BRASÍLIA

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

Parceria entre os Portais de Notícias RADAR DIGITAL e EG NEWS, entrevistarão todos os Administradores Regionais, e o primeiro é Raimundo Paz do Itapoã

Publicados

em

Iniciamos assim, junto as Administrações Regionais do DF , e com apoio das suas Assessorias de Comunicação, a divulgação de realizações e reivindicações de suas comunidades para que aja agilidade na digulgação das ações desenvolvidas por cada uma dessas administrações.
Em 3 de janeiro de 2005, o Governo criou a Região Administrativa de Itapoã, uma área que pertencia a Região Administrativa de Sobradinho e próxima do Paranoá no DF. Resultante de invasões de muitos migrantes de várias regiões do Brasil, hoje Itapoã possui aproximadamente 150 mil habitantes e conta com infraestrutura de escolas, creches, postos de saúde, coleta de esgoto, abastecimento de energia e água, e mobilidade urbana.
A comunidade tem acesso a Centros Comunitários de atendimento Social e vem a cada ano se desenvolvendo nas áreas de moradia, segurança e infraestrutura com um crescimento ordenado e planejado.
O Portal Radar Digital Brasília, em parceria com o Portal EG EWS, dando continuidade à série de reportagens e entrevistas sobre as ações de melhorias públicas, não só do Poder público, como da iniciativa privada, entrevistou o Administrador do Itapoã, Raimundo Paz, sobre os excelentes resultados obtidos em relação ao crescimento ordenado e a qualidade de vida da população dessa Região Administrativa do DF.
RADAR / EG NEWS – Hoje foi um dia importante para o Itapoã, teve um evento importante que foi a entrega de 640 unidades de moradias para a população do Itapoã Parque e contou com a presença do Govenador Ibaneis Rocha. Você também estava presente e tinha outras autoridades, fale um pouco desse evento:
Raimundo Paz – Fortes emoções nessa quarta-feira aqui no Itapoã! Dois eventos de suma importância. O primeiro foi os 640 apartamentos do Itapoã Parque, em um dos maiores empreendimento da América do Sul. Hoje, o Itapoã Parque está com 12.112 apartamentos sendo preparados para atender todos os moradores do Distrito Federal, então a gente fica feliz por que é um governo que está se preocupando em fazer moradias para nossas comunidades, mas também com os bens públicos acompanhando, porque não adianta fazer apartamentos e colocar as pessoas e não ter aparelhagem pública, como: saúde, educação, desenvolvimento social. Então, um colégio hoje, que mudou a cara dos colégios em Brasília, quando foi inaugurado, tinha 50 alunos e hoje está com 500, que já uma quantidade bastante significativa e isso está demonstrando que as pessoas que compraram, estão vindo morar aqui e nós temos mais um colégio quase pronto e ainda a construção de mais dois, ou seja, vai atender essa comunidade. Temos um CRAS e um CRES que também vai atender a comunidade do Itapoã Parque nessa questão social. Ademais, temos sinalização de vias, paradas de ônibus — conseguimos duas pra lá — agora vai colocar mais. Estamos em contato com os síndicos para dar todo o apoio. A NOVACAP fazendo a roçagem periodicamente lá também, o DER fazendo aqueles acessos para que os acidentes não aconteçam na entrada do Itapoã Parque. A gente fica muito feliz com mais essas 640 famílias que estão chegando aí, que sejam bem-vindos e a Administração está de portas abertas para atender essa comunidade também.
RADAR / EG NEWS – Uma comunidade de 50 mil habitantes, é isso?
Raimundo Paz – Vamos chegar a esse patamar. A gente colocando 12.112 apartamentos vezes 3 vai dar mais de 40 mil pessoas morando aqui. Aí nós temos hoje, essa é uma questão muito importante, que é a questão da mobilidade urbana. Nós já tivemos 5,5 Km da duplicação da BR 250 e em compensação a JC Gontijo ela vai fazer, do balão da Rota do Cavalo até a barragem do Paranoá, também a duplicação. E ainda temos o viaduto, que com certeza, o fluxo do trânsito será melhor. Depois a gente vai trabalhar a questão de passarelas e outras coisas que também vão precisar, mas no momento o Governador está sendo muito feliz trazendo tantas obras pra cá, para nossa Região, coisa que não vinha acontecendo há muitos anos.
RADAR / EG NEWS – Estamos então, vendo pela primeira vez, um crescimento ordenado e planejado de cidades que vão crescendo, mas com toda a estrutura necessária. Aqui, inclusive teve uma chuva muito forte, castigou muito?
Raimundo Paz – Sem ser nessa segunda-feira (17/04), na anterior (09/04), já finalzinho da tarde, eu saí da Administração, para mim estava tudo normal, mas quando foi umas 19 horas — meu Deus do Céu — abriu uma “torneira”. A chuva é necessária, tanto é, que os reservatórios de Brasília estão quase todos com a capacidade, não só de Brasília, mas todo o Brasil, principalmente o Nordeste! Mas vamos voltar pra cá. Essa chuva pegou a gente de surpresa. Eu entrei no carro e fui olhar, fui andar na rua e tive que voltar para casa, pois eu estava com o carro baixo e não dei conta de sair. Tive que esperar a água sair, a chuva diminuir e então fui ver os estragos. Abriu asfalto! A gente tem umas ruas aqui que elas são de bloquetes que a chuva também arrancou! Mas o importante foi a capacidade que a gente teve de retomar e refazer tudo isso, então, praticamente tudo já 100% feito. De todas essas obras que foram prejudicadas a gente já refez. A NOVACAP e o DER se uniram com o governo nos apoiando. O governador Ibaneis sempre com o olhar para cá ajudando essa comunidade e a gente fez essa recuperação o mais rápido possível.
RADAR / EG NEWS – E como fica esse trabalho de comunicação? Passar todas essas realizações para a comunidade? Tem comunicação on-line, digital, vocês têm portal da Administração?
Raimundo Paz – Essa pergunta é muito importante porque a nossa comunidade precisa ser bem esclarecida.
Então: Você que vai nos escutar (ler) por meio das redes sociais e dos canais, você pode estar entrando no Instagram da Administração do Itapoã (@adm_itapoa) e seguir. É muito importante para a comunidade estar bem informada. A gente também faz comunicação por meio dos grupos de wat zap em linhas de transmissões com mais de 250 empresários, lideranças em Itapoã. Estamos sempre comunicando essas pessoas. Porém, a própria comunidade ela também precisa chegar na casa do morador, então a gente esta orientando aqui, cada setor, cada coordenação da Administração para  a gente fazer um cartão de visitas com as redes sociais e vamos entregar para a comunidade e incentiva-la para que possam seguir os canais da Administração e para que possam também   se informar que isso é muito importante.
RADAR / EG NEWS – A nós, veículos de comunicação também, não é?
Raimundo Paz – Sim, aos veículos, aos Portais e blogs que hoje prestam um serviço maravilhoso em todo o Distrito Federal e no Brasil, então a nossa ASCOM vai estar informando para vocês.
RADAR / EG NEWS – E a segurança do Itapoã?
Raimundo Paz – Então, a gente sabe que ha mais de 10 anos a Polícia Militar está defasada, não só ela, como a Polícia Civil também. Tem um concurso em andamento com mais de 2 mil vagas para chamar para os próximos anos e aí aumentar nosso efetivo, mas também nós temos hoje mais de 40 câmeras — não sei se são 40 — mas pelo menos umas 30 estão pelo Itapoã, então a gente gostaria que estas câmeras estivessem todas funcionando que é pra poder a gente ter um monitoramento melhor de uma segurança para a comunidade. Nós temos a questão da iluminação pública que é de suma importância! Eficientização (troca dessas lâmpadas antigas de mercúrio por uma lâmpada limpa que trata do meio ambiente, econômica e que ilumina, a cidade fica um dia!), nós fizemos agora na Fazendinha com a Secretaria de Obras, através da CEB essa troca. Foram 431 lâmpadas trocadas na Fazendinha e 361 que vai trocar no Del Lago e cada mês a gente tá fazendo essas trocas e a cidade está ficando cada vez mais iluminada e isso dá uma sensação de segurança muito boa.
RADAR / EG NEWS – Quer dar um recado para a população do Itapoã?
Raimundo Paz – Eu queria falar dessa obra tão importante que foi hoje aqui. Foi um marco na história do Itapoã que é a pavimentação das 5 quadras com águas pluviais, calçadas, ciclovia. A gente fica muito feliz. Fiquei emocionado lá na hora da minha fala e quero agradecer demais o governador que colocou recursos do próprio GDF também para fazer uma obra tão importante e esperada aqui. Agradecer todas as lideranças do Itapoã que compareceram, assim como os empresários, o pessoal da cultura e do esporte. Eu vi bombeiro, policial militar. Agradecer a todos. Muito obrigado pelo apoio. Continuem nos ajudando.
Assista o vídeo:

