BRASÍLIA

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

Inscrições abertas para cursos de tecnologia para estudantes de ensino médio da rede pública

Publicados

em

Até o dia 9 deste mês, estarão abertas as inscrições para o projeto Meninas Tech (M-Tech), que oferecerá cursos gratuitos de programação de sistemas para web, lógica de programação e marketing digital a estudantes de ensino médio de escolas públicas de Santa Maria e Gama. São 80 vagas – metade destinada a meninas e mulheres – para jovens de 14 a 20 anos. 

A iniciativa é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), em parceria com o Instituto Projeto Lucas, com o objetivo de incentivar a formação em áreas tecnológicas e a inserção profissional.  As aulas serão ministradas no contraturno escolar, nos períodos matutino e vespertino. 

Durante o projeto, os alunos aprenderão web design, introdução e aplicações de inteligência artificial e Python e computação em nuvem, entre outros conteúdos, e receberão certificado de conclusão de curso.

Faça sua inscrição aqui.

Projeto Meninas Tech (M-Tech)

⇒ Inscrições: até o dia 9 deste mês
⇒ Horários das aulas: das 8h às 10h, das 10h15 às 12h15, das 13h45 às 15h45 e das 16h às 18h
⇒ Local: Quadra 36, lotes 18/20,  Sobreloja – Setor Leste Comercial do Gama
⇒ Mais informações pelo Instagram do projeto.

Leia Também:  Prevenção à violência doméstica é tema de encontro com magistrados

*Com informações da Secti-DF

COMENTE ABAIXO:
Redação EgNews

Colunista

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

HRT amplia preparo de medicamentos contra o câncer

Publicados

em

Por

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) ampliou a entrega de medicamentos para sessões de quimioterapia: foram 9.039 procedimentos realizados entre janeiro e setembro, um aumento de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. O HRT é referência no tratamento oncológico para pacientes do DF e de outros estados, juntamente com os hospitais de Base, Universitário de Brasília e da Criança.

Medicamentos são manipulados de forma criteriosa, de maneira a garantir o menor tempo entre o preparo e a administração aos pacientes | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde

Responsável técnico pela oncologia do HRT, o médico José Lucas Pereira Júnior explica que cada bolsa de medicamento para sessões de quimioterapia é personalizada, conforme as necessidades de cada paciente. A produção no próprio HRT faz a diferença em termos de agilidade no atendimento. “Como fazemos as bolsas aqui, temos a capacidade de atender mais pacientes, pois todo o atendimento fica mais rápido”, afirma.

Outra vantagem é a qualidade do produto: os medicamentos podem perder eficácia conforme sofrem variações de temperatura e exposição à luminosidade. A equipe de dez farmacêuticos oncológicos do HRT atua para assegurar um tempo mínimo entre o preparo e a sessão do paciente. “Quanto mais próximo, maior a qualidade do medicamento que o paciente vai receber”, acrescenta o médico.

Leia Também:  Frango de corte lidera setor de pecuária no DF com faturamento bilionário em 2023

Cuidados específicos

De acordo com o farmacêutico Hugo Carvalho, a manipulação dos medicamentos quimioterápicos exige uma série de cuidados. “Esse manuseio requer toda uma técnica para garantir que o produto permaneça estéril”, aponta. “A manipulação é complexa, pois precisa garantir a segurança para o paciente. Há uma dupla checagem dos procedimentos”. O próprio local de preparo, chamado de “sala limpa”, tem regras específicas para garantir a segurança biológica.

No espaço, servidores passam os insumos para a “sala limpa” por meio de janelas especiais, criadas para evitar a passagem de partículas. Na parte interna, um farmacêutico, com máscara de proteção de risco químico e dois pares de luvas sem pó, manipula os componentes conforme o prescrito pelo oncologista. Depois, a bolsa com o medicamento para quimioterapia é enviada imediatamente ao setor onde ocorre o atendimento ao paciente.

Leia Também:  Prevenção à violência doméstica é tema de encontro com magistrados

*Com informações da Secretaria de Saúde

 

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA