BRASÍLIA

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

Penitenciária Feminina do DF investe na educação e na profissionalização

Publicados

em

Penitenciária Feminina do DF investe na educação e na profissionalização

Em parceria com diversas instituições, a unidade prisional capacitou mais de 430 mulheres privadas de liberdade no segundo semestre de 2023

A capacitação em pintura predial é uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) e o Grupo Mulheres do Brasil | Fotos: Divulgação/Seape-DF

A Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF) tem desempenhado um papel significativo na promoção da ressocialização por meio da educação e do trabalho para suas custodiadas. Em parceria com diversas instituições, a unidade prisional capacitou mais de 430 mulheres privadas de liberdade no segundo semestre de 2023.

Atualmente, 75% das custodiadas na PFDF estão matriculadas em cursos de capacitação profissional. O principal objetivo é possibilitar o aprendizado, proporcionando a renovação da esperança para essas mulheres. Os cursos de pintura imobiliária, Microempreendedor Individual (MEI), de oratória e de costura e modelagem – já estão em andamento, enquanto as capacitações em modelagem, biojoias e culinária terão novas turmas nos próximos dias.

Leia Também:  Última etapa das obras no Castelinho reforça segurança para as crianças

A seleção cuidadosa visa atender às demandas do mercado de trabalho e às habilidades individuais das reeducandas. Alguns desses cursos – como o de MEI, oratória, costura e modelagem – fazem parte do Projeto de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (Procap), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A capacitação em pintura predial é uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) e o Grupo Mulheres do Brasil. Os cursos de biojoias e culinária são ofertados pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).

Cursos de capacitação profissional registram aumento de participação das custodiadas na PFDF

O binômio educação e formação profissional desempenha um papel fundamental na ressocialização. Conforme destacado pela gestora da unidade, Kamila Mendonça, “ao adquirirem conhecimentos e habilidades, as mulheres privadas de liberdade ganham autoconfiança e autoestima, além de um senso renovado de propósito”.

Os benefícios desse esforço conjunto se estendem para além das reeducandas, alcançando a sociedade como um todo. Mulheres capacitadas têm mais oportunidades de encontrar empregos estáveis, reduzindo, assim, as taxas de reincidência criminal.

O compromisso contínuo do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Seape, com a educação e a formação profissional no sistema penitenciário reflete a determinação em transformar vidas. As novas parcerias estabelecidas entre a Seape, empresas e institutos reforçam a compreensão de que a ressocialização é uma prioridade fundamental da pasta.

Leia Também:  No aniversário de 63 anos de Brasília, nasce na política o real sucessor de Juscelino Kubitschek

*Com informações da Agência Brasília

Fonte: Jornal de Brasilia

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Continue lendo

SECRETARIAS/ADMINISTRAÇÕES/EMPRESAS

Administrador pede UPA  para zona rural do Paranoá

Avatar

Publicados

em

Por

A construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na zona rural do Paranoá foi solicitada hoje (4) pelo administrador Wellington Santana,  em audiência com a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio.

A audiência, ocorrida às 14h30, foi pedida pela deputada Dra Jane para tratar de melhorias na área de saúde do Paranoá, para a qual tem destinado emendas parlamentares.

O pleito sobre construção da UPA, conforme o entendimento mantido na reunião, será levado ao governador Ibaneis Rocha pela deputada Dra Jane.

A secretária assegurou ainda que as unidades básicas de saúde serão reforçadas na zona rural do Paranoá.

A equipe da Superintendência Regional de Saúde do Paranoá também participou do encontro.

Fonte: Ascom Adm Paranoá

COMENTE ABAIXO:

Colunista

Leia Também:  Com incentivo a negócios, Brasília dispara entre as cidades empreendedoras
Continue lendo

Nos siga no Facebook

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?
ENVIAR MENSAGEM
Estamos Online!
Olá
Podemos Ajudar?