Fonte: RADAR DIGITAL / EG NEWS
COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

Adasa apresenta os resultados do primeiro estudo gravimétrico do DF

Avatar

Publicados

em

Por

Nesta terça-feira (05/12), a Adasa apresentará os resultados do primeiro estudo gravimétrico de resíduos sólidos no Distrito Federal.
Durante o evento, os profissionais da Agência, do SLU e da empresa Valor Ambiental que participaram do projeto serão homenageados e receberão certificado.
“Essa análise representa um marco para a evolução da gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal. E esses profissionais foram muito além da realização de um trabalho, eles abraçaram uma causa”, destacou o presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro.
A caracterização gravimétrica foi realizada durante quatro semanas intercaladas entre 21 de agosto de 2023 e 27 de outubro de 2023, na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), localizada na Estrutural.
O estudo possibilitou a identificação dos percentuais dos diferentes componentes – como madeira, metal, azulejo, concreto, plástico e papelão – presentes em mil toneladas de resíduos analisados.
“Agora será possível traçar diretrizes regulatórias para ampliar a valorização desses materiais e buscar alternativas tecnológicas mais viáveis para o tratamento dos resíduos que chegam na URE”, explicou a superintendente de Resíduos Sólidos da Adasa, Élen Dânia dos Santos.
Desde 2018, a URE, que opera na área do antigo Lixão da Estrutural, recebe resíduos provenientes de podas, da construção civil e os recolhidos nas ruas pelo SLU. A unidade recebe cerca de 120 mil toneladas de resíduos mensalmente.
Serviço
Entrega de resultados e certificados do estudo gravimétrico
Local: Auditório Humberto Ludovico, Adasa.
Horário: 9h30

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
[email protected]

Leia Também:  GDF libera mais de R$ 35 milhões para cartões Prato Cheio e DF Social
COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

Nos siga no Facebook

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?