalado, que, atualmente, está sob gestão da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), órgão da Secretaria de Economia (Seec).

A diretora-executiva da Egov Juliana Tolentino, destaca que a iniciativa já transformou a vida de milhares de pessoas do DF: “Fomentamos oportunidades e transformamos vidas com este programa. Conhecemos muitas histórias de famílias que são beneficiadas com a chance do ensino superior gratuito. Durante a gestão do governador Ibaneis Rocha, mais de 1.000 bolsistas iniciaram o estudo de forma totalmente gratuita no UDF”.

Para conferir o edital e obter mais informações sobre o processo seletivo acesse este link.

*Com informações da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov)

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA