BRASÍLIA

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

Novo concurso prevê 1.197 vagas para a carreira de Desenvolvimento e Assistência Social

Publicados

em

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, confirmou que a pasta está formando uma comissão que vai viabilizar o novo concurso público para preenchimento de 1.197 vagas da carreira de Desenvolvimento e Assistência Social. Após a criação dessa comissão e aprovação das regras do certame, será realizada licitação para a contratação da banca organizadora.

Desde 2020, foram nomeados 878 profissionais somente para Sedes, dentre os 1.129 servidores da carreira aprovados no último concurso | Foto: Divulgação/Sedes-DF

As 1.197 vagas, previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, serão divididas entre as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), de Justiça e Cidadania (Sejus) e da Mulher (SMDF). Recentemente, o governador Ibaneis Rocha atualizou a LDO, autorizando a nomeação de mais de oito mil servidores. A alteração foi aprovada pelo Legislativo e publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Em entrevista nessa sexta-feira (3), Ana Paula Marra, reiterou, no entanto, que, apesar do processo já estar em andamento, ainda não é possível ter um prazo definido para a publicação do edital e as nomeações.

Leia Também:  Missão do DF no Rio Grande do Sul resgatou 150 pessoas e 55 animais

s 1.197 vagas, previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, serão divididas entre as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), de Justiça e Cidadania (Sejus) e da Mulher (SMDF). Recentemente, o governador Ibaneis Rocha atualizou a LDO, autorizando a nomeação de mais de oito mil servidores

“Esse concurso vai ser maravilhoso. Há uma expectativa de que ainda neste ano seja publicado o edital. Mas reforço que ainda estamos em fase de composição de uma comissão do concurso e também da divisão de vagas entre as secretarias que abarcam esses servidores. Portanto, não é possível estabelecer uma previsão devido a esses ajustes, há muitas definições a serem feitas. Eu seria irresponsável de colocar aqui um prazo concreto”, pondera a gestora.

Desde 2020, foram nomeados 878 profissionais somente para Sedes, dentre os 1.129 servidores da carreira aprovados no último concurso, que também foram para as três secretarias. Em março, foi sancionada a reestruturação da carreira da assistência social.

“É necessário que sejam feitos concursos frequentemente para manter nossa rede de proteção social e qualificar o atendimento ao cidadão. Eu estou muito feliz com esse concurso, porque nós temos problemas complexos que, com mais servidores, será possível resolver de forma mais fácil. São 1.197 vagas autorizadas para a carreira de Desenvolvimento e Assistência Social. Também é preciso ressaltar, e eu tenho orgulho de ter feito parte disso, esse momento de reestruturação da carreira. Gosto sempre de reforçar que quando o Estado cuida dos servidores, também cuida da população”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social.

Leia Também:  Detran intensifica as ações de controle de tráfego no período de chuvas

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)

COMENTE ABAIXO:

Redação EgNews

Avatar

Colunista

Continue lendo

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

Projeto oferece oficina de brinquedos recicláveis a estudantes de São Sebastião

Avatar

Publicados

em

Aviões, carros, casas e até hotéis. Cerca de 120 estudantes de 9 e 10 anos da Escola Classe Vila do Boa, de São Sebastião, aprenderam a produzir brinquedos recicláveis, nesta sexta-feira (17), Dia Mundial da Reciclagem. O encontro foi promovido pela Escola da Sustentabilidade, desenvolvido pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) com sede no Centro de Práticas Sustentáveis do Instituto Brasília Ambiental.

“Nosso cerrado é muito importante, é o berço das águas. Promover esses espaços em que a comunidade tem mais acesso e conhece um pouco mais do nosso bioma, fortalece o cuidado do nosso meio ambiente. Acreditamos que formaremos no projeto pessoas compromissadas com um futuro sustentável”

Roney Nemer, presidente do Instituto Brasília Ambiental

Os amigos Ester Angélica Silva, 10 anos, e João Miguel Sena da Silva, 9 anos, aproveitaram a oportunidade para fazer foguetes. A menina escolheu as cores rosa e azul para o brinquedo, enquanto o menino foi de vermelho e amarelo. “É minha primeira vez fazendo um foguete com caixinha de leite. Gostei muito! Vou tentar fazer em casa”, contou Ester. “Dá para fazer um montão de coisas e a gente ainda ajuda a natureza. E foi bem legal, melhor do que ficar na sala de aula”, brincou João.

A oficina ocorreu nos períodos matutino e vespertino, em parceria com a Cooperativa Recicla Mais Brasil, contratada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Também houve brincadeiras, apresentações teatrais e musicais com temas relacionados à reciclagem. “A nossa proposta é que eles façam um carro, mas eles vão além a partir da imaginação e criatividade”, afirma a mobilizadora da cooperativa, Morgana Xavier. “As crianças são replicadoras do conhecimento. Elas voltam para casa e contam aos pais sobre o que aprenderam e até ficam mais curiosas sobre como reaproveitar outras coisas”, completa.

Leia Também:  Mais de 190 mil pessoas foram vacinadas contra influenza desde o início da campanha

O presidente do Instituto Brasília Ambiental, Roney Nemer, destacou que a iniciativa é favorável para a preservação e defesa do meio-ambiente brasiliense. “Nosso cerrado é muito importante, é o berço das águas. Promover esses espaços em que a comunidade tem mais acesso e conhece um pouco mais do nosso bioma, fortalece o cuidado do nosso meio ambiente. Acreditamos que formaremos no projeto pessoas compromissadas com um futuro sustentável”, salientou.

A oficina ocorreu nos períodos matutino e vespertino, em parceria com a Cooperativa Recicla Mais Brasil, contratada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) | Foto: Divulgação

O projeto Escola da Sustentabilidade é realizado por termo de fomento e tem duração de 12 meses. Também já foram atendidas crianças do Centro de Ensino Infantil 5 do Jardim Botânico e da Escola Classe Aguilhada, localizada na região rural de São Sebastião. “A intenção do projeto é disseminar a conscientização ambiental por meio da educação ambiental e dos princípios da sustentabilidade, tanto para a comunidade aqui do Jardim Botânico como para todo o DF”, explica a coordenadora do MCJB, Letícia Maia. “Uma das nossas metas é alcançar uma escola por mês, trazendo as crianças para o Centro de Práticas Sustentáveis para ter alguma atividade educativa.”

Programação

A Escola da Sustentabilidade promoverá mais atividades alusivas ao Dia Mundial da Reciclagem ao longo do mês. No dia 24, das 8h às 12h, haverá o minicurso sobre prevenção de incêndios com a comunidade do Jardim Botânico e outras cidades. No dia 25, serão realizadas duas oficinas: uma sobre produção de horta de plantas medicinais, das 8h às 10h, e outra sobre desengordurante natural com bioenzima, das 10h às 12h. Por fim, no dia 29, o projeto oferecerá a oficina de ilustração botânica, das 19h às 21h. Todas as atividades são gratuitas e com certificado de participação.

Mais informações sobre a Escola da Sustentabilidade e o Movimento Comunitário do Jardim Botânico podem ser obtidas pelas redes sociais.

Reciclagem e coleta seletiva

A reciclagem é uma grande aliada na preservação do meio ambiente, já que a reutilização de plásticos, papéis e outros materiais permite que uma menor quantidade de recursos seja extraída da natureza. A população pode ajudar nessa missão com a separação do lixo em duas categorias: secos, como papel, plástico, vidro e metais, e orgânicos, entre fraldas usadas, lixo de banheiro e restos de comida.

O material seco deve ser destinado à coleta seletiva e o restante para a convencional. Os dois tipos de coleta ocorrem em períodos distintos. Os dias e horários são indicados no aplicativo SLU Coleta DF.

COMENTE ABAIXO:

Redação EgNews

Avatar

Colunista

Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